Menu

Minhas emoções são minhas mesmo?

Atualizado dia 11/28/2007 12:19:43 PM em Autoconhecimento
por Theresa Spyra


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre percebi muito as emoções. As minhas e as dos outros. Até a dos ambientes... Quando mais nova, muitas vezes ficava incomodada, assim do nada. Nervosismo, alegria, alívio, tensão, tudo isso surgia sem explicações. E isso era desconfortável. Incomodava tanto que comecei a procurar explicações, através da meditação, estudo de terapias e auto-observação para entender, perceber e controlar essas emoções. Acho que as mulheres, de maneira geral, são mais abertas para as emoções e se deixam influenciar com mais facilidade... pelo menos é o que percebo em meu trabalho terapêutico. E esta abertura, se bem controlada, é muito útil para decidir quais caminhos tomar, escolher ficar ou não com alguém, entender melhor o caminho profissional e, enfim, tomar decisões com mais consciência.

Conforme os anos passaram, fui entendendo que muitas das emoções não eram minhas. Todas as pessoas e todos os ambientes estão impregnados de informações e de energia, já que tudo é formado por átomos e estes são informação e energia, sem dúvida. Uma pedra só é uma pedra porque uma informação disse: “juntem-se átomos e faça-se uma pedra”. Logo em seguida, a energia que existe em todos os átomos atuou e “criou-se” uma pedra. Informações mais fúnebres, rudes, agressivas, como também humoradas, alegres, amorosas, existem em tudo e em todos. É como se estivéssemos nos corredores de uma locadora e observássemos um DVD. “Hum, isto é comédia...”. “Ah, este é terror...”. E podemos escolher se queremos levar este DVD para casa ou não.

Todos nós temos a possibilidade de perceber essas informações e essa energia que existe em tudo, uns mais, outros menos. Importante é perceber que a maior parte das emoções que sentimos são exteriores e o fundamental: você pode escolher se levará o DVD para casa ou não!

Enxergamos uma pessoa mal-humorada e logo o sentimento de incômodo nos invade. Sentimos que o mau humor do outro pode nos derrubar, nos atingir, deixar cair nossa motivação. E é verdade: pode mesmo! Algum colega vem com aquele ar de necessitado e o sentimento de carência dele nos invade. Não queremos “deixá-lo na mão”, pois aprendemos que devemos ajudar os necessitados, mas depois que ele vai embora, quem está mal somos nós mesmos. Será que sou obrigada a carregar os problemas que não me pertencem? Isso ajuda realmente o outro?

É aí que vemos uma coisa interessante: o sentimento do outro, de alguma situação exterior, bate dentro de nós e nos provoca emoções e sentimentos também. O mal-humor de um provoca o sentimento de incômodo. O “ar de necessitado” do outro provoca o sentimento de carência em nós mesmos... Isso é um exemplo. É bem possível que você não reaja dessa forma, mas com certeza existem outras atitudes de pessoas que lhe provocam outras emoções. Será que essa emoção é benéfica para você? Você consegue percebê-la? Quer passar esse DVD na tela da sua alma?

Quando falei que a meditação me ajudou a perceber quais emoções eram minhas, quais eram “de fora” e como separar aquilo que eu queria daquilo que não queria, não quis dizer que é sempre fácil. Além de ser necessário a real vontade de não rodar o filme de emoções que não desejamos, existem alguns tipos de sentimentos que estão profundamente enraizados em nós, vindos até como herança genética dos nossos antepassados e, então, existe mais dificuldade de tomar uma atitude consciente diante delas.

As emoções hereditárias

O escritor e espiritualista alemão Eckhart Tolle diz que temos um corpo de dor. Este corpo de dor não é real, mas possui informações, arquivos que geralmente rodamos em nosso DVD. Por quê? Por que será que o ser humano opta espontaneamente por tomar atitudes, ter comportamentos, sentimentos e emoções que o fazem sofrer?

No meu trabalho terapêutico com constelações familiares sistêmicas, surge uma explicação: por amor. Sim! É verdade! Amamos imensamente algum membro da nossa família. Às vezes o papai, às vezes a mamãe, às vezes um parente mais distante. Por amor, carregamos o sentimento de culpa do papai, da mamãe ou deste parente... Muitos pais não puderam dar condições financeiras boas para os filhos. Isso os deixou muito chateados, amargurados, com sentimento de culpa. É muito lógico que um filho, ao crescer, carregue esse sentimento de culpa do pai como prova de amor a ele. O problema é que este problema não tem nada a ver com ele. É problema do pai!

Os problemas, culpas, emoções, tanto positivas como negativas, que carregamos dos outros se manifestam na nossa vida sem que percebamos. Depois que entendi quais eram as situações de fora que me influenciavam e consegui deixar de me influenciar, comecei a trabalhar essas culpas e emoções interiores, mas que também não são minhas. E isso é maravilhoso! Quando olho para dentro, percebo quantas ligações tenho com meus pais e meus antepassados. Mesmo essas emoções aparentemente ruins, só estão comigo porque eu aceitei carregá-las por amor. E quando se descobre isso, é o momento de deixá-las. A César, o que é de César.

Assim, pedaço por pedaço, vão caindo essas emoções pesadas, como as asas de Ícaro se desprenderam aquecidas pelo sol. Lentamente, você percebe que é feito de uma substância muito mais pura e poderosa e essas emoções e sentimentos não necessitam mais estar com você. O amor surge e simplesmente se manifesta, sem a necessidade de forçá-lo, tomar atitudes para agradar alguém, sem culpar ou condenar aqueles que ainda se deixam levar pelas falsas emoções... Eles não sabem que elas são irreais! Mas você, agora sabe...

Theresia
Terapeuta e facilitadora de constelação familiar sistêmica
www.nokomando.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Theresa Spyra   
Theresa Spyra é alemã, trainer e terapeuta com especialização em constelação sistêmica familiar, organizacional e estrutural. Estudou com a também alemã Mimansa Erika Farny, pioneira na introdução do método sistêmico de Bert Hellinger no Brasil, e aprofundou-se nos sistemas estruturais e organizacionais, com estudos no Brasil, Alemanha e Suíça
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa