MENTE - O TE




Autor TANIA ORLANDO
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/18/2024 10:06:10 PM
Nossa sociedade ocidental, invariavelmente, associa palavras a conceitos, como se tudo precisasse de um rótulo para ser observado e compreendido.
Gosto muito do jeito oriental de observar o mundo, a Vida. Então vamos ver aqui um pouco desta visão com relação à Mente.
Existe uma “mente” que, entendo como superficial, a “ponta do iceberg”, agindo majoritariamente na terceira dimensão e muitas vezes associa-se ao ego.
E esta mente tem uma função clara que é interagir com o que nos cerca no dia a dia. Responsável pela parte intelectual, racional, analítica. Ligada aos cinco sentidos.
Mas existe a outra parte do “iceberg”. Profunda, que dá estrutura e apoio à parte superficial. Não vemos, alguns a percebem. Talvez o que chamamos Sexto sentido.
Quando a percebemos e a deixamos à vontade, fluir espontaneamente, ela funciona de modo integrado ao Campo (e à mente superficial). Daí “nascem virtudes especiais” um poder inerente - o Te. O máximo poder Criativo. O Te é bloqueado se tentarmos dominá-lo através de métodos e técnicas.
O Te não é algo que possamos adquirir por algum método racional, deliberado. É espontâneo, nasce da percepção de que “existe” algo além desta mente superficial.
Nós só a encontramos no Silêncio. No “vazio”, pleno do Tudo. No Momento Presente.
Na sábias palavras de Lao-Tzu:
A centopeia era feliz, muito feliz,
Até que um sapo, na brincadeira,
Lhe disse: Que perna vais usar depois dessa?
A pergunta perturbou-lhe a mente a tal ponto
Que ela se distraiu e caiu em uma vala,
Enquanto pensava no ato de andar.
Texto Revisado
Compartilhe




Conteúdo desenvolvido pelo Autor TANIA ORLANDO Tania Orlando. Física com especialização em Astrofísica. Estudiosa da Ciência Sagrada, Filosofia e Espiritualidade. Mais sobre meu trabalho no site www.inteligenciaintegrativa.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |





Deixe seus comentários: