Menu

MASSAGEM - IMPORTANTE PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE

Atualizado dia 6/30/2009 5:17:22 PM em Autoconhecimento
por Tina Simão


Facebook   E-mail   Whatsapp

A massagem terapêutica (massoterapia) é uma das formas mais simples e eficazes de se controlar o stress e com isso evitar doenças, principalmente os chamados distúrbios psicossomáticos. Uma boa massagem realizada por um profissional competente, uma vez por semana, é suficiente para evitar ou reduzir as temíveis dores musculares, dores de cabeça de origem tensional e reduzir significativamente o estresse.

Desde que nascemos temos a necessidade de sermos tocados, é fato de que tocar o bebê auxilia em seu desenvolvimento, crianças não tocadas não são estimuladas e com isso têm o seu crescimento psicofísico sensivelmente tolhido.

Quando nos machucamos a primeira coisa que fazemos é levar nossa mão até o local atingido e aplicarmos uma auto-massagem: inconscientemente sabemos que não existe melhor forma de aliviar a dor e encontrar conforto.

Diversos povos orientais têm na massagem um meio muito eficaz de restabelecer a saúde: na Índia as mães fazem massagem em seus filhos recém nascidos (shantala) e depois de crescidos os filhos massageiam os pais e irmãos, sem precisar pagar a terceiros; eles têm por hábito diário “trocar” uma boa massagem: ela acontece em casa fazendo parte dos hábitos culturais das famílias indianas. A medicina indiana assim como a chinesa e a tailandesa têm na massagem uma das principais técnicas de conservação de saúde e hábito saudável de vida.

As técnicas conhecidas são muitas: a milenar massagem ayurvédica, a terapia com pedras quentes, o shiatsu, a massagem na cadeira ou quick massage, reflexologia podal, enfim, não importa qual tipo de técnica escolhida, importa que o profissional seja de primeira linha e com grandes conhecimentos sobre a terapia por ele aplicada.

Hoje vemos que os ambientes corporativos estão levando os massoterapeutas até seus funcionários para que esses consigam lidar melhor com as exigências do trabalho; todos concordam com uma coisa: os funcionários trabalham mais felizes e de forma mais produtiva já que as idas ao médico diminuem consideravelmente.

Com certeza todos nós devemos optar por uma técnica de massagem e fazer dessa experiência única um hábito semanal em nossas vidas. Através da massagem a circulação sanguínea é ativada. O sistema linfático é beneficiado e a eliminação de substâncias nocivas é aumentada auxiliando o bem estar orgânico como um todo.

A psicologia moderna também garante que ao sermos tocados liberamos energia estagnada de partes esquecidas de nossos corpos, esses toques, quando feito de maneira correta e responsável, são capazes de nos levar a “insights” que nos trazem libertação e nos auxiliam no caminho da individuação.

Por outro lado, é cientificamente comprovado que os níveis de serotonina são aumentados devido à sensação de relaxamento e prazer proporcionados pela massagem e temos como conseqüência redução dos casos de insônia e de depressão.

Ouça seu corpo, ame-o e dê a ele este presente chamado massagem.

NAMASTÊ!

Carla Lindolfo
Terapeuta Ayurvédica Especialista em Bem Estar
Fitoterapeuta-Naturopata-Aromaterapeuta
Contatos (11) 4238-8619

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tina Simão   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa