Menu

Não quero faca nem queijo, quero é fome...

Atualizado dia 11/8/2007 2:33:12 PM em Autoconhecimento
por Marisa Rosa


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que você ama aprender?
Curiosidade é uma coceira nas idéias.
Aprendo porque amo.
Não quero faca nem queijo, quero é fome.


As idéias acima estão no livro de Rubens Alves – O Desejo de Ensinar e Arte de Aprender - e ele nos traz um questionamento sobre os programas escolares e sua eficácia.

As idéias contidas no livro são extraordinárias e merecem destaque por sua originalidade.

Realmente devemos observar o porquê a pessoa aprende. Ora, ela aprende porque quer aprender ou, na metáfora acima, porque tem fome. Ou seja, ninguém pode obrigá-la a aprender, isso só acontecerá se a pessoa quiser. Estar na escola não significa aprendizado. Esse é um fato facilmente constatado, ainda mais nos dias de hoje quando o objetivo é “passar de ano”.

A criatividade, a vontade de aprender do aluno é substituída pelos programas escolares que seguem uma ordem pré-estabelecida. E, ainda, todos devem aprender, na mesma velocidade, as diferentes matérias separadas por módulos.

É claro que essa massificação não traz bons resultados. Quer dizer, não traz bons resultados ao indivíduo...

O livro foca o aprendizado das crianças, mas pode ser aplicado aos adultos também. O fato é que a escola prepara as pessoas de forma insuficiente.



Logo a coletividade é resultado dessa educação em massa insuficiente.



O desenvolvimento pessoal está diretamente ligado ao desenvolvimento da sociedade, as bases do sistema educacional é refletida na qualidade das relações pessoais e profissionais no dia-a-dia de cada um.



Por que será que o sistema tem medo de seguir ideias originais e buscar novas soluções para velhos problemas?



Caminhos nós temos, só nos falta coragem para seguí-los. 











Texto revisado por Cris




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marisa Rosa    
Libriana, estudante de temas universalistas desde 2005 (IPPB). Praticante de atividades espiritualistas que me permitem VIVENCIAR o aprendizado, e SENTIR as experiências, que agregam o meu ser. Esse cantinho será para compartilhar esses aprendizados e expressar conteúdos sobre autoconhecimento, e equilíbrio entre corpo/mente/alma.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa