Menu

MAYA, A ILUSÓRIA MENTE PENSANTE

Atualizado dia 7/17/2006 2:23:11 AM em Autoconhecimento
por Sadhaka Natha


Facebook   E-mail   Whatsapp

IluminaçãoMaya, a mente pensante, é a ilusão.

Ela está aqui e agora, ao nosso redor. Sob seu jugo está nosso corpo físico e todas as percepções dos cinco sentidos. Sob seu jugo estão as emoções que sentimos e todas as cristalizações oriundas dos acessos recorrentes a essas emoções. Sob seu jugo estão todos os pensamentos, toda a análise, toda a lógica intelectual. O indivíduo que somos, nosso nome, nossos entes queridos, tudo isso existe somente dentro do mundo ilusório da mente pensante. O karma que devemos e o karma que nos devem, nossas sucessivas encarnações; o tempo, o espaço, são apenas figuras e conceitos mentais.

Não existem valores reais dentro da mente, no entanto, desperdiçamos toda a nossa energia em busca de obter sucesso dentro dela. Mas o sucesso no mundo mental também é uma ilusão.

Buscamos a cura de nosso corpo, o sossego de nossas perturbações, o sobrepujamento através do intelecto. Imaginamos que existe algo ou alguém no âmbito do ego. Dizemos que somos pai, mãe, filho, patrão, empregado, padre, crente, ateu... Todos esses são personagens ilusórios exercitando papéis dentro do palco de falsidades de Maya.

Os sentidos captam as percepções sensoriais; o pensamento analisa os dados dos sentidos; o mecanismo mental interpreta tudo e estabelece as emoções correspondentes. O ego se fortifica e se molda dentro dessa conjuntura ilusória. Os desejos desse ego, então, vão em busca de novas percepções sensoriais, fixando um ciclo interminável que se fortalece e se cristaliza cada vez mais, compondo uma crosta ilusória que se torna mais e mais densa, na proporção de nossa crença na ilusão mental. O que é a mente, senão um complexo mecanismo cuja finalidade é esta: distração, manter-nos distraídos da Verdade.

O que a mente pensante faz é apenas isso: ela nos apresenta todas essas ilusões e nos faz crer que essas frivolidades possuem valor real e, finalmente, nos impede de realizar a simples tarefa para a qual viemos à manifestação: descobrir quem somos nós e realizarmos o Ser Supremo que jaz em nosso âmago.

Maya inventa os famintos, inventa os depressivos e os ambiciosos. Maya separa e distancia, criando dualidades onde não existem.

Tudo é simples. A mente torna tudo complexo.
Tudo é possível. A mente torna tudo inalcançável.
Tudo é fé. A mente torna tudo em descrença.

Maya é um ambiente sem saída. Não obstante, nunca houve uma entrada para dentro dessa ilusão. No entanto, existem seres que se evadiram de seu âmbito ilusório. Estes são os Mestres Espirituais. Chamam-no o Cristo. Chamam-no o Buddha. Chamam-no o Maharishi. Chamam-no o Baba. Mas quem está disposto a se desapegar dos falsos valores mentais para seguir os ensinamentos dos Mestres Espirituais da humanidade?

Disse o Sublime Nazareno: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”* Esse é o abandono de Maya, a busca pela Verdade, o renascimento do ser humano pela extinção do ego profano, pela neutralização de Maya.

A neutralização da mente pensante é possível, embora a própria mente jamais admita isso. Ela nunca o fará, pois essa é sua função. O caminho é simples: devemos apenas escutar aqueles que já a neutralizaram: os Mestres Espirituais. As palavras dos Gurus Espirituais nos encaminham ao êxtase, à iluminação, à conscientização. Mas todas essas serão apenas palavras se não tivermos a real experiência dos que elas significam.

É plenamente possível a evasão do mundo ilusório de Maya. É plenamente possível a compreensão do significado do Amor do Cristo.

É uma questão de credulidade. É uma questão de persistência. É uma questão de sinceridade. É uma questão de amar aqueles que já experienciaram o Amor em sua plenitude, a Verdade, a Vida. É uma questão de escutar e seguir seus ensinamentos espirituais de forma zelosa e de coração.

O Mestre verdadeiro é o Caminho, a Verdade, a Vida.

*João 3:3

Texto revisado por Cris




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sadhaka Natha   
Sadhaka Natha divulga os ensinamentos e a mensagem do Ser da Luz, visitante que se apresentou a ele quando tinha 31 anos de idade e que modificou sua vida para sempre. Uma trilogia de livros foi escrita e publicada com diálogos e codificação de suas palavras e preceitos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa