Menu

Mentindo a si mesmo

Atualizado dia 8/9/2015 3:07:50 PM em Autoconhecimento
por Cristina Longhi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vejo muitas pessoas num grande esforço para mostrar aos outros algo que elas não são. São pessoas que utilizam um tempo enorme de suas vidas tentando ser aceitas sem perceber que enganam a si mesmas e que o que fazem não preencherá suas almas. Por que isso acontece? Por que estas pessoas buscam isso? Por que se enganam e como podem mudar suas vidas?

A primeira coisa a ser entendida é que a maioria dessas pessoas buscam ser aceitas. Querem a todo custo mostrar que tem algum valor. São pessoas que não entenderam ainda que esta valorização que buscam tanto não está na aceitação vinda dos outros e sim num processo que chamo de auto descoberta. Geralmente são indivíduos que nunca foram validados e que buscam o que todos buscam que é ser amado. Não existe nada de errado em querer amor, pelo contrário! O erro está no como a pessoa está buscando este amor de forma falsa.

Por que é falso? Simplesmente porque o resultado que estas pessoas conseguem não é sincero. Quando estas pessoas fazem algo em busca de elogio ou apoio e colocam por exemplo uma foto no “facebook” ou mostram algo “trágico” que aconteceu, não percebem que as curtidas que recebem são da boca para fora. É aquela velha história, se alguém precisasse mesmo destas pessoas não teria quase nenhum apoio. E estas pessoas não percebem isso. Vivem numa tentativa desesperada de fazerem qualquer coisa para serem vistas, entendidas e amadas. Muitas pessoas chegam ao extremo de curtirem suas próprias fotos.

Agora as pessoas que entendem que têm valor também entendem que não precisam ser validadas pelos outros, não esperam isso e simplesmente conseguem ser elas mesmas. E isso não é maravilhoso? Como chegar neste resultado então? Com fazer para sentir-se muito bem sem precisar ser “creditado” pelos outros para sentir-se valorizado?

Primeiro é preciso entender que provavelmente quando pequeno a pessoa entendeu (errado!) que não tem valor. É por isso vive buscando este valor na opinião dos outros. Para reverter este processo, a pessoa precisa começar a se valorizar sozinha e para isso precisa desistir de querer ser aceito pelos outros.

Isso mesmo, desistir! É preciso deixar para lá a vontade de mostrar algo para ser aceito e passar a ter orgulho de si mesmo nas pequenas e grandes vitórias. A pessoa cheia de si se contenta com quem é porque já entendeu que o mais importante é ser feliz de verdade. Entende que se alguém lá atrás disse algo ruim a respeito dela não significa que seja verdade. Entende que é somente uma opinião e geralmente de alguém que falou da boca para fora ou de alguém que disse algo sem noção do que estava falando.

As pessoas não percebem que a maioria das coisas que ouviram sobre quem elas são foram ditas por pessoas que chamo de “pessoas sem noção”. E o que é uma pessoa sem noção neste caso? São aquelas pessoas que falaram algo sem saber. Vou dar um exemplo: Uma criança que é chamada de burra por um pai acaba acreditando que é mesmo burra, mas somente até perceber que aquele pai não tinha conhecimento necessário para realmente dar um diagnóstico sobre ser ou não ser burro, entende? Quando o adulto de hoje começa este processo de se auto valorizar ele passa a não ficar mais a mercê de tudo o que foi ouvido um dia e passa ele mesmo a se “etiquetar” em vez de ainda continuar com a velha crença de que não pode, não consegue etc..

Este adulto passa a rever tudo o que ele acredita sobre si mesmo e faz uma seleção do que ele quer ou não carregar como “definição de si mesmo”. Então, a grande mudança começa a acontecer.

Que tal você começar a se autovalorizar em vez de buscar desesperadamente pela valorização dos outros? A criança não podia decidir, o adulto pode! Afinal, quem manda?

Cristina Longhi – Comunicadora da Rádio Mundial

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa