MERLIM, O ESPÍRITO



Autor Weber Malcher
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/29/2010 1:05:27 AM
MERLIM, O ESPÍRITO

O auto-conhecimento é uma chave que nos leva a uma profunda viagem. Uma viagem ao nosso interior, fazendo -nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer uma escolha mais consciente, que nos levará há ma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativo.
Compartilho com vocês, um texto sobre a vida de Merlim, extraído do livro Merlim, o mago.
Ao se distanciar no âmago das florestas, ou a aceitar ir para a prisão invisível da fada Viviane, Merlim realiza um grande distanciamento. Ele se afasta da sociedade de seu tempo e busca encontrar a nova realidade, a de uma nova aliança , e aí fica claro que Merlim, tido como louco, é realmente um sábio. Além disso, ele chegou a conhecer a língua dos animais, conhecimento que, na nossa época, só é dado a raros iniciados, ao passo que outrora era fato comum, como nos afirmam os contos populares da tradição oral de nossos meios rurais. Ora, quando se conhece a língua dos animais pode-se fazer um pacto com eles e, além disso, compreender a linguagem misteriosa da natureza, saber o que ela espera de nós. Pois a natureza nos fala. Mas em nossa civilização industrial, construída toda ela sobre a lógica, a ciência e o lucro, em nossa civilização urbana despojada das raízes essenciais que entretanto erigiram a humanidade, nós não sabemos mais escutar a natureza. Sem duvida porque não compreendemos mais sua linguagem.
Merlim conhece essa linguagem. Merlim ecologista? Sem duvida. Ele sabe que o mundo não pode perdurar se as relações entre os seres e as coisas - relações delicadas, baseadas em um equilíbrio sempre questionado - forem integralmente respeitadas. Por isso é bom evocar Merlim e fazê-lo dizer , em palavras muito simples, quais os caminhos que levam ao futuro. Ele é profeta e pode, em certo sentido, mostrar-nos qual seria a nossa condição humana se soubéssemos nos desvencilhar das seqüelas do orgulho de querer dominar o mundo. Merlim mágico? Sem sombra de duvida, mas um mágico autêntico que ensina a todos os nossos contemporâneos que os caminhos da sabedoria são perigosos e que se comportam muitas vezes com aprendizes de feiticeiro, para não dizer como feiticeiros do acaso.
Merlim é também o Espírito. Queiramos ou não, o Espírito, qualquer que seja essa noção, domina nossas ações e o futuro da História. Cabe a nós desvendar o real, dissimulado nas profundezas dos lagos e das florestas.
Ao se passar a noite na floresta de Brocéliande ouvem-se às vezes estranhos ruídos nas arvores. Os céticos dirão que é o vento que sopra nos galhos; outros dirão que talvez seja a voz de Marlim a nos indicar o grande caminho da aventura humana.
(Texto extraído do livro, Merlim, o mago.- Editora Paz e terra, autor Jean Markale.)









Escritor, membro da União Brasileira de Escritores (UBE-AM), membro da Ordem Rosacruz- Amorc- Reikiano; formação em Astrologia Tradicional e Kármica, Numerologia, Palestrante (temas místicos, culturais e filosóficos). (92)9.94494979 WhatsApp E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |