Menu

Motivações textuais

Atualizado dia 12/8/2007 10:12:26 PM em Autoconhecimento
por Claudia Gelernter


Facebook   E-mail   Whatsapp

Certo leitor escreveu-me, há pouco, perguntando por que em certo momento eu critico a ignorância na forma de se escrever (no artigo “Os perigos do internetês”) para, em seguida, comemorar a ignorância gramatical de certa escritora brasileira (no artigo “Bendita ignorância!”).

Confesso que a princípio não desejava dar maiores explicações sobre o caso, porém ao reler minhas próprias linhas, percebi que poderia estar difícil para alguns a compreensão dos reais motivos que me levaram a escrever tais artigos. Então, vamos lá!

No caso do alerta realizado sobre os perigos do “internetês”, falo sobre pessoas que alteram nossa língua, criando uma nova, onde o entendimento torna-se difícil ou, até mesmo, impossível. O perigo estaria no uso indevido desse modismo, afetando toda a estrutura lingüística vigente, aonde a pobreza nas orações viriam coroar o fracasso da comunicação. No segundo caso falo da ignorância gramatical que de uma forma positiva permite um desabrochar da sensibilidade do escritor. Logicamente Cora Coralina além de se fazer entender muito bem, conseguia, como ninguém, encantar corações.

Diferenças básicas.

Outro ponto que tento explorar no segundo artigo é o “não saber para fazer”, como na estória do sapo surdo que ganha a corrida porque não conseguia ouvir os gritos daqueles que alardeavam seu provável insucesso.

O sapo não ouviu a multidão. Que bom! Às vezes precisamos aprender a desenvolver ouvidos moucos, pois isso nos poupa muitos fracassos.

Espero ter conseguido explicar as motivações textuais implícitas e explícitas. E, ainda, vibro para que elas possam servir de alerta nos dois sentidos propostos.

Grande abraço,

Claudia M. Gelernter

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Claudia Gelernter   
Tanatóloga e Oradora Espírita, professora e coordenadora doutrinária
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa