Home > Autoconhecimento

Medicina garante, espiritualidade faz bem à saúde!
por Nadya Prado


Estamos caminhando para uma compreensão maior sobre saúde. Não é novidade para as medicinas ayurveda e tradicional chinesa, a interação entre modo de vida, emoções, mente e corpo. Nem tão pouco para nós, agentes de saúde, que acreditamos e praticamos a visão holística nos cuidados à saúde. 
Durante o 73° Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em setembro de 2018, em Brasília, médicos se reuniram para abordarem a relação entre espiritualidade e doenças cardiovasculares, embasados nas práticas clínicas.

 
Os cardiologistas brasileiros iniciaram seus debates a partir dos trabalhos realizados pela Dra.Christina Puchalski, líder e pioneira internacional dos movimentos de introdução da espiritualidade no conjunto clínico dos cuidados com a saúde e educação médica. Fundadora e diretora do Instituto George Washington de Espiritualidade e Saúde, ela é reconhecida em sua trajetória na revolução da assistência à saúde, integrando totalmente a espritualidade para prestação de cuidados holísticos e dando voz ao paciente e suas histórias espirituais ou pessoais, até um nível de diálogo e debate internacional,  focando em cuidados complementares, espiritualidade e saúde. Tanbém é muito respeitada por seu trabalho no desenvolvimento de currículos educacionais interdisciplinares e modelos inovadores de atendimento médico.
 
É importante salientar que espiritualidade aqui abordada, não tem a ver com religião e, inclusive, o próprio presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia esclarece que a espiritualidade a que se referem é o conjunto de valores e de atitudes no âmbito mental e emocional que norteiam positivamente ou não, cada pessoa em seus pensamentos e relacionamentos. Que ótimo! É exatamente deste modo que podemos trazer a discussão com mais clareza. As dimensões abstratas da mente e das emoções que guiam a vida de cada pessoa propiciam a saúde ou a doença. 

Os valores das pessoas geram pensamentos, sentimentos e emoções específicos ao modo dela enxergar o mundo. E estes são os gatilhos para a saúde ou para a doença. Uma pessoa que guarda ressentimentos e alimenta raiva ou decepções e que vive desiludia com o mundo, está mais propensa a desenvolver distúrbios orgânicos. 
No tocante ao coração e as doenças cardiovasculares, os cardiologistas brasileiros utilizam a anamnese espiritual. Eu fiquei encantada quando descobri. A anamnese é uma ficha que, nós profissionais da saúde, devemos utilizar para averiguar o histórico do cliente e sua saúde. 


A ficha de anamnese espiritual é voltada ao questionamento de elementos mais abstratos e tão relevantes quanto os fatores físicos. Como cada pessoa se relaciona com o meio ambiente, com a vida e com as outras pessoas é essencial para a saúde, seja do coração, dos pulmões ou dos intestinos. 
A saúde mental e física são produtos da espiritualidade de cada um. Como o dr Amit Goswami diz: a "causação ascendente" dos desequilíbrios deve ser compreendida.Causação ascendente é um termo traduzido para o português para explicar os sintomas das doenças no corpo físico que advém de causas espirituais, em primeira instância, ou seja, é o que eu chamo de "estado de espírito".
O estado de espírito é determinante para a saúde.

A Naturopatia têm objetivado a promoção e a prevenção da saúde, nos moldes dos conhecimentos trazidos do oriente que inclui a espiritualidade e as dimensões abstratas da mente e das emoções, como campos de energia que podem ser tratados e curados, propiciando como resultado, a saúde do corpo físico. Saúde é um contexto genérico e para você entender, vamos identificar o conjunto de fatores que o tornam saudável ou não, em uma hipótese, partindo do exemplo dos problemas cardiovasculares:
 
Condição espiritual: Autoestima baixa e falta de sentimento de gratidão.
Padrão mental: crenças: eu não sou bom o suficiente, tudo é tão difícil, é muita pressão.
Padrão emocional:  medo de enfrentar as situações, sente-se fraco, uma vítima, fica em constante alerta porque as pessoas podem o machucar.
Padrão comportamental: reclusão, atitude repressora consigo mesmo, desenvolvendo transtornos psicológicos de ansiedade. Alimentação deficiente, sem atividades físicas.
Sintomas físicos: hipertensão e arritmias cardíacas, entre outros desequilíbrios de maior impacto e intensidade.
A saúde é dinâmica e tem que ser promovida dia a dia, no movimento da vida. Muitos desequilíbrios são consequência da falta de conexão e autoconhecimento do seu ser integral:
- corpo, mente, emoções e espiritualidade.
 
Preste atenção como você tem vivido e se relacionado. Será que está na hora de se conhecer melhor?
Veja se é capaz de compreender o porquê de seus embates, o que você tem defendido como verdade absoluta em sua vida?
As doenças são um meio para nos despertar de padrões repetitivos que assumimos e que geram o sofrimento. São padrões automáticos que mal  percebemos na rotina da vida. Entretanto, é exatamente esta falta de autoconhecimento e consciência que impedem a cura que almejamos alcançar, através da mudança que nos cabe.

Seja Amor!
 
Nadya Prado
Para saber mais sobre Naturopatia e Terapia Transpessoal acesse: https://www.naturopatiaeterapiasorientais.blogspot.com.br  e https://www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br
Que agendar uma orientação ou terapia?  informações e valores:  nadyarsprado@gmail.com
Inscreva-se no meu canal youtube https://www.youtube.com/nadyaprem
facebook https://www.facebook.com/nadyapremnaturopatia
 
Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Nadya Prado   
Técnica Naturopata, Terapeuta Transpessoal, Life Coach, PNL, Yogaterapia, Acupuntura, Reiki. Atendimento para Orientação e Terapia Transpessoal, informe email: nadyarsprado@gmail.com Mais sobre Transpessoal em: www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br Mais sobre Naturopatia em www.naturopatiaeterapiasorientais.blogspot.com.br 
E-mail: nadyarsprado@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 14/10/2018

Veja também
O Patinho Feio
A canção de adeus da alma
Viver o presente ajuda a controlar a ansiedade
Em busca da libertação
Experiência espiritual na plenitude de mente
Apatia coletiva!

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Ano novo regido por Marte: O que esperar de 2019?
2. 2019: O ano da Abundância Espiritual
3. O Arcanjo regente de 2019
4. Visualização criativa para experiências fora do corpo
5. Você merece alguém melhor do que eu!
6. O Ano Novo está chegando: o que lhe reserva o futuro?
7. As 5 razões pelas quais você é insegura (e como eliminá-las)!
8. Falando de posturas conscienciais




 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa