Menu

EXPRESSE SEUS SENTIMENTOS E ALIVIE O SEU PESO

Atualizado dia 3/26/2009 3:43:17 PM em Corpo e Mente
por Aurora de Luz


Facebook   E-mail   Whatsapp

 "Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão.

Levantou um copo com água e perguntou à platéia:

- Quanto vocês acham que pesa este copo dágua?

O conferencista, então, comentou: Não importa o peso absoluto.

Depende de quanto tempo vou segurá-lo. Se o seguro por um minuto, tudo bem.

Se o seguro durante um dia inteiro, você terá que chamar uma ambulância para mim.

O peso é exatamente o mesmo, mas quanto mais tempo passo segurando-o, mais pesado vai ficando.

Se carregarmos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada.

Temos que deixar a carga de lado, periodicamente.

Isto alivia e nos torna capazes de continuar". Autor desconhecido

A Revista Isto É de 25/mar/09 aborda justamente esse assunto, a necessidade de soltarmos nossas emoções. De acordo com a revista "Pessoas que mostram aquilo que sentem são mais saudáveis, criativas, equilibradas e têm maior capacidade de liderança".

Ainda segundo a Revista Isto É de 25/mar/09 "O acúmulo de feridas deriva em emoções secundárias, que desencadeiam ações negativas."Segundo ele, a raiva não expressada transforma-se em ressentimento ou, se acompanhada de culpa, pode levar a uma depressão. O medo negado torna-se ansiedade crônica, a tristeza vira apatia e a afeição não manifestada deteriora-se em sentimentalismo. Por isso, negar as emoções é negar a essência do que nós somos: humanos". (Estudo da Califórnia University, de 2007, Matthew Liberman, autor da pesquisa).

A ciência, finalmente, está provando aquilo que todos nós já sabemos por experiência própria, mas que muitos de nós simplesmente não coloca em prática para não fugir dos padrões socialmente aceitos ou em que foram criados. Mas, com o tempo esses padrões de comportamento perniciosos acabam se tornando uma bomba-relógio que irá explodir dentro de nós mesmos minando todo o nosso ser e nos levando à mudança comportamental por meio da dor. Como nós conhecemos, se não vai pelo amor vai pela dor.

Quando falamos em demonstrar nossos sentimentos é algo bem aceito desde que sejam sentimentos positivos, mas quando falamos de sentimentos negativos entramos em terreno pantanoso onde a maioria das pessoas ainda os reprime. Porém, até mesmo os sentimentos negativos devem ser expressos, o que não quer dizer que devemos sair por aí tendo acessos de raiva. Cada um deve achar o seu meio termo aceito no meio em que vive e por você mesmo; algumas pessoas escrevem para expressar seus sentimentos, até mesmo os negativos, outras falam, cantam, conversam para tentar resolver.

Afinal, o importante é saber expressar seus sentimentos positivos ou negativos para sermos pessoas cada vez mais saudáveis e lúcidas com relação ao universo que nos cerca. Se assim não o fizermos, este fardo vai se tornando cada vez mais pesado até não sermos mais capazes de continuar e termos que escolher entre soltá-lo ou ser corroído por ele. A escolha é de cada um...


Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aurora de Luz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa