Menu

MINDSET QUÂNTICO

Atualizado dia 5/18/2019 1:31:08 PM em Autoconhecimento
por Ricardo Keller


Facebook   E-mail   Whatsapp

MINDSET QUÂNTICO

Está aberto para desenvolver um Mindset de crescimento frente as infinitas possibilidades que o Universo disponibiliza? A mente humana é um dos nossos mais poderosos instrumentos que o Universo nos disponibilizou. Será eu fazemos bom uso de nossas mentes, ou ainda, a usamos todo o seu potencial?

Nossa mente é hipercriativa e hiperativa, tanto para pensamentos positivos ou negativos, ruins ou bons e nesse sistema complexo de processamento de informações no nível da intelectualidade, da emocionalidade e do instinto que armazenamos lembranças, sentimentos, emoções, traumas, fobias, crenças, valores, princípios, aprendizados, conhecimento, estratégias, informações, além de observar e perceber tudo (ou quase tudo) o que está ao nosso redor, tanto de modo consciente como inconsciente.

Praticamente é impossível cessar o fluxo de pensamento. Alguns, com muito prática, conseguem em processos meditativos, mesmo que por alguns segundos, como que zerar a mente. Interessante, que exatamente nesses momentos em que consegue-se parar o fluxo de pensamentos, é nos dissociamos de toda nossa história associado ao nosso ego, e como que adentramos ao “vazio”, que é a nossa essência, nossa conexão com o nosso divino, nosso Eu Superior e possibilidade de acessar outros futuros ou realidades. Se se interessar mais sobre o assunto, veja mais nos vídeos e livros do Prof. Horácio Frazão (https://horaciofrazao.com.br/ e https://www.youtube.com/watch?v=dGrKAiDF1JI)

A mente humana é como uma poderosa antena, conectada com o Universo, observa, interpreta e registra tudo o que percebe, tanto pela mente consciente que processa algo em torno de 40bites de informação por segundo, como pela mente inconsciente que, incrivelmente capta cerca de 20 milhões de informação por segundo, conforme explicado por Bruce Lipton em seu livro A Biologia da Crença.

E bem aqui, onde existem os “filtros” onde tudo o que a mente percebe é “filtrado” ou interpretado e damos significado, o que depende de nossas crenças, experiências passadas, memória, traumas, fobias, medos, pulsões, lembranças, valores, princípios, estado interno ou emocional. Aqui está um ponto crucial que impacta nossa vida e está o grande potencial da mente, que pode nos empoderar, nos propulsionar, ou, infelizmente, nos limitar ao ponto de perdermos a autoestima, definharmos, diminuir nossa capacidade e competências de aprender e lidar com as mais variadas situações da vida, até ao ponto de adoecermos ou desistimos de progredir ou mesmo viver.

Para a forma como que cada um percebe o mundo exterior e dá seu próprio significado, damos o nome de Mindset, ou mentalidade, processamento mental.

Tudo o que a mente percebe é processado por ela juntamente com nosso cérebro, criando as conexões neurais (neurônios e sinapses), assim como descargas eletroquímicas (neurotransmissores como dopamina, serotonina, endorfina, oxitocina, dentre muitos) os quais vão interferir no nosso pensamento, sentimento e comportamento. Enquanto nossa mente consciente é racional, lógica, executora, e de certa forma “limitada” a mente inconsciente e, obviamente não menos importante, adentra a um universo de infinitas possibilidades, de infinitas informações, porém, sem o senso crítico da mente racional, mas de forma ilimitada.

Uma observação importante. Não existe um hemisfério direito do cérebro que é o lado criativo, emocional e um hemisfério esquerdo do cérebro que é lógico, racional. Trata-se de um mito. Claro que biologicamente falando existe dois hemisférios cerebrais, mas ambos são repletos de conexões e terminações neurais e sinápticas, que se estendem por todo o cérebro, em ambos os hemisférios. Há a teoria do Cérebro Trino ou Triúnico, desenvolvida pelo médico e neurocientista norte-americano Paul MacLean, expõe que os seres humanos têm o cérebro divido em três unidades diferentes: Neocortex, Encéfalo Límbico e Encéfalo Reptiliano https://amenteemaravilhosa.com.br/cerebro-trino/)

O encéfalo ou cérebro reptiliano localizado no tronco cerebral, exatamente acima do local em que a medula espinhal acessa o crânio. É a parte mais primitiva do ser humano, inicia seu desenvolvimento ainda no útero, por isso é responsável por nossa sobrevivência.

O encéfalo ou cérebro emocional ou límbico, localizado acima do cérebro reptiliano, no centro do Sistema Nervoso Central (SNC), juntamente com o reptiliano, é o centro de todas as emoções, o monitor do perigo, o juiz do bem-estar, o árbitro da sobrevivência…

As emoções intensas ativam o sistema límbico, especificamente na região da amígdala que nos avisa dos perigos (centro do medo), desencadeia uma cascata de hormônios os quais desencadeiam impulsos nervosos, elevação do ritmo cardíaco, aumento de consumo de oxigênio, preparando o corpo para lutar ou escapar de alguma situação.

Ambas partes do cérebro trino (reptiliano e emocional) evolutivamente mais antigas se encarregam de registrar as vivências, de administrar nossa fisiologia e da identificação (conforto, segurança, ameaça, fome, cansaço, desejo, vontade, iniciativa, prazer, dor…).

O cérebro racional, neocórtex, onde se localiza o córtex pré-frontal, encarregado do planejamento, antecipação, percepção de tempo e de contexto, inibição de ações inadequadas, compreensão empática…

O Mindset ou modelo mental dá estrutura ao que a mente registra, orientando todo o processo de interpretação. Portanto, fundamental as nossas interpretações, significações e como processamos o mundo exterior. Nosso Mindset é decisivo na maneira como vemos o mundo exterior, como percebemos, julgamos, como escolhemos, como decidimos e nos comportamos.

Tudo que existe no Universo é informação e energia, de modo que a mente percebe as informações e energias, as processa, gerando mais informações e energias, pelo ciclo Estímulo - Pensamento – Sentimento – Comportamento – Resposta – Aprendizado.

O que pensamos e como pensamos, o que sentimos e como sentimos resulta em nosso comportamento, nossos hábitos e condicionamentos. É a resposta que damos ao Universo. É o resultado que obtemos de como processamos todas essas informações e energias. Estar consciente do que acontece no nível consciente e inconsciente é que nos torna Autoconscientes e mais empoderados!

A psicóloga e PhD, Carol Deweck, em suas pesquisas que culminaram em seu livro sensacional, Mindset, entende que todos temos dois principais mindsets, o fixo e o de crescimento.

Os indivíduos de Mindset fixo querem ter certeza de que terão êxito em suas ações (são do tipo que pensa "você tem um certo nível de inteligência e não pode fazer muito para modifica-lo."), transformando-se em pessoas que não  aprendem. Se as coisas forem muito desafiadoras e não se sentirem inteligentes nem talentosas, perdem o interesse e desistem dos desafios, prosperando apenas quando as coisas estão seguramente ao seu alcance.

Assim, para os de Mindset fixo o "especial" passa a significar "melhor que os outros", uma pessoa superior. A ideia de que uma nota seja capaz de avaliar para sempre uma pessoa é o que cria a urgência para os de Mindset fixo, precisam de êxito imediato e absoluto.

Indivíduos que acreditam em características imutáveis têm uma urgência em serem bem sucedidos e, quando não conseguem, sentem algo mais do que orgulho propriamente dito, como uma sensação de superioridade, pois sucesso significa que seus traços imutáveis são melhores que os dos outros.

Por sua vez o fracasso, ainda que uma experiência penosa, não nos define totalmente, deve ser enfrentado e tratado, é um aprendizado e as vezes um meio, não um fim em si.

O Mindset fixo cria um monólogo interno localizado no senso de julgamento:

"Isto significa que sou melhor do que os outros", "isso significa que sou um fracassado", limitando assim as realizações, transformando as pessoas em juízes, em vez de aliados. É aquele voz interior, aquele lado crítico que não perdoa.

Para os de Mindset de crescimento, o sucesso significa desenvolver-se e no processo de experienciar, aprender, ficarem mais inteligentes, pois sempre há a possibilidade de mudar substancialmente seu nível de inteligência, prosperando ao ir além dos seus limites. O que os leva a pensar ou compreender que até mesmo os gênios precisam se esforçar para serem bem sucedidos. É o esforço ou empenho que deflagra a capacidade e a transforma em realização.

Esses indivíduos de mindset de crescimento, que muitas vezes usamos a expressão “de mente aberta”, lidam melhor com o estereótipo e preconceito por parte de outros,  entendendo que se trata apenas da opinião dos outros sobre eles. Simples assim, não se identificam, não se afetam. Isso demonstra que podem ter mais auto controle, auto conhecimento e serem menos reativos, com mais auto estima e inteligência emocional.

Em situações em que se sentem inferior é possível aprender e a aperfeiçoar-se, e não a se julgar, sem se prender a pensamentos limitadores, a uma frágil sensação de adequação e a ideia de que os outros possam nos definir. Suas crenças são na maior parte empoderadoras.

O monólogo interno dos de Mindset de crescimento não trata de julgar a si e aos demais, possibilitando estarem mais afinados para o aprendizado e ações construtivas, a fazer julgamentos mais ponderados e realistas, usando integralmente a mente. Esse é um ponto crítico de sucesso. Usar a mente em sua integralidade, tanto o racional como o emocional.

Com o Mindset correto e o ensinamento adequado podemos fazer muito mais do que imaginamos, permitindo que nossas capacidades se desenvolvam e se frutifiquem, por meio de concentração, esforço e estratégias que o próprio cérebro e o indivíduo criam para sua experiência de vida.

Unindo o conceito do mindset de crescimento, da possibilidade de expansão da mente e maior conexão da razão com a emoção, com o conceito da Física Quântica de que tudo no Universo é energia e informação onde o Observador co cria sua realidade num universo de infinitas possibilidades, podemos nos valer de jogarmos mais com as probabilidades a nosso favor, criando contextos favoráveis como protagonistas, em vez de sermos vítimas da casualidade, das circunstâncias ou da sorte, ou mesmo de um capricho da vontade divina.

No nível atômico, a matéria deixa de se comportar como massa, para se apresentar como onda, como pura energia. Tudo bem, isso não é mais novidade. Mas vamos avançar nessa ideia. Pensamentos existem para se materializar, se tornarem realidade! Poré, antes, são ondas, energia contida, pois em qualquer momento pensamentos são informações e energia. Portanto, devemos observar o que e como pensamos e quais significados e interpretações damos. E isso tem tudo a ver com nosso mindset.

O mundo que você e eu vemos ao nosso redor é aquele que desejamos? Você está satisfeito com seus resultados?

O fato é que o resultado é exatamente aquilo que você pensa, sente, percebe, julga, interpreta...em outras palavras é a sua resposta, o que você emite, vibra e acredita…é a sua própria energia emitida e tomando forma de acordo com tudo aquilo que está processando internamente, nas mentes racional e emocional, no seu intelecto e no sentimental. Sim sua própria co criação, goste ou não.

Conforme o mítico sábio do antigo Egito, HERMES TRIMEGISTO, enuncia 7 leis universais, que regeriam tudo o que existe. O CAIBALION link link, a vida é aquilo que acontece dentro da mente e “O homem nada sabe, mas é chamado a tudo Conhecer.” (Hermes). Portanto viver é senão um se permitir sair do mundo das trevas ou material e adentrar ao mundo da luz, do conhecimento, do espiritual. É um eterno conhecer e aprender, experienciar e ser. Veja mais em http://www.gnosisonline.org/mestres-da-senda/hermes-trismegisto/

Quando se fala em energia a ideia é de capacidade, potencialidade, de movimento, de realização, o que por sua vez produz uma vibração, frequência. Energia é “capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho”. Segundo Aristóteles, “ação de um motor (físico ou metafísico) que permite a atualização de uma potencialidade.” Etimologicamente, este termo deriva do grego "ergos", cujo significado original é literalmente “trabalho”, está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento. (https://www.significados.com.br/energia/).

Um outro ponto interessante sobre o conceito de energia, segundo o Princípio de Lavoisier, é que a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída, portanto  é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica, ou a energia usada num pensamento pode ser transformada num comportamento, ação , na sua materialização ou numa criação material (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-energia.htm).

A palavra informação tem origem do latim informare, que significa "modelar, dar forma". É o conjunto de dados e conhecimentos organizados, que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno e também atribui significado a realidade mediante seus códigos, capaz de dar origem à formação do pensamento humano (https://www.significados.com.br/informacao/).

Pare um pouco para refletir no que está pensando, que tipo de informação está processando, que sentimento está gerando e como está reagindo a isso, ou se comportando. Qual energia está sentindo ou produzindo? Como você a qualifica, como positiva, boa, ruim ou negativa? O que está vibrando?

Vibração é o movimento de vaivém, ou oscilação, de uma partícula. Quando falamos, nossas cordas vocais geram vibrações, de modo que se os objetos não vibrassem, seria impossível a comunicação pela palavra, pois todos os sons têm origem em um objeto em vibração...movimento, ou seja, energia.

Quando um corpo ou partícula, entra em movimento, portanto está gerando e trocando energia com o meio, gera-se outro fenômeno conhecido por ressonância que é o modo de transmissão, de repercutir das ondas sonoras por um corpo. Essa energia em movimento, vibrando, ressonando tem uma frequência, ou seja, um determinado número ocorrências, de oscilações propagadas pelas ondas num determinado tempo a qual é medida por hertz (Hz).

O Universo sempre está em movimento e para entrarmos em harmonia com ele, é preciso um movimento, um comportamento, que é gerado no campo do pensamento e sentimento, com uma carga energética, emocional e informacional. Interagir e conhecer as leis uviversais, bem como o auto conhecimento e auto consciência são fundamentais para nossa experiência de "estar humano" na expansão do nosso ser espiritual.

Nossa mente se conecta ou percebe as informações ou energias ao nosso redor justamente pela vibrações dessas ondas (ondas de luz, de som, de calor...) que são captadas pelo nosso sistema sensorial, que nossa mente e cérebro interpretam e dão significado. Além de poder transcender também e se conectar com algo maior e superior, seja o conceito de Deus, do divino, do Eu Maior, Eu Superior, se Iluminar, ou como cada linha religiosa ou filosófica prefere conceituar.

E assim nos conectamos com as coisas, pessoas, sentimentos, estímulos, com o Universo, por ressonância, que pode ser harmônica ou desarmônica. Um exemplo bem simples, é quando ouvimos um instrumento musical, nossos ouvidos percebem se está afinado ou desafinado, quando sentimos o som ou música, agradável ou desagradável.

 A mente, essa super poderosa antena de captação de ondas atrai exatamente as ondas similares a informação que estamos gerando pelo nosso pensamento e sentimento. Outro ponto fundamental. Criamos nossos estamos mentais e emocionais e atraímos por ressonância o seu igual o que nos leva a sermos co criadores de nossa realidade.

Informação, energia, pensamento, sentimento, comportamento, resposta, resultado, realidade! Me responda agora, mediante essa perspectiva, da física quântica se Você é vítima das circunstâncias ou protagonista, diretor e ator principal da sua história, da sua vida? As maiores frequências estão relacionadas  aos sentimentos de gratidão, plenitude, realização e merecimento e resultantes de nossa postura e comportamento com a vida, com o que acontece conosco, como lidamos com isso.

Voltemos ao mindset. Agora, com uma pitada de neurociência temos um círculo virtuoso de aprendizagem e autoconhecimento:

1 Observação e Percepção

Processo sensorial e cognitivo gerando pensamentos e sentimentos com relação a alguma situação, problema, insatisfação ou desejo ou objetivo. Num primeiro momento apenas observar, sem ego, julgamento ou preconceito. Melhor ainda se conseguir fazer de maneira dissociada, neutra, permitindo acessar todas as possibilidades, os contextos, as necessidade e interesses por detrás dos acontecimentos, bem como os motivos que determinam certos comportamentos.

2 Pensar e Sentir, o que por meio de um processamento interno, interpretamos e damos significados a essas informações, que nossa mente cria imagens, as quais também são informações carregadas de energia (emoções e sentimentos) além  das descargas eletroquÍmicas sendo disparadas mas cadeias neurais que são os neurotransmissores

3 Visualização Criativa, tudo o que percebemos se transforma em imagens e símbolos, carregados de informações , emoções e sentimentos. Aqui é que podemos direcionar e reeditar nossa mente por criativamente elaborar um quadro ou tela mental em nossa mente inserindo ali tudo o que quisermos, como um filme ou animação, porém, com três elementos essenciais, desejo/sentimento, convicção/fé, e ausência de conflito

4 Desejar: sentimentos de elevada frequência, como gratidão e merecimento, geram descargas eletroquímicas com cargas positivas ou neurotransmissores que nos fazem sentir bem, nos motiva e nos movem à ação.

5 Convicção,  acreditar, com  fé em si próprio e nas leis universais, sem conflito interno, dúvida ou ansiedade, com paz de espírito, certo de que aquilo desejado já existe, é seu, por merecimento e com gratidão.

6 Atenção e Foco, não deixe que outras distrações, inclusive do seu ego que quer se defender e se manter na zona de conforto, o sistema de sobrevivência não que mudar para não gastar energia assim como distrações de fora, desviem sua atenção e perca o foco naquilo que é mais importante, sua prioridade e que gera resultado e estamos mentais e emocionais melhores.

7 Saber e Agir: Entrar em movimento, em ação com Conhecimento e Comportamento adequados com vontade, querer e intenção alinhados e focados.

8 Persistência e Determinação, ação direcionada a objetivo e proposito, fundamentada no reto pensar, reto sentir, reto falar, reto agir e andar, com Auto análise, Proatividade e Protagonismo.

9 Congruência: alinhar pensamento, sentimento, emoção, verbalização ou comunicação com a mesma frequência elevada, una e equilibrada entre consciente e inconsciente.

10 Harmonia com as Leis Universais, é ter Paz de Espírito, paciência, para as coisas acontecerem conforme seu tempo, momento, sem ansiedade ou artificialismo, respeitando as leis do Universo.

O modelo descrito acima, nada mais é que a materialização dos pensamentos, e pode ser usada na elaboração de objetivos, projetos e em reflexões, orações, meditações dirigidas. Uso essa técnica em workshops e atendimentos de coaching, chamo de Engenharia Visual Criativa.

É impossível deixar de me referenciar na física quântica e em específico ao Professor Osny Ramos que nos diz que observar um quantum de energia e pensar nele, ambos são processos mentais iguais: O quantum de energia é tão abstrato quanto um pensamento! Quando se observa um quantum de energia, daí entra o princípio do Observador, essa partícula quântica instantaneamente se materializa, e passa a existir na nossa realidade material, conhecido como Colapso da Função de Onda.

Nesse momento, o Observador, está materializando um pensamento, e como tudo antes de ser criado materialmente, é criado mentalmente, podemos materializar os nossos projetos em forma de pensamentos.

Voltemos a pergunta: No que está pensando? O que está sentindo? Isso gera energia, vibração, frequência, ondas...daí o cuidado de se escolher bem o que pensamos, sentimos, nossos objetivos, projetos e com o que nos conectamos ou correlacionamos com o Universo!

Como diz o Prof. Osny Ramos, “precisa traçar a Função de Onda do seu projeto (o melhor contexto) e depois entrar em Correlação Quântica com ele, e tudo isso você pode fazer através do seu psiquismo total: Espiritual – Mental – Intelectual – Intuitivo – Imaginativo – Emocional – Sentimental.”

Lembre-se somos resultado do que pensamos, sentimos e escolhemos, portando escolha sempre o que for melhor para sua experiência como ser humano nos diversos papéis que desempenha em sua vida pessoal e profissional e escolha sempre ser sua melhor versão em tocas correlações e situações do seu dia a dia.

Ricardo Keller Consultor, Coach, Facilitador

Designer Instrucional  & Psicoterapeuta Holístico

Cel +55 11 9-4229-8181 / Skype: ricardo.kellersc [email protected]

br.linkedin.com/in/ricardokeller/ link

ARQUITETURA  do  SER

Desenvolvimento Humano & Terapias Holísticas Integrativas


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ricardo Keller   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa