Menu

Mentiras gentis

Atualizado dia 10/19/2006 12:05:56 PM em Autoconhecimento
por Oyára Cristina de Moura


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje quero falar sobre uma velha conhecida de todos nós: a mentira. Mas não das grandes mentiras, falo daquelas mentiras imperceptíveis, sutis, aquelas que nós contamos para nós mesmos. Todos os dias, naturalmente, vamos contando mentirinhas suaves para não enxergar o que está à nossa frente - para nos livrarmos de pequenos incômodos – e acabamos por criar incômodos ainda maiores. Incômodos cujo efeito devastador só será sentido mais tarde, quando algo dentro de nós gritar tão forte que já não mais poderá ser contido.

Começamos por contar a mentira genérica, a de que a nossa vida vai bem, obrigada, que não queremos mudar nada. Esse “está tudo bem” nos dá um alívio imediato, mas ao mesmo tempo nos deixa no aconchego de uma inércia que nada constrói.

As mentiras gentis estão por toda a parte. Na relação afetiva, quando nos deparamos com um olhar cansado que não quer conversar porque, sabe, no diálogo a gente sempre se mostra e se expor é cansativo, demanda auto-análise, reflexão, demanda aceitação de mudanças no nosso comportamento e na nossa vida pessoal em prol do outro, porque onde há relação há troca e a troca exige tolerância, abnegação e desapego, coisas que nós, muitas vezes, não estamos preparados para fazer.

Ao chegar na escola do nosso filho nos deparamos com situações, muitas vezes, que nos incomodam. É um olhar da monitora que não nos agrada, uma criança chorando, um pai com fisionomia preocupada, mas vamos deixando tudo passar porque, afinal, a gente tem pressa e trocar o filho de escola demanda tempo, demanda esforço, demanda readaptação. E aí contamos a mentira de que “em toda a escola existe problemas e tudo bem”. Sim, em toda a escola existe problemas, mas existem problemas maiores e menores. Queixas que podem ser resolvidas com a direção da escola através de um diálogo franco e aberto e queixas que jamais serão ouvidas.

Nas nossas relações pessoais, até que ponto estamos sendo espontâneos, ajudando as pessoas a entrarem em contato com a verdade, esse poderoso instrumento de harmonização e libertação?

E no nosso local de trabalho, será que estamos fazendo todo o possível para modificar as pequenas coisas sobre as quais reclamamos todos os dias? Será que não podemos transformar o nosso ambiente, fazendo com que as energias lá presentes se harmonizem de tal forma que o trabalho nos inspire mais prazer?

O meu convite hoje é para que cada um de nós entre em contato com a sua verdade interior. Não basta que a gente conheça a verdade se não a utilizarmos como instrumento de transformação para as pequenas coisas de nossas vidas que não queremos mais. Não basta que saibamos das mentiras, se não tivermos a coragem de desmascará-las, proporcionando a nós mesmos e às pessoas que nos cercam o contato com o verdadeiro significado da nossa missão. Vamos deixar que a nossa verdade fale mais alto ou restará o silêncio inerte da estagnação da vida que não permite a evolução espiritual de que tanto precisamos.

O meu desejo hoje é para que cada um de nós consiga levar adiante esse propósito com harmonia, mas energicamente, com a forma corajosa e objetiva que todo o ser em evolução sabe se conduzir. À verdade!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Oyára Cristina de Moura   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa