Menu

MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA NA FIBROMIALGIA

Atualizado dia 10/24/2007 12:23:53 PM em Autoconhecimento
por JUSSARA MARIANI


Facebook   E-mail   Whatsapp

A fibromialgia é uma síndrome (conjunto de sintomas) com a qual, além dos tratamentos medicamentosos, você pode adotar algumas medidas para melhorar sua qualidade de vida.

A maioria das pessoas que tem fibromialgia possui uma qualidade de sono ruim aumentando ainda mais a fadiga. Por isso, adotar algumas medidas para garantir um sono tranquilo é importante:
- Evite ingerir alimentos que contenham cafeína próximo do horário de dormir. Alguns deles são café, chá (mate, preto, verde), chocolate, refrigerantes e energéticos.
- Evite comer após as 20:00hs, pois depois desse horário nosso metabolismo fica mais lento e, portanto, demora mais para digerir os alimentos. Evite ingerir alimentos pesados e gordurosos à noite. Dê preferência a saladas e sopas.
- Evite fumar, pois a nicotina intererfere no sono.
- Evite dormir durante o dia.

Procure manter uma atividade física regular: caminhadas ao ar livre, natação e alongamentos diários são imprescindíveis. Segue orientação básica para os alongamentos:
- Comece dando uma boa espreguiçada.
- Incline a cabeça para o lado direito com o apoio da mão direita pousada levemente sobre a cabeça e conte até 10 (no seu limite e sem forçar); não esqueça de respirar sempre. Faça o mesmo para o outro lado.
- Com os ombros levantados incline a cabeça para um lado, encostando a orelha no ombro. Faça o mesmo para o outro lado. Conte até 10. Sempre lentamente.
- Com os braços encostados acima da cabeça, segure o cotovelo de um dos braços com a outra mão. Puxe o cotovelo por trás da cabeça, devagar. Conte até 10 e faça o mesmo com o outro braço.
- Estenda o braço direito à sua frente e puxe a mão na sua direção (para cima) com a ajuda da outra mão. Conte até 10 e repita com a mão esquerda. Faça com a mão dobrada para baixo e depois com a mão dobrada para cima.
- Estenda os braços para frente e com as mãos fechadas faça uma rotação com os pulsos. Conte até 10 devagar e sempre respirando.
- Deitada de barriga para cima, dobre os joelhos puxando-os de encontro ao peito, devagar e conte até 10.
- De pé, segure-se a uma grade ou batente de uma porta, e com as mãos colocadas na altura dos ombros, se incline para frente, fazendo com que os ombros se endireitem. Lentamente, conte até 10 nesta posição.

Além da atividade física, é também muito importante exercer um trabalho voluntário. Pense em algo que realmente goste e dedique uma parte, mesmo que pequena, de seu tempo a esse tipo de atividade. O trabalho voluntário nos tira do nosso mundo particular, muitas vezes fechado, e nos transporta para outras realidades.

Cultive sua fé e nunca deixe de seguir as orientações do seu médico.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: JUSSARA MARIANI   
DANÇA DO VENTRE TERAPÊUTICA
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa