Menu

Não resista ao Mal, mas o supere com o Bem

Atualizado dia 8/15/2006 9:28:51 PM em Autoconhecimento
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deitei não encontrei sono
Uma dor invadiu minha alma
Pela casa sai andando
Mas não achei nenhuma calma

Enquanto minha esposa repousava
Refrigério em toda parte eu procurava
Tão grande era a dor na minha alma
Uma angústia me sufocava e eu muito chorava

O primeiro remédio que encontrei fui tomando
Mas a cada minuto que passava a dor ia aumentando
Logo despertei parece que minha alma estava falando
Se a dor é na alma porque remédio está tomando?

Em questão de minutos ao meu Deus estava consultando
Neste momento um torpor estava me apossando
Quando vi estava me humilhando e de joelho estava orando
Percebi que uma voz do alto comigo estava falando

Cadê a força do seu braço? Cadê seu entendimento?
Compreendi que o homem é pó quando chega um certo momento
Não adianta nenhuma riqueza nem cultura ou conhecimento
Assim que isto reconheci do alto veio meu livramento
.
Autor: Valeriano Luiz da Silva

Se por alguns minutos conseguíssemos olhar apenas como observadores, tentando nos isentar, como se assistíssemos uma peça de Teatro, observaríamos que, vivemos numa época que teoricamente, tem tudo para ser agradável, tudo para ser perfeita e trazer felicidade e todas as facilidades que o ser humano necessita para conseguir fazer tudo que quer e precisa.

Vivemos cada vez mais rodeados de avanços tecnológicos, de descobertas na medicina onde os procedimentos médicos "sem dor", aliviam o sofrimento físico; a medicina alternativa cada vez mais avançada, tem uma solução para todo e qualquer problema físico, emocional, mental, e espiritual; a mídia ajuda nessa divulgação também levando informações para que tenhamos uma melhor qualidade de vida.

TUDO, absolutamente tudo... contribui para isso, e mesmo assim, como está difícil encontrar alguém que diga: Está tudo bem comigo!

A maioria sente uma sensação enorme de vazio interior, onde a falta de motivação, de fé, a descrença nas pessoas, na sociedade, e muitas vezes até a falta de crença em algo superior, está levando muita gente à depressão, a transtornos na vida financeira, com os relacionamentos e principalmente consigo mesmo.
O psiquiatra paulista Henrique Del Nero, lembra a máxima: “Na mesa do justo não há de faltar o pão. Na época em que o justo não tem pão, aumenta a depressão”. E completa: “Cada vez mais está faltando pão”. E podemos concluir que não é só o alimento físico, mas principalmente o “Pão da Alma”.

Esses são os "custos da modernidade" como dizem os arautos do progresso. Progresso esse, que continua somente enfatizando a necessidade de “ter” e não de “ser”.
Por mais que se fale em generosidade, fraternidade, compaixão, ninguém consegue sentir a dor do outro, porque para isso teria que se colocar em seu lugar. E boa vontade para isso?

Principalmente quando se trata daquela dor que possui suas raízes na mente ou na alma humana, não existe paciência ou predisposição das pessoas para dar apoio e compreensão. Cada um está centrado em seu próprio umbigo, pois é preferível não se envolver para não sair da sua zona de conforto.
Esse tipo de dor causa um sofrimento terrível, gera angústia e desespero, pois é difícil encontrar sua origem, que não é clara, e as sensações que provocam – por mais que produzam sintomas identificáveis por um especialista – são intraduzíveis.

“Poderíamos dizer que estes distúrbios se manifestam porque falta interação do homem com os outros e com o meio em que vive, falta compreensão com a dor do outro, mas, na verdade, eles são decorrentes da interação do homem consigo mesmo e com sua parte divina, já esquecida”.

Como disse o psicanalista Jorge Forbes: “Estamos sem bússola”! Perdemos as referências. Nossa vontade está baseada em valores relativos, sem mapa ou roteiro, sem metas. Estamos vivendo numa sociedade com valores distorcidos, e como conseqüência, estamos expostos e procurando por certezas na mídia, na religião, na política, na ciência, e elas são incapazes de dar.

Ficamos perdidos, entre as angústias e insucessos da vida, solitários, no meio da multidão, mas, principalmente, perdidos dentro de nós mesmos, procurando alguém que nos estenda a mão e penetre em nossa alma. Buscamos as respostas na razão, e ela não responde, o porquê e o para quê do sofrimento humano. A razão falha mesmo quando aliada à fé.

Está na hora de compreendermos que Deus não responderá eliminando qualquer sofrimento desta vida, mas irá nos propor um caminho para transfigurá-lo em amor, dando-lhe sentido e compreensão, segundo seus insondáveis desígnios.

Mas, como se dá a compreensão do sofrimento segundo a resposta de Deus?
Transcender a compreensão, independe de nossa vontade. Se somente os bandidos sofressem, talvez não nos interrogássemos tanto, mas crianças morrem de câncer e se torna inevitável perguntar: por quê? E no fundo de cada porquê, emerge a pergunta: para quê? Qual é o remédio para o sofrimento?

Tomás de Aquino aponta alguns remédios que se não curam apaziguam a dor durante esta vida: para a dor da alma: as lágrimas, os amigos e a verdade;
para a dor do corpo: certos prazeres honestos que aliviam o mal e repousam no bem, o sono, o descanso e as medicinas.

A verdade é que as fraquezas percebidas no interior da alma determinam nossas lições. Os padrões interiores mais fracos determinam a arena em que será colocada a pessoa porque quando ela realmente aprende as lições e passa a se comportar num nível superior, a alma irradia essa freqüência de luz, e graças à Lei da Vibração ela NUNCA MAIS TERÁ QUE PASSAR POR ESTES TESTES.

Buscar encontrar a nossa verdade interior nos ajuda a encontrar nosso próprio caminho individual para poder funcionar no plano geral. E quando aprendemos a pensar e sentir pelos outros, penetrando em seus corações, eliminando toda crítica e julgamento, veremos que encontraremos respostas para nossa própria situação aflitiva porque aqueles que nos rodeiam são nossos espelhos.

É mais fácil falar do que fazer, mas até que isso tenha sido praticado e vivido, não haverá paz e boa vontade no mundo.
Estas palavras têm sido ouvidas, lidas e pregadas através dos séculos, mas não têm sido vividas e esta situação continuará até que tenhamos aprendido a viver a vida, não apenas a falar sobre ela.

Encontre seu próprio caminho e o siga e não desista quando a caminhada se tornar dura e áspera; siga em frente e chegará lá, porque a verdade está dentro de você. A vida não é para os fracos de espírito ou para aqueles que têm medo de encarar a verdade e trilhar o caminho da luz. Seja forte e corajoso e eu guiarei cada um dos teus passos”. Teu Anjo!
VERA GODOY


Participe do Curso: O ALINHAMENTO DA PERSONALIDADE ATRAVÉS DA ENEGIA DOS RAIOS

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 248


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa