Menu

Mecanismos de fuga da realidade

Atualizado dia 3/26/2019 11:30:06 AM em Autoconhecimento
por ANA PAULA DE JESUS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Alguma vez você já se deparou com situações em sua vida que preferiria não ter que enfrentá-las? Quem nunca?! Pois bem, são nessas mesmas situações que, muitas vezes, criam-se mecanismos de defesas e fugas da realidade.

Quer um exemplo? Você não está “dando conta” da sua vida como ela é, então, passa a “viver a vida dos outros”.

Como assim? Atualmente as pessoas têm ficado cada vez mais viciadas nas redes sociais de todos os tipos. Porém, cada hora que você passa no instagram invejando a vida de outras pessoas, você deixa de viver a sua.

Ocorre que fantasiar que está em Paris (assim como a sua celebridade preferida), sem de fato poder estar lá, vai causando uma terrível sensação de fracasso e frustação, pois você passa a comparar a sua realidade com aquela ideal que não é a sua.

É por isso que se recomenda a diminuição do uso das redes sociais e até mesmo o afastamento temporário para voltar a ter um equilíbrio mental, pois, enquanto você está fantasiando com uma realidade que não é sua, deixa de viver a sua vida e pior, deixa de aproveitar coisas boas que tem em sua vida, pois está valorizando mais a falta daquilo que não tem.

Outro exemplo de fuga é resolver o problema de todo mundo, sem, no entanto, olhar para a própria vida e seus problemas. Todo mundo conhece alguém que tem um bom conselho para todos, sempre está à disposição e nunca nega ajuda.

Você pode pensar que essa é uma pessoa boa, que é uma ótima amiga ou amigo, ou um bom familiar para contar nas horas difíceis, porém, por trás dessa disponibilidade toda para todo mundo está a ausência de disponibilidade para si mesmo. Enquanto “arruma a casa dos outros”, a sua está bagunçada! Compreende o que quero dizer?

Isso é uma ótima maneira de fugir dos próprios problemas, pois, sempre está ocupado demais para olhar para si. Além disso, ajudar aos outros é uma boa desculpa para não poder fazer as coisas para si, né é mesmo?

Quando vejo algumas situações dessas, penso: que sacada, hein!? É uma saída de mestre para não encarar a própria vida: ajudar aos outros. Claro que isso tudo é inconsciente. A pessoa não faz isso, na maioria das vezes, de propósito, mas levada por uma força interna inconsciente.

Com isso não quero dizer que você ou alguém não possa ajudar. Note que estou falando sobre mecanismos de defesas ou fugas. Ajudar faz bem, não há problemas, desde que você não esteja utilizando dessa ajuda para deixar de se cuidar, de olhar para suas necessidades.

Assim como o uso das redes sociais em si não é um problema, mas, ocorre que se a pessoa já está depressiva e vai para a tela do celular ou computador e começa a comparar a sua vida com as supostas vidas maravilhosas das outras pessoas, a tendência é cada vez piorar a sua depressão com essa comparação.

Lembre-se que normalmente as pessoas postam quando estão supostamente felizes (o que nem sempre é real) e não postam sua infelicidade. Logo, você vai sempre ver pessoas felizes na timeline tendo a falsa impressão de que a vida de todos é ótima, menos a sua. Mas isso não é real!

Todos temos momentos bons e ruins. Mas, se você focar somente na felicidade das redes sociais, vai ter a falsa ideia de que a vida do mundo inteiro é melhor do que a sua, quando, na verdade, a vida real é diferente da virtual.

Seja como for, a intenção desse artigo é alertar para as situações que caracterizam fuga da sua realidade, com isso deixando de encarar o que se passa com você. É apenas um alerta, para que olhe para essas situações. E caso se identifique com qualquer uma delas, pare um tempo e avalie do que está fugindo? É preciso mesmo fugir de si mesmo?

Esses foram apenas alguns exemplos, poderíamos citar muitos outros, como o excesso de compras, a necessidade de estar sempre em companhia de alguém e não conseguir ficar só consigo mesmo etc..

De tudo isso que foi mencionado, se quiser um resumo, assim podemos fazer: não deixe de olhar para si, procurando subterfúgios externos, como a disponibilidade total para os outros, bem como a comparação de sua vida real com a vida falsa das redes socais.

Espero que tenha podido refletir sobre o tema e consiga fazer essa volta para si mesmo, sem fuga, sem defesas, sem desculpas para não se observar. Boa sorte e bom trabalho!  Só depende de você ;-)

Ótima semana a todos!
Namastê!!!

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa