auravide auravide

Modelo Organizador Biológico (Corpo Espiritual)

por Luiz Miiller

Publicado dia 16/1/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


O homem é um ser constituído de Corpo carnal, Perispírito e Alma. Esta é a visão espírita do ser humano.

A alma (espírito encarnado) é, por si só, vibratoriamente incompatível com o nível material de nossa dimensão. Em sua dimensionalidade ela se relaciona com o seu meio via corpo mental (corpo sutil); este, dependendo da dimensão em que se encontre se expressando, fala através do seu corpo sutil também, porém mais grosseiramente e poderíamos denominá-lo Perispírito - embora o corpo mental possa ser considerado parte do Perispírito.

Para atuar em nossa dimensão mais densa - aqui na Terra - a alma se vale desse valioso instrumento para fazer sua ligação energética com o seu futuro corpo. Aliás, esse futuro corpo é exatamente modelado pelo Perispírito que, por sua vez, expressa o que a alma traz em sua mente quanto aos aspectos anatômicos. Ele é uma espécie de fôrma que elabora a forma somática e tem funções e propriedades específicas e importantes para a manifestação da Alma (Princípio Inteligente) na nova encarnacão.

Como já vimos, uma das funções importantes é a de elo de ligação entre a matéria e o Espírito (alma). Ele também tem o papel não menos importante que é o de registrar e arquivar toda a história do Espírito desde sua formação e de todas as existências corporais por que passou.

Sabemos que o Espírito muda de perispírito quando passa de um planeta para outro. Então, já nos perguntaram: "Se ele troca de perispírito como é que fica a questão dos registros nele contidos?". Boa pergunta. Lembramos aos nossos queridos leitores que esse corpo que chamamos de Perispírito é um campo de forças que poderíamos comparar a um ímã. Esse ímã é permanente. Nele, nesse campo de forças, se aglutina material extraído do meio em que estiver se expressando. Como no ímã se aglutina limalha de ferro nos mostrando o campo que normalmente é invisível, passa, esse campo, a se mostrar pelas configurações mostradas pela limalha que, por sua vez, se organiza em conformidade com as orientações que o campo do ímã lhe traça.

Assim também ocorre com o perispírito. A nossa história está toda gravada nesse campo de forças, e não na "limalha". Esta parte externa do Perispírito é que é mudada, não a parte indelével do Perispírito. O Perispírito recebeu, ao longo da história, diversas denominações. Paulo de Tarso chamou de corpo celeste; Jesus, de Túnica Nupcial; os soviéticos de corpo bioplasmático; a Teosofia, de Corpo Astral; o Espiritismo, com Allan Kardec, chamou de Perispírito; mais recentemente, Hernani Guimarães Andrade, aqui no Brasil o denominou Modelo Organizador Biológico.

É bom lembrar que dentro de suas funções o Perispírito tem o importante papel de personalizar o Espírito. No mundo espiritual o perispírito é o corpo com que os Espíritos se relacionam; é por ele que identificamos nossos parentes e amigos quando "sonhamos" com eles. Tem ainda a questão das propriedades. Citaremos algumas, mas deixaremos os comentários para os próximos artigos: plasticidade, compressibilidade, absorção, expansibilidade.

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14

Autor: Luiz Miiller   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa