Menu

Longevidade e estilo de vida

Atualizado dia 4/7/2016 8:02:59 AM em Autoconhecimento
por Pollyanna Patriota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta data comemoramos o Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Eis aqui uma boa oportunidade para refletirmos sobre o que estamos fazendo com nossa saúde em geral.

A longevidade ( viver muito), é um dos reflexos das condições de vida da população e que está interligada ao estilo de vida ( hábitos alimentares, atividade física, manejo do estresse/ ansiedade, vida social, acesso aos serviços de saúde, acesso a educação...). Mundialmente, temos um novo padrão de expectativa de vida, proporcionado pelas mudanças tecnológicas e pelos conhecimentos científicos que norteiam os cuidados com a saúde e, consequentemente, promovem o bem-estar. Hoje, esperamos que as crianças que estão nascendo, possam viver até os 120 anos e para o grupo populacional que chegou antes a esta vida, a expectativa de vida é de 100 anos.

Mas como viver mais e com qualidade de vida? Sim, porquê de nada adianta vivermos muitos anos se vamos ficar completamente dependente do cuidado de terceiros, com sofrimentos físicos e psíquicos. Quando falamos num envelhecimento saudável, nos referimos ao processo normal de envelhecimento, mantendo as capacidades funcionais básicas e, portanto, um envelhecimento ativo.

Envelhecimento ativo significa que o indivíduo deve ter uma menor carga de doenças ( obesidade, diabetes, hipertensão, por exemplo) , manter sua capacidade funcional física e cognitiva ( locomover-se, administrar seu dinheiro, manter vida social, comunicar-se...). Assim, percebemos que a longevidade saudável não está relacionada ao número de anos que viveremos, mas como viveremos mais e melhor, com menor dependência dos demais para realizar as funções básicas diárias.

Algumas comunidades longevas foram estudadas por cientistas, verificando-se o que estas pessoas faziam de diferente para viver muitos anos, de forma ativa e independente ( ultrapassando os 100 anos) e foram assinalados alguns aspectos que descreveremos a seguir:

Populações que possuem alta taxa de longevidade com qualidade de vida:
- Possuem vida social ativa ( relacionado a participação do indivíduo na sociedade em que está inserido).
- Consomem poucas calorias ( o suficiente para manter o organismo bem funcionante, sem dietas restritivas e sem exageros, nem para mais, nem para menos).
- Alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
- São fisicamente ativos ( ser fisicamente ativo significa não ser sedentário, não obrigatoriamente frequentar uma academia ou algo do tipo).
- Possuem uma fé. Buscam desenvolver a espiritualidade.
- Não fumam.
- Não fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas.
Assim, temos aqui uma sugestão de receita básica para que vivamos mais e melhor:
- Ter uma postura ativa perante a vida e a sociedade.
- Não fumar.
- Não abusar do consumo alcoólico.
- Ter hábitos alimentares saudáveis ( Escolhas alimentares que respeitem sua cultura, o meio-ambiente, evitando ao máximo os produtos ultraprocessados).
- Ser fisicamente ativo ( pode ser através de caminhadas, danças, evitar uso de automóvel para pequenas distancias, andar de bicicleta, evitar o uso do elevador e usar as escadas sempre que possível, cuidar do jardim...)
- Desenvolver uma postura otimista frente à vida e aos problemas do cotidiano ( não super valorizar pequenos problemas e ser grato(a) pelas conquistas diárias).
- Investir no desenvolvimento de uma espiritualidade, altruísmo e respeito pelos demais.
- Buscar métodos de manejo do estresse, através de orientação profissional.
- Fazer acompanhamento periódicos com profissionais de saúde( investir na prevenção e não esperar que a doença apareça).
- Ter uma boa qualidade de sono diário.
Meus votos sinceros de muita longevidade com qualidade de vida para todos (as) vocês.
Até a próxima leitura.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Pollyanna Patriota    
Diététicienne, Master of Science en Santé Maternel-infantile , PhD en Nutrition. Elle a été publié articles scientifiques, livres et chapitres de livres. Elle collabore avec certains sites internet, magazines et journaux.Conférencière avec une expérience nationale et internationale. Evénements et/ou Conférences : evidencenutri@gmail.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa