Menu

MUDANÇAS?

Atualizado dia 12/22/2006 8:55:24 PM em Autoconhecimento
por Silvana Lance Anaya


Facebook   E-mail   Whatsapp

Embora sejamos tão resistentes a mudanças, elas nos acompanham desde nossa formação ainda no útero e, de forma natural, fazem parte de nossas vidas, de nossas experiências e de nosso crescimento, mas nem sempre nos damos conta disso! Estamos sempre tão apressados! Tudo muda o tempo todo, mas pouco percebemos focados em nossa rotina diária!

Às vezes é preciso pararmos para pensar nas mudanças que precisam ser realizadas em nossas vidas, os planos que precisam ser colocados em prática, enfim, coisas que postergamos por falta de tempo (que não demos a elas!) ou porque na verdade não sabemos bem o que fazer a respeito!

Somos cautelosos quando se trata de mudanças e com isso podemos perder muitas coisas boas pelo receio do desconhecido, ou então, resistimos tanto que quando a mudança ocorre pela força do próprio destino, fica a sensação de que foi um longo e cansativo caminho percorrido, mas nem nos damos conta que este “longo” ficou aí pelo medo, o que tornou o caminho mais íngreme pela resistência a algo que já estava acontecendo naturalmente... e muitas vezes até para melhor!

Para muitos a palavra mudança vem repleta de recordações, e logo o que vem à mente é mudança no sentido de mudar de casa, escola, brinquedo, emprego, namorado, etc, mas à medida que crescemos, percebemos que mudança é algo mais profundo e que tem muito a ver com nós mesmos. Ao longo dos tempos, o mundo anda tão apressado e ouvimos falar tanto em “mudanças” que parece até um modismo! Elas soam como algo tão simples... que para muitos, passou a ser sinônimo de frustração! Livros e reflexões estão repletos de receitas e conselhos para qualquer um realizar a própria mudança, tão rápida e facilmente, que parece incrível que alguém não consiga chutar o balde ou virar a mesa para finalmente ser bem sucedido! Então, passamos a nos questionar e até a achar que somos meio covardes em nossos receios!

Mas observando de um outro ângulo, isto deixa de ser covardia e se torna responsabilidade, afinal, temos uma vida! Certas coisas que conquistamos com tanto empenho não podem simplesmente ser descartadas numa virada de mesa em prol de tentativas se não temos um respaldo concreto! Para saltar de um avião precisamos de um pára-quedas, ou vamos achar que no meio do caminho para a queda teremos uma idéia mirabolante que nos levará ao solo em segurança ou uma mágica nos levará ao ponto de partida?

É ilusório imaginar que possamos jogar conquistas pela janela simplesmente por uma certa necessidade de “mudança” sem que haja algo palpável que nos assegure! Convém a cada um reavaliar-se, analisar suas chances e decidir a melhor opção para si mesmo e sua vida. Cada um encontra seu próprio caminho sem se deixar influenciar pela facilidade de uma "receita pronta"!

É certo que mudanças fazem parte da vida, mas também não precisam ser tão radicais a ponto de chutar o balde para que sejam chamadas de "mudança"! Podemos realizar pequenas mudanças no dia-a-dia, em coisas simples, em pensamentos e ações que com o tempo vão modificando nosso viver de uma forma mais suave, onde podemos nos acomodar e pisar em terreno seguro... um pé de cada vez...

É preciso germinar e fazer brotar pequenas mudanças... assim, vamos evoluindo, transformando, fazendo com que pequenos gestos sejam como pequenos ensaios para algo grandioso! Algo que soe como um renascimento de si mesmo! Até mesmo uma “remodelação” de algo que já existe pode provocar uma sutil e positiva mudança! Uma nova forma de olhar, de pensar, de sentir! É preciso acreditar que possuímos uma incrível força dada a nós pelo Criador capaz de nos regenerar e reinventar!

O que não podemos é estagnar e parar de viver para apenas sobreviver, porque somos feitos de vida! Vida que transpiramos pelos poros! Mudanças fazem parte da vida que é um ciclo constante, e se pararmos este ciclo por medo das mudanças, estaremos sabotando nossas chances! Sendo assim, não tentamos, não mudamos, nos “acostumamos” e simplesmente estagnamos! Mas vida é ação, é movimento constante e como a água, se ficar muito parada apodrece... e com ela também os sonhos... as vontades... as idealizações...
É preciso compreender que toda e qualquer mudança começa por nós mesmos e assim como uma pedra que atirada no lago forma ondas atingindo e movimentando um determinado espaço, nossas ações também têm o poder de provocar mudanças ao nosso redor!
Ação e reação!

A vida nos presenteia toda manhã com um novo dia, uma continuidade de vida que se renova em pensamentos e ações, provocando mudanças que são tão necessárias à nossa própria existência! Cada novo dia é também uma nova oportunidade para refletir sobre nossa própria existência e do que de melhor podemos fazer por ela através de nós mesmos!


“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.”
Confúcio

“Dizem sempre que o tempo muda as coisas, mas na realidade somos nós próprios que temos que muda-las”.
Andy Warthol

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa