Menu

Músicas: alavancas para o autodesenvolvimento ou âncoras para a alienação?

Atualizado dia 2/19/2006 11:28:44 AM em Autoconhecimento
por Instituto União


Facebook   E-mail   Whatsapp

As músicas, como qualquer outro meio, podem ser ferramentas tanto para o desenvolvimento pessoal como para a alienação da consciência. Nossa mente é influenciada por diversos meios e um deles é através das palavras e seus significados.

As músicas e suas letras funcionam como mantras que são palavras ou frases que algumas pessoas utilizam para meditar. A diferença é que os mantras geralmente possuem um significado elevado e positivo ou talvez sejam neutros. As palavras também podem ser utilizadas para "programar" nossa mente. Para exemplificar, faça um teste você mesmo. Fique uma semana repetindo a frase "eu sou feliz" sempre que se lembrar. Depois, repita uma outra frase, se achar conveniente, durante uma semana: "Eu sou triste". Perceba qual será seu estado emocional depois de cada semana.

As letras das músicas têm esse mesmo poder e são até mais fáceis de se utilizar porque são acompanhadas de melodia e harmonia (claro que nem todas), facilitando sua assimilação tanto pelo consciente como pelo inconsciente.
Hoje, no mercado, encontramos todos os tipos de músicas. Desde aquelas que têm um resultado que aliena, limita e "robotiza" as pessoas até aquelas que elevam e trazem possibilidades para o ouvinte. O importante é identificar qual o resultado e o efeito que a música que você escuta causa em você, a médio e longo prazo. Talvez, o efeito a curto prazo possa até ser prazeroso. Entretanto, vale refletir se o efeito foi da música em si ou foi o fato de você ter dançado, exercitando o corpo físico e liberando endorfinas? Os efeitos a curto prazo geralmente são rápidos e curtos. Já os efeitos a longo prazo são profundos e duradouros.

As crianças, principalmente, captam muito mais sinais que os adultos. Elas estão em fase de aprendizado e todos os estímulos do ambiente externo podem afetá-las de alguma maneira. Esses estímulos trarão resultados em sua vida. Bons ou ruins? Só elas poderão julgar isso, no futuro. A maioria dos adultos já tem uma certa capacidade de discernir o que deseja para si, e age a partir desse conhecimento.

A reflexão e a atenção no ouvir são fundamentais para saber se as músicas que você escuta o levam adiante ou o limitam e alienam. Por exemplo, você já colocou sua atenção nas músicas divulgadas na mídia em geral (novelas, programas de TV, rádio)? Como você percebe essas músicas afetando o seu dia-a-dia? Qual a intenção de tais mídias em divulgar certas músicas? O que cada emissora de rádio ou TV quer, realmente?

E quanto a você? Já refletiu imparcialmente sobre as letras das músicas que escuta? Já se pegou cantando uma música, mesmo que mentalmente? As letras expressam as crenças de seus compositores. São crenças com que você se afiniza? São crenças que aumentam suas possibilidades?

Essas são apenas algumas reflexões que podemos fazer para que fiquemos um pouco mais conscientes de nós mesmos e dos estímulos externos que recebemos. O observar e refletir já são um grande passo para a própria manifestação.

Que vocês continuem cantando com a vida e se permitam sentir a harmonia das músicas que o levam adiante, deixando-as ecoar em seu interior.

Autor: Saulo Nagamori Fong
Instituto União
https://www.institutouniao.com.br
(11) 3741-0199
Para receber nosso boletim informativo envie e-mail para [email protected]

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Instituto União   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa