Menu

MICRO LIÇÕES & IDOSOS NA INTERNET

Atualizado dia 9/30/2006 12:55:22 AM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

>

MICRO LIÇÕES
- Aulas particulares voltadas para o público adulto

- Lições básicas e elementares

- Atendimento personalizado para pessoas que têm receio de utilizar o computador ou que pensam que jamais conseguirão manejá-lo

- Lições de acordo com suas NECESSIDADES e INTERESSES

- Aprenda e exercite no seu próprio micro

- Perca o medo de utilizar o micro, AGORA!

Entre em contato com MICRO LIÇÕES

É tempo de incluir os idosos na Internet!
Dê-me sua mão e vamos, juntos, explorar esse mundo maravilhoso que está à disposição de TODOS, NÃO IMPORTA A IDADE!
Lembre-se que ”grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos. Uma longa viagem de mil milhas inicia-se com o movimento de um pé”. Lao Tsé

Abraço de incentivo!
Fátima

IDOSOS NA INTERNET: ADEUS À INFO-EXCLUSÃO

Daniela Nanni
Química, Webdesigner e Divulgadora Científica


O que leva a maioria dos idosos a evitar a Internet? O medo, a ausência de conteúdos específicos, a escassez de recursos financeiros, a falta de conhecimentos ou a inadequação do equipamento são algumas das justificativas.

A psicóloga e gerontóloga Cecília Raso, membro da Federação Brasileira de Psicodrama, que desenvolve o projeto Trilhando o Caminho da Terceira Idade, que tem enfoque para o envelhecimento preventivo, acredita que muitas vezes o que impede o idoso de ter acesso à tecnologia é a questão social e econômica que o País atravessa. “Nossa sociedade é cruel com o cidadão sênior. A maioria se aposentou ou recebe uma pensão de no máximo três salários mínimos”, constata. Ter um computador em casa, fazer um curso, manter uma linha telefônica para a internet é sinal de despesa.

Por outro lado, se a maioria das pessoas da terceira idade já está aposentada, é justamente por meio do conhecimento da informática que muitas retornam à atividade profissional. Marciana Nunes Guedes, de 67 anos, administradora de empresas aposentada há doze anos, tornou-se digitadora de livros na Biblioteca Virtual da USP (Universidade de São Paulo) após fazer um curso de informática. Marciana também cria e desenvolve cartões de aniversário e natalinos.

A Internet proporciona cultura e entretenimento aos idosos.

E não é só trabalho. A computação e a Internet proporcionam cultura e muito entretenimento. Há cursos virtuais, compras, jogos, salas de debate, bate-papo nos chats, bibliotecas virtuais e até namoro. Para a gerontóloga Cecília Raso, as pessoas da terceira idade costumam ter medo do novo e do desconhecido e muitas vezes precisam do incentivo da família para começar. “O espírito não envelhece. As pessoas acham que só os jovens têm projetos de vida. A informática estimula a sociabilização. Não substitui a presença humana, mas é um paliativo para a solidão”, diz.

Estudos do especialista norte-americano em geriatria, David Lansdale, da Universidade de Stanford, mostram que o uso da Internet pode ajudar a superar depressão, a solidão e o desamparo, comuns nos idosos. O paulistano Hildebrando Lamberti, 65 anos, confirma: “Com ela brinco, faço amigos, tenho emoção”.

Internet Sênior

“A internet nasceu com os jovens e continua a ser feita em massa para eles e não para quem tem mais de 45 anos”. A escassez de conteúdos específicos para idosos é uma das principais explicações para a aparente auto-exclusão dos mais velhos na rede, na opinião de Teresa Almeida Pinto, gestora da empresa ByWeb e principal responsável pelo site Terceira Idade On-Line, ou TIO (https://www.projectotio.net), de Portugal. A maioria dos sites tem “letras pequeniníssimas e cores sem contraste”. Além disso, muitos idosos perderam o hábito de escrever, acostumados às conversas telefônicas.

Em fevereiro de 2000 foi lançado, no Brasil, o site Maisde50 dedicado a trazer informação e lazer às pessoas que já ultrapassaram a faixa dos 50 anos. São assuntos de saúde, gastronomia, mercado de trabalho, moda, turismo e entrevistas. Os programas das salas de bate-papo é que ainda não ganharam muitos adeptos nessa faixa etária. Quando divididas por gerações, as salas dedicadas aos internautas acima de 55 anos costumam estar mais vazias. O professor Saldanha, assíduo “freqüentador” da rede, acredita que o bate-papo pode constranger os mais velhos por apresentar opções de salas de sexo. “A pessoa abre a página e logo vê uma janela de sexo. Isso pode encabular o idoso”, diz. De qualquer forma, muitos vovôs e vovós internautas ultrapassam o preconceito.

Olga Maria Hubbe Pacheco, de 71 anos, aprendeu a usar a internet com explicações dos seus 20 netos e navega nos chats desde o ano passado. “Encontro receptividade e muito calor humano no chat. Repartimos as alegrias e as preocupações, rimos e choramos juntos, como uma grande família”, ela conta. Quando as baixarias acontecem, Olga aplica um programa específico, que existe na maioria dos provedores, e exclui a pessoa indesejável do bate-papo.

De qualquer forma, a Internet é democrática e reserva espaço inclusive para os interessados em assuntos mais picantes. “Eu acho saudável poder paquerar, namorar e até falar sacanagens na net”, diz o paulistano Lamberti. Para isso, afinal, há o espaço reservado nos chats.
https://www.techway.com.br/techway/revista_idoso/comportamento/comportamento_daniela.htm

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa