auravide auravide

Mediação Familiar é indicada nos casos de Divórcio


Facebook   E-mail   Whatsapp

A mediação familiar é o método recomendado nos casos de divórcio. Enfrentar esse tipo de conflito não é fácil para ninguém, nem para o homem nem para a mulher.
Ali estão sonhos que não se realizaram e um desgaste emocional que já começou muito tempo antes da assinatura dos papéis da separação.
Para aqueles que têm filhos, é ainda mais preocupante, pois são eles que mais sofrem por presenciarem a família se partindo. Alguns pais ainda tentam usar os filhos como armas num processo de divórcio, tornando tudo ainda mais doloroso.

Mas existe uma forma de evitar boa parte do sofrimento e da dor de cabeça que a burocracia da justiça brasileira é capaz de impor ao usuário. A mediação familiar está se tornando a forma mais amigável e benéfica para resolver problemas como esse. Ela já é utilizada em diversos países da América do Norte e Europa que recomendam a mediação como a melhor maneira de resolver os conflitos entre casais numa separação.

Essa prática ainda não é muito divulgada em nosso país, mas a sua simplicidade e praticidade a tornará uma das mais requisitadas pela população. A mediação ocorre antes de instaurar um processo de fato, o que dispensa muita papelada e economiza muito desgaste de ambas as partes.

Na mediação, uma terceira pessoa, especializada e gabaritada para o trabalho, tenta levar o diálogo entre as partes de forma que as duas possam expor suas opiniões sem que haja ofensas. Tudo ocorre de maneira simples usando o bom e velho diálogo para resolver um problema que poderia se arrastar durante meses ou anos em um processo.

As próprias partes fazem suas escolhas

A mediação familiar não é imposta às partes. Elas podem escolher se querem ou não a intervenção de um terceiro para resolver a situação antes de começar uma “briga judicial”. Tanto os mediadores como os casais relataram que a mediação familiar é a forma mais eficiente de se resolver um conflito dessa complexidade. É uma maneira de democratizar a justiça e aumentar a satisfação dos usuários para com o sistema.

Terceira pessoa tentando resolver o problema evita que emoções pessoais como os ciúmes e a mágoa que ficam com o fim do casamento estejam também no processo de divórcio. É muito comum que tanto o homem quanto a mulher comecem a brigar e não queiram entrar no acordo. Como resultado, a separação vira uma queda de braço.

É principalmente nesse ponto que o mediador mostra suas habilidades. Através do diálogo, como criatividade e sensibilidade para entender a complexidade da situação exposta, ele consegue evitar ou, pelo menos, minimizar esse embate emocional. O mediador ajuda as partes para que elas se compreendam, fazendo com que as duas ganhem de alguma forma. O diálogo se torna tão produtivo que é possível que a sensação de perda se desfaça e que uma nova relação de respeito e amizade se inicie.

Trabalho em equipe

Um ponto bastante interessante da mediação familiar é que ela pode ser realizada em qualquer momento do processo, basta que as partes comuniquem isso ao juiz.
Esse pode oferecer um mediador próprio do sistema público, mas já é possível encontrar escritórios de advocacia especializados na vara da família e que oferecem os serviços de um mediador particular. Assim, é feito um trabalho em equipe: o cliente, o advogado e o mediador.

Para atendimento 67 98123-8286 On-line/ Presencial
Rosely Lavarda
Advogada Sistêmica. Consteladora Familiar. Mediadora de Conflitos


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosely Lavarda   
Eu sou Rosely Lavarda, Advogada Sistêmica.Consteladora Familiar. Mediadora de Conflitos. Especializei-me no Atendimento Individual com Bonecos Online. Também atuo como MEDIADORA DE CONFLITOS, onde te auxilio na construção do diálogo, resolução dos problemas e melhores opções na solução do conflito. Para atendimento 67 98123-8286 On-line/ Presencia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa