auravide auravide

Missão do Educador (todos nós), uma chamada para você



Como fazer o melhor ao educar e deixar despertar um dom, uma vocação e orientação interna capaz de chegar com amor e firmeza ao lugar certo, com as palavras certas e sem agressão, será possível?

Não existe fórmula, bula ou uma receita infalível, porém só se educa e cuida com a vontade de contribuir, informar e auxiliar na vida daqueles que amamos ou fazem
parte do nosso convívio.

Somos todos envolvidos nessa sistemática de ação e reação e sobretudo troca e experiência contínua.

Aprende-se com os pais, com os filhos, com os profissionais de Educação, com as pessoas e a cada momento mágico e especial dessa nossa vida diária e cheia de
novidades, acertos, descobertas e também com os erros.

Então, como fazer dessa tarefa tão necessária e importante aliada e necessária a cada papel que vou exercendo e estabelecendo nesta vida? Ser um bom pai, uma boa
mãe, um bom professor, um bom amigo...

Essa educação faz parte de tudo mesmo. Ela afinal é o começo de tudo e com ela damos a mão a vida inteira sempre; ora educando, ora aprendendo.

É preciso participar dessa chamada com consciência e carinho, ela acontece no nosso
dia-a-dia mesmo.

Buscar ajuda sempre que necessário e com certeza "quem ama cuida" e procura fazer o melhor.
Educar requer alguns cuidados especiais que podem parecer chatos mas essa parte e fundamental como:

- Pôr limite: sem limites a corda corre solta e sem direção;
- Dialogar e dizer o porquê das coisas? , dizer sim e elogiar quando for o caso; Saber dizer o não na hora certa e explicar.
- Criar um clima de amizade e acolhida para propiciar a confiança e o respeito.
- Outro aspecto importante é a disciplina; ela tem a medida e a hora certa.
- Dar liberdade com responsabilidade; saber ouvir e saber falar.

Além de ensinar os tão preciosos valores e, com certeza, dar o nosso exemplo ou ainda
dizer nossas experiências, sabendo que temos escolhas e sempre estamos aprendendo;
não somos perfeitos ainda.
Educar supõe dedicação e atenção e tudo pode correr bem quando se dispõe a essa tarefa com amor e bom humor .

Como Orientadora Educacional já acompanhei de perto muitos alunos nas fases de 1º e 2º Graus, crianças e adolecentes e para cada fase e cada pessoa há uma necessidade individual. Como também juntamente com pais e professores pois cada um é parte importante e integrante no processo em busca de melhoras e crescimento.

Acredito num mundo melhor! E espero contribuir com isso, mas volto a dizer: é fundamental fazer a nossa parte em cada papel e realmente deixar uma base
àqueles que nos ouvem, mais sólida e capacitada, para superar e ir em busca dos sonhos e viver suas conquistas e desafios.

Recentemente, tivemos muitas alegrias com os jogos Panamericanos - Rio 2007. Os esportes nos ensinam muito, nos fazem acreditar e vencer os desafios e também
conquistar com disciplina e vontade a cada dia a vitória. Ou ainda saber competir, saber perder e recomeçar.

Também acredito muito na força das artes em geral; vamos usar a arte pela paz como tem acontecido com muitas instituições especiais.
Precisamos resgatar em nós nossas habilidades e reais vocações com alegria.

Veja como a cultura nos abre as mais variadas portas e só com ela podemos enriquecer nossos conhecimentos; escrevi também sobre o incentivo a leitura.
Ver:https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos.asp?id=6066

Quero sinceramente voltar ao chamado! Sei que é educador também... Essa tarefa começa em casa e nas nossas relações, sei que muitos pais estão trabalhando para oferecer o melhor a seus filhos, mas sua presença e acompanhamento mais de perto e fundamental, cuide da sua parte com carinho.
Dedique um tempo com qualidade e atenção a seus filhos, escute e veja (olhe nos olhos mesmo), converse, passeie, faça uma caminhada, tome um lanche, brinque, de carinho, ajude no dever de casa, etc.

Boa sorte nessa jornada contínua, mas gratificante quando podemos deixar nosso melhor. Que Deus nós dê paciência, serenidade e sabedoria sempre.

Te espero no meu Instagram! Abraço de luz!

Com carinho,

Texto revisado por: Cris


Publicado dia 21/8/2007
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa