Menu

Me perdoa por não te perdoar...

Atualizado dia 5/3/2007 10:52:20 AM em Autoconhecimento
por Maria Silvia Orlovas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Acho que poucas coisas são tão difíceis de vencer em nossas vidas quanto o perdão. Falo aqui do perdão verdadeiro e não do conceito, pois não há quem não tenha alguém para perdoar. Parece que ao longo de nossas vidas situações vão acontecendo e nos colocando frente a pedir perdão ou perdoar.
Pensando no tema, percebi que perdão é uma atitude... Sim, perdão não é apenas um conceito, uma idéia, ou um sentimento, é uma atitude em que em alguns momentos somos os protagonistas e, em outros, atores coadjuvantes... Às vezes, estamos na condição de pedir perdão e em outras no impasse de perdoar ou não.

Amélia chegou até a mim sofrendo muito por conta de uma traição, e logo apareceu em vidas passadas situações de abandono, nas quais ela passou por terríveis privações, e sua auto-estima fora dilapidada porque não recebia apoio de ninguém à sua volta. Vivendo com os pais, não se sentia amada pela mãe que preferia a irmã; o tempo todo tentava ser boa para chamar a atenção.

Quando paramos para conversar, ela me contou que repetia a mesma atitude nesta existência tentando conquistar o amor. Professora universitária, havia deixado a família no nordeste. Apó o casamento, começou a ajudar os irmãos que hoje moravam em sua casa. Aparentemente, tudo corria bem... mas ela não se considerava feliz.
Confidenciou que se sentia desrespeitada, mas que não ousava comentar com o marido esses sentimentos porque ele não gostava muito de abrigar sua família em sua casa. Ela se sentia sozinha, pois os irmãos em vez de demonstrar afeto e gratidão a tratavam com indiferença. Falando isso, Amélia chorava sem parar.

Tentei acalmá-la perguntando sobre sua condição no trabalho, filhos e demais questões. Ela foi amarga na resposta revelando a sensação de estranheza em todas as esferas de sua vida e não entendia porque as coisas aconteciam assim com ela, já que estava sempre tentando fazer o melhor.

- “Amélia, você perdoa as pessoas por suas atitudes com você?”

- “O tempo todo. Entendo perfeitamente as atitudes dos meus irmãos, eles são uns egoístas, só pensam em si mesmos”, disse ela enfaticamente (afirmando seu perdão?).

- “Mas isso não é perdão, minha cara. Você pode entender as pessoas, mas isso não quer dizer que você perdoou, apenas que você está tentando entender as atitudes do mundo à sua volta, pois se você carrega mágoas em relação às atitudes das pessoas, você não perdoou”, disse, olhando para Amélia, sem saber exatamente como ela receberia minhas considerações.

- “Você está querendo dizer que não devo perdoar as pessoas?”

- “Quero dizer que você não deve mentir para si mesma ocultando o que você sente. Se você está com raiva das atitudes egoístas das pessoas, é preciso encarar seus sentimentos. Procure não esconder de você aquilo que passa no seu coração porque um dia essas fantasias podem se transformar em monstros”, respondi calmamente.

- “Sabe, Maria Silvia, acho que fui ensinada a ser boazinha... Minha mãe dizia que eu tinha que fazer tudo certo, e eu sempre tentei ser assim, mas parece que quanto mais ajudo as pessoas mais ingratidão recebo”.

- “Amélia, você não precisa concordar com as pessoas para agradá-las. O mais importante é você ser fiel a si mesma. Relacionamentos saudáveis têm limites, regras, e concessões de ambas as partes não apenas de um lado. Você não precisa ficar fazendo tudo para conquistar as pessoas. Agindo assim, você receberá ainda muitas ingratidões”.

- “Por que você diz isso?” Perguntou ela, sinceramente interessada.

- “Você percebe que todas as vezes que você faz tudo para agradar as pessoas, na verdade, está tentando uma forma de sedução para conquistar o afeto?” Perguntei, imaginando que ela já sabia a resposta.

Sim, amigo leitor, conquistar o afeto por meio de concessões constantes à vontade do outro pode ser uma atitude muito negativa de desrespeito contra sua própria integridade. Passar por cima da sua vontade para agradar alguém pode lhe custar a auto-estima, e sem esta, perdemos a identidade. Quem nós somos se não a pessoa que acreditamos ser? E se não acreditamos ser ninguém então não somos nada...
Seguindo por esse raciocínio, se não valemos o respeito quem vai nos respeitar?
Muita gente vai passar por cima da nossa vontade e nos desrespeitar, conseqüentemente, vamos ter muito o que perdoar. Se vivemos num mundo sem regras, como as pessoas vão nos respeitar?
Se, ao contrário, nós nos valorizamos, o mundo ao nosso redor passa a nos respeitar e não vamos precisar ficar perdoando ninguém... Você vai observar que agindo assim não será tão exigida daqui para frente... tudo depende de aprender a colocar regras nos relacionamentos.

Amélia saiu do nosso encontro se sentindo mais fortalecida, mas não sei se ela conseguirá colocar os limites necessários para não ter mais que ficar perdoando as pessoas o tempo todo.

Perdão é uma chave espiritual libertadora, mas não deve ser banalizada. Se alguém tem que perdoar o tempo todo, quer dizer que as coisas estão erradas. Está faltando limites, regras, transparência nas intenções e amor. Porque quando há amor, sinceridade e transparência não há necessidade de perdão.
Espero que minha cliente Amélia, na próxima oportunidade que se deparar com alguma daquelas situações fantasiosas, simplesmente diga em alto e bom som: “Me perdoa por não te perdoar...”

Se você gostou das idéias do texto e deseja colocar essa energia na sua vida prática venha conhecer o trabalho da Maria Silvia no seu Grupo de meditação.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 392


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Silvia Orlovas   
Maria Silvia Orlovas é uma forte sensitiva que possui um dom muito especial de ver as vidas passadas das pessoas à sua volta e receber orientações dos seus mentores.
Me acompanhe no Twitter e Visite meu blog
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa