Menu

Massagem Ayurveda (ayurvédica) - parte IV

Atualizado dia 6/11/2008 1:19:12 PM em Autoconhecimento
por Erick Schulz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Marma Abhyanga, Marma Shastra ou Massagem Marma – Os marmas se assemelham aos pontos da acupuntura em suas propriedades e finalidades. Às vezes referem-se a eles como “pontos de acupressão ayurvédicos”. No entanto, devemos ter cuidado para não igualarmos os marmas aos pontos de acupuntura. (Trecho retirado do livro "Ayurveda e a Terapia Marma", de Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade, Editora Madras).
Marmas são várias regiões no corpo onde se encontram articulações, ossos, ligamentos, músculos e vasos (linfa, artérias, veias e nervos). Também conhecidos como pontos energéticos, esses 107 principais pontos são sensíveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas serão liberadas e expelidas pelo corpo.
Utilizamos os marmas como diversas formas terapêuticas no ayurveda, inseridos na massagem ou de forma avulsa, utilizando-se acupressão, óleos essenciais, tratamento prânico, agulhas, aplicação de ervas, sangria, aplicação de calor.

Kumara Abhyanga – Massagem específica para bebês, que é conhecida erroneamente no ocidente como Shantala. A massagem em bebês é muito parecida com o abhyanga, modificando o tipo de óleo, duração e sua aplicação em determinados pontos do corpo. Após a massagem o bebê é submetido a um tipo de “defumação” que na Índia é conhecido como dhumapa.

Há muito tempo à massagem integra a vida cotidiana na Índia. De acordo com o costume do ayurveda, receber uma massagem por semana é recomendado para homens e mulheres que queiram manter o equilíbrio saudável dos doshas.

Escolha um bom profissional com experiência e conhecimento no assunto e marque o seu horário. Cada massagem dura em média uma hora. Em alguns casos poderá ser realizado, logo após a massagem, o Shirodhara que é uma técnica maravilhosa ou o swedana que é uma técnica de sudorese. Ambos serão comentados com detalhes no próximo artigo.

Om Namo Narayanaya.
Namastê.

Erick Schulz
Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda
www.naradeva.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Erick Schulz   
Erick Schulz - Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Emissário Instrutor da Milenar Escola Iniciática Hindu Suddha Dharma Mandalam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa