Menu

Não é ataque, é defesa!

Atualizado dia 5/27/2015 4:20:02 PM em Autoconhecimento
por Mônica Turolla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somos seres racionais, possuímos Livre-Arbítrio.
Porém, nem sempre usamos o nosso Livre-Arbítrio.
Afinal, em que consiste o “Livre-Arbítrio”? Livre-Arbítrio é a capacidade de escolha. Somos livres para escolher o que desejamos para nós.

A pergunta é: por que muitas vezes deixamos o nosso bem-estar de lado e nos permitimos sentimentos que nos trazem mal-estar?

Por que muitas vezes saímos do controle? Por que é tão difícil mantermos o comando das nossas ações, ao invés de nos abandonarmos às nossas re-ações?

Ora, o Livre-Arbítrio está aí, e o instinto também está! O instinto nos serve para a sobrevivência, as reações instintivas são em função de manter a nossa vida, de evitar a nossa extinção.

Estamos habituados a permitir as reações instintivas, reações de defesa e muitas vezes estas reações parecem ataque, porém, no fundo, são defesas. Quantas vezes comentamos que diante de tal situação, saímos do controle, que fizemos algo sem pensar (ou seja, pelo instinto)? Na realidade, estávamos agindo instintivamente, defendendo a nossa sobrevivência.

Diante de uma situação que identificamos com potencial de deixar-nos fora do controle, podemos sempre parar, respirar e perceber o que ‘’realmente’’ está acontecendo, tomar consciência (com-ciência). Na maior parte das vezes, nossa reação é desproporcional à situação, sempre podemos minimizar as nossas reações utilizando a consciência do fato em si. O costume de deixar a emoção falar mais alto habitualmente nos perturba, pois nem sempre as situações merecem o desgaste de energia que proporcionam.

A meu ver, a maioria das pessoas não ataca, não é agressiva, na realidade. A maioria das pessoas se defende porque sente ou pensa que será atacada. Sentem-se atacadas e então se defendem atacando.

Proponho que a partir de agora coloquemos a nossa atenção nisso. Que comecemos a usar o nosso Livre-Arbítrio para evitar reações que nos causem mal-estar, agindo de forma educada e não, reagindo.

Que tomemos o leme do nosso bem-estar, que nos mantenhamos no comando da nossa felicidade!

Visite meu novo site: link

 Artigo escrito em 19/01/2015 para o Hora Certa - programa de notícias da Rádio Cacique 1510 AM /Santos, onde Mônica Turolla faz o quadro 
"Terapia da Felicidade", toda segunda-feira, às 11:30h.

Ouça ao vivo no link ou 1510AM - Rádio local (Baixada Santista)




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mônica Turolla   
desbloqueio emocional - EFT e Three in One Concepts, coaching, terapia de regressão, hipnoterapia, florais, reiki, acupuntura Cursos e Atendimento presenciais e online
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa