auravide auravide

MEDITAR ACALMA A MENTE



De olhos abertos, com música ou caminhando, uma delas irá combinar com você.

A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e a acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração. É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções.

Quando o indivíduo atinge determinado grau de concentração passa a ficar mais atento e ter uma percepção maior de si mesmo. O estado nos alerta para os nossos sentimentos e o dos outros. O resultado é uma ampliação do potencial humano e a premissa da meditação, que é não causar dano a si próprio e ao seu redor. Esta ampliação permite ao ser humano uma maneira nova de estar no mundo e criar um espaço próprio de paz e serenidade.

E se você é do tipo que nunca nem pensou em usufruir de tudo isso, apavorado só de pensar na combinação cheiro de incenso mais música instrumental, tem tudo para mudar de idéia. Existem técnicas para todos os tipos de perfil: dá para meditar de olho aberto vendo uma imagem bonita, entoando mantras ou simplesmente em silêncio, num lugar calmo. Mais animado para começar? Então, espere só para ver quantas boas mudanças esse exercício pode trazer ao seu organismo.

Pesquisas realizadas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pela Universidade de Harvard e pela Universidade da Califórnia constataram que meditar:
1. diminui o risco de infarto e derrame cerebral;
2. reforça o sistema imunológico;
3. aplaca emoções negativas como o medo e a raiva;
4. aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, hormônio desencadeador do estresse;
5. auxilia a liberação de endorfina, um forte tranqüilizante que provoca a sensação de alegria e de bem-estar;
6. alivia a insônia e deixa a memória mais afiada.

O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática. O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade para criar o hábito. É isso mesmo! A meditação é a ginástica da mente, com a vantagem de que bastam 15 minutos diários para desencadear as mudanças na vida dos praticantes.

Meditar é preciso para sentir as vantagens dessa técnica ancestral. O segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta. Meditar é tomar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos. Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos.

Ações singelas também são exercícios de meditação. Algumas práticas como o budismo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações. Ao beber um simples copo dágua sinta a temperatura e a textura do copo, concentre-se no líquido escorrendo pela garganta. Durante o banho, sinta as gotas sobre a pele, o cheiro do xampu e o toque da toalha que envolve o corpo. No trânsito, observe sua respiração. Isso vai ajudar a enfrentar os congestionamentos e trará um grande bem-estar físico e emocional. Quando for se sentar no trabalho ou à mesa, preste atenção na postura, na posição de suas pernas e na sensação na coluna. Aproveite o momento de lavar a louça para meditar. Observe o peso, formato, a textura e as cores dos objetos. Unindo consciência e percepção nós despertamos a atenção e a prontidão que é o estado meditativo.

Se gostar de incenso, escolha um aroma e deixe que o odor se espalhe. Observe como o cheiro traz lembranças. Por meio do olfato, que tem ligação direta com o sistema nervoso central, o incenso estimula sensações e aguça certas emoções. Mesmo que apareçam pensamentos, deixe-os passar.

O importante é não desfocar a atenção. Imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre-se no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e depois expire profundamente, percebendo a diferença de temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 14/4/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11



foto-autor
Autor: Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: edites3@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa