Home > Autoconhecimento

Mensagem de Ano Novo para Você
por Flávia Esper de Andrade

Mensagem de Ano Novo para Você

Até aqui, tudo foi preparação para este momento. Até agora, onde você está, tudo que você viveu, todos os caminhos que percorreu, todas as pessoas com quem se relacionou... Tudo que você leu, falou, escutou, sentiu, pensou...  Absolutamente tudo foi preparação para este momento. A pessoa que você é hoje tem condições e sabedoria para fazer novas escolhas, refazer antigos contratos, libertar-se do que não lhe serve mais, viver e criar uma vida mais plena.

Tudo convergiu para este momento. Sua situação atual é resultado de todas as experiências, de todas as suas decisões diante das experiências, conscientes ou não. A pessoa que você é hoje é resultado de tudo que você experimentou e de tudo que rejeitou viver. Seu conhecimento, sua maturidade, seu pé no chão e sua esperança, são frutos das suas regas, dos seus plantios, das suas reações diante da felicidade e das intempéries.

Não desperdice tudo que você viveu se lamentando, se culpando, achando que deveria ter feito diferente. Não seja cruel com você. Você só é, hoje, por conta de tudo que viveu, exatamente da forma como viveu. E essa foi a única forma possível. Todas as escolhas que você fez, todas as decisões que tomou foram baseadas nas suas emoções, informações, situação e capacidade daqueles momentos. Não adianta olhar para trás, depois de viver e dizer que deveria ter feito diferente, dito outra coisa, tomado outro caminho. Isso é cruel e desnecessário. Pior ainda: falso.

Você fez sempre o que achou ser melhor no momento. E, justamente por ter feito essas opções é que, hoje, pode olhar para trás e ver quais escolhas pretende repetir e quais pode fazer diferente. Daqui para frente, com base em tudo que viveu. Querer ter a sabedoria sem ter passado pela experiência, querer saber qual o caminho “certo” sem ter testado os errados não funciona. Não tem solidez alguma e, pior, você continuaria achando que a outra decisão seria melhor. É um caminho sem saída e de muito sofrimento. É o caminho do “e se”, que nos impede de agir na realidade e que não termina nunca.

Não desperdice tudo que você passou, nem suas alegrias nem seus sofrimentos. Todo prazer e toda dor, todas as consequências das suas escolhas fizeram de você o que você é hoje. Faça o melhor com tudo que aprendeu. Seja a melhor pessoa que puder hoje. E amanhã você será ainda melhor, e depois de amanhã e assim por diante. Honre tudo que viveu, todos os seus erros e os seus acertos. Eles fazem parte de tudo que você sabe, eles te deram mais humanidade, mais consciência, mais condições de tomar decisões cada vez mais sábias e plenas.

Crie, daqui para frente, tudo que você quer. Ponha sua intenção nisso. Não desperdice sua força se lamentando pelo que não fez. Apenas faça. Você já tem os recursos. Dizemos que o futuro é uma tela em branco, mas, de nada adianta ter uma tela em branco, se não temos pincéis, tintas e outras ferramentas. Os seus pincéis e as suas tintas você foi colhendo em cada experiência, dolorosa ou alegre que viveu. E é só por ter vivido cada uma delas que você tem tantas cores e formatos de pincel nas mãos para pintar o que há de vir. Sem isso, a tela branca continuaria sempre branca. Valorize seus pincéis. Você os buscou em lugares muitas vezes difíceis. Alguns custaram caro. Outros foram presentes de momentos e encontros bonitos. Use-os todos. Ou use aqueles que quiser e deixe de lado os que você não quer mais. Pinte sua tela com todos os recursos que você tem. Aproprie-se de tudo que viveu e sinta o poder que a experiência traz na hora de criar seu caminhar para frente.

Nos últimos dois a três anos, todas as sombras vieram à tona. Você, provavelmente, foi obrigado(a) a olhar para questões difíceis, pessoalmente, nas relações e mesmo na sociedade. É importante se apropriar dos aprendizados e da consciência que essas experiências trouxeram. O ano de 2019 é um ano importante, de tomar uma decisão: ou você adquiriu mais consciência, olhou (ou está olhando) para o que precisava ser olhado e vai absorver isso e decidir o que realmente quer ser e viver daqui para frente, ou vai continuar a evitar olhar para o que precisa ser clareado e continuar a ser levado(a) pela inconsciência, pelo tempo e pelo sofrimento. Ou você opta por alimentar, dentro de si, o amor, a criatividade, a fé, a beleza e a realização; ou ficará refém do medo, da lamentação, da culpa e da tristeza.

Honre quem você é, honre suas experiências e honre todas as suas escolhas. Foram sempre o melhor que você pôde fazer.  Lamentar –se por não ter escolhido diferente é o mesmo que se culpar por não ter jogado em outros números depois de saber o resultado da loteria. Não faz sentido algum. É perda de tempo, de consciência e de energia. É alimentar sentimento de culpa. O caminho da culpa nos paralisa na dor e na autopunição, não nos ajuda a melhorar. O que nos ajuda a melhorar é a responsabilidade, não a culpa. Na responsabilidade, olhamos para o que fizemos, assumimos as consequências e decidimos fazer novas escolhas “melhores”. A responsabilidade nos deixa caminhar cada vez mais conscientes e maduros. A culpa, não.

Da mesma forma, ainda que você lamente decisões alheias e situações externas, não se deixe paralisar por elas. Tudo acontece como é possível acontecer no momento. Você já tem recursos suficientes para sobreviver e encontrar caminhos cada vez melhores, seja qual for a situação que se apresente. Você já é capaz. Não desperdice sua energia brigando contra o que você não pode mudar. Invista sua intenção e energia em criar a realidade que quer, dentro do que lhe é possível. Você verá que pode não ser fácil, mas é mais fácil do que parece. Quando paramos de desperdiçãr energia lutando contra o que não pode ser mudado e concentramos nossa força e emoção em criar o que desejamos, milagres acontecem. É preciso estar atento a eles. Mantenha o foco no que você deseja. E aja de acordo.

Que você seja feliz cada vez mais, que possa acolher tudo aquilo que viveu, honrar todas as suas escolhas sem aprisionar-se nelas. Que possa fazer novas escolhas e experimentar novas vidas se assim quiser. Que possa escolher com alegria e fé, dentre todas as tintas que recolheu na sua existência e pintar seu melhor quadro até hoje. Que possa ser menos cruel e mais amoroso(a) com você. Feliz 2019.

--------------------------------------

Fale comigo pelo whatsapp: enviar mensagem
Leia mais em http://www.flaviaesper.com
Nosso face: Flávia Esper - Terapias Integradas
Nosso insta: https://www.instagram.com/flavia.esper/
Nosso canal no Youtube: Flávia Esper - Terapias Integradas


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Publicado em 30/12/2018

Veja também
3 segredos que você precisa saber para ser (muito mais) autoconfiante!
O que é Retrogradação Planetária?
Só você pode traçar o seu caminho
Jesus - Estrela e canto de primavera
Quer algumas dicas antiabuso emocional?
Todos anseiam pelo Amor, mas o que fazer para o Amor dar certo?

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
domingo, 24 de março de 2019

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa