Menu

Meditar não é tão difícil assim...

Atualizado dia 1/5/2017 2:39:01 PM em Autoconhecimento
por Anna Carolina Paiva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todo mundo já sabe que meditação faz muito bem, não é mesmo? São inúmeras pesquisas, documentários e reportagens de TV comprovando os benefícios da meditação para a saúde física, emocional e mental. Então, por quê as pessoas não meditam???

Porque a palavra Meditação provoca medo na maioria de nós. O medo aparece justamente porque não estamos acostumados com esta prática e porque é algo novo e distante da maioria das pessoas. Porque quando pensamos em meditar, logo vem a imagem de um monge sentado em posição de lótus, em algum mosteiro no topo de uma montanha.

Vamos desmistificar um pouco a meditação...

Você não precisa sentar no chão.

Nós, ocidentais, não temos o costume de sentar no chão como os orientais. Por aqui, até as crianças são encorajadas a sentar em pequeninas cadeiras. É por isso que nos sentimos tão desconfortáveis nesta posição. Não deixe que isso seja um obstáculo para a meditação.

Sente-se numa cadeira confortavelmente com a coluna ereta. Para começar está ótimo.

Não confunda relaxamento com meditação. Na meditação estamos sentados e concentrados. No relaxamento podemos deitar, se assim desejarmos, e até dormir. Muitas meditações guiadas disponíveis na internet são, na verdade, relaxamentos.

Se você nunca meditou ou já tentou e desistiu, comece por cultivar momentos de silêncio verdadeiro, sem expectativas. Apenas fique longe do celular, da televisão e outras distrações. Faça isso por 5 minutos diariamente até que sua mente se acostume com isso. A grande dificuldade das pessoas é justamente essa, porque nossa vida frenética não dá espaço para o silêncio e a não-ação. Assim, quando tentamos meditar, nossa mente acha que tem algo errado e luta desesperadamente. Nós precisamos ensinar a nossa mente a aceitar o silêncio e dizer para ela que está tudo bem.

A contemplação é um ótimo exercício para aprender a meditar. Aprenda a contemplar e você estará a um passo da meditação. Eu adoro mandalas, mas você pode escolher uma planta, uma flor, uma paisagem ou um quadro. Concentre-se no momento presente e apenas contemple a Beleza por alguns minutos.

Respire.

Use a respiração como ferramenta para meditar. Faça respirações profundas e conscientes. Se der um pouco de tontura, provavelmente é porque a sua inspiração está com um tempo diferente da sua expiração, então tente contar o tempo para equalizar as duas. Apenas concentre-se na sua respiração.

Meditação não é não pensar em nada. Meditar está mais para observar os pensamentos e nos desapegar deles, até perceber que nós não somos nossos pensamentos e que eles não mandam em nós. E este é só o começo.

Não brigue com um pensamento. Apenas deixe que ele venha, observe e desapegue dele deixando-o ir embora.

Pronto. Você já pode começar a meditar. Tente esta sequência.

  • Procure um lugar em que você não seja interrompido por alguns minutos
  • Desligue celular e outros eletrônicos
  • Sente-se com a coluna ereta, ache uma posição confortável
  • Feche seus olhos e fique em silêncio
  • Faça respirações profundas e conscientes
  • Deixe que os pensamentos venham e deixe eles irem embora
  • Concentre-se na sua respiração
  • Permaneça neste exercício por 5 minutos e vá aumentando 
Acredite, 10 minutos de meditação por dia trazem resultados incríveis.

Mas, você só vai descobrir se fizer. Comece hoje, agora mesmo!


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Anna Carolina Paiva   
Terapeuta Holística especialista em Fitoenergética, Reiki, Cristaloterapia e Meditação. Atende presencialmente em Porto Alegre-RS e à distância via Skype. (51) 993640546 whatsapp [email protected] www.annacarolinapaiva.com.br Av. Assis Brasil, 2474 - sala 507 Porto Alegre-RS
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa