Menu

Medicina Floral - uma Medicina Preventiva

Atualizado dia 9/26/2006 2:50:51 PM em Autoconhecimento
por Fátima Cristina Vieira Perurena


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito se fala em prevenção, especialmente quando se trata de doenças ainda letais, como o câncer, por exemplo. Evidentemente não se pode negar nestes casos, os dados de ordem hereditária e certamente os ambientais. Entretanto, aqui, quer se chamar a atenção para um aspecto absolutamente ignorado pela medicina hegemônica, até porque não se adapta aos seus parâmetros epistemológicos, qual seja, aquele que o renomado psicólogo seguidor das idéias de Jung, James Hillman chamou de daimon, ou seja, nossa alma, a semente que trazemos de outras vidas.

A medicina floral, idealizada pelo médico inglês Edward Bach, pretende, entre outras coisas, ser uma medicina preventiva na medida em que entende que se estivermos “alinhados” ao nosso eu superior estaremos, digamos, mais refratários a doenças de qualquer tipo no corpo físico. Nesta concepção, a doença só acontece porque há uma dissociação entre o ego e a alma, sendo esta o próprio daimon apontado por Hillman. Nesse sentido, Bach preconizou uma medicina preventiva quando apontou que são alguns tipos de caráter que determinam as inúmeras doenças orgânicas e, assim, agrupou-os em sete grandes tipos traduzidos nas essências florais – para pessoas que têm medo, para solidão, para os que são suscetíveis a idéias e influências alheias, para o desânimo ou desespero, para a indecisão, para a falta de interesse pelas circunstâncias atuais e, finalmente, para aqueles que têm preocupação excessiva com os demais.

É importante chamar a atenção para o seguinte: que os pais observem seus filhos no seu comportamento diário. Crianças costumam mostrar-se mais claramente que adultos em sua personalidade; e é por aqui que se pode começar a cortar o mal pela raiz. Normalmente se tem a idéia que se agimos de uma determinada forma isto não pode ser mudado. Cito um exemplo: uma criança que se mostra autoritária, que só admite o que sua vontade deseja, expressando este desejo através de atitudes violentas, agressivas mesmo. Este seu lado negativo poderá ser trabalhado com essências florais para que o seu lado positivo apareça, e para que se evitem doenças físicas no futuro. Uma outra que se mostre indecisa também sofrerá as conseqüências desta indecisão, e assim por diante. Hoje é mais do que comprovado pela própria ciência estabelecida o quanto a mente é responsável pelo que o corpo expressa, isto sem falar nos avanços da psicossomática.

A boa notícia, portanto, é que temos recursos maravilhosos no sentido de evitarmos doenças no futuro, desde que comecemos, o mais cedo possível, a nos beneficiarmos desta medicina abençoada.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Fátima Cristina Vieira Perurena   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa