Menu

Não se Contamine!

Atualizado dia 4/5/2017 10:45:55 PM em Autoconhecimento
por Maria Lúcia Pellizzaro Gregori


Facebook   E-mail   Whatsapp

No momento em que você se irritou e se tornou grosseiro por ter sido atingido por palavras ofensivas ou pelo desequilíbrio de outro, você se contaminou.
Existem frases prontas que se desgastam ao longo do tempo e se tornam um refrão previsível quando sugerimos a calma diante de uma situação semelhante.

“Não tenho sangue de barata”.

Ok. Que bom! Mas nem por isso precisa se envenenar a ponto de cuspir com a mesma química do outro. É como cuspir pra cima. Você joga para o alto aquilo que cairá rapidamente no ponto de partida. Claro, quando saímos do nosso ponto harmonioso e nos tornamos hostis por termos recebido um ataque, nosso cuspe cai em cima de nós mesmos.

O corpo físico também reclama quando é vitima desses estados furiosos através de uma dor de estômago, vômitos, dor de cabeça, pressão alta e às vezes até febre. Então, pelo menos por uma questão de autoproteção, não se contamine.

Prevenção é um treinamento que podemos fazer no sentido de entendermos que as situações externas estão refletindo um problema externo e não um problema nosso mas que se tornará nosso se nos identificarmos com ele.

Perceba como é desagradável presenciar duas pessoas discutindo ardorosamente pontos de vista diferentes, cada uma querendo provar que está certa e a outra errada. O volume verbal se altera tanto que o diálogo se transforma numa luta, vira uma questão de honra e a verdade desaparece diante do orgulho e da prepotência de cada um. A finalidade acaba já não sendo mais um diálogo esclarecedor mas uma busca do mais forte, aquele que dá a última palavra e acha que venceu.

Por isso é preciso cuidar dos sentimentos para que eles se mantenham o mais próximo possível do amor, amor sem destino estabelecido pois amar um filho é fácil, mas manter-se num treinamento de não ser atingido negativamente pelo que é vivenciado, em qualquer circunstância. Isso é questão de amadurecimento, de sabedoria, de desenvolvimento de hábitos saudáveis, de conforto interno, de determinação e compromisso com o amor ao próximo.

O hábito mental saudável é muito importante porque nos leva ao silêncio no momento em que a palavra não possa ser pronunciada. Uma pessoa irritada não ouve. Ela só quer colocar pra fora o que está doendo dentro dela e muitas vezes isso acontece sem medida, no exagero, sem coerência.

Pensamentos e sentimentos são energias poderosas que se perpetuam e vão desencadeando atitudes afinadas com eles. Precisamos treinar o papel do observador em nós mesmos. Observar de fora, compreender o ponto em que o outro está e procurar acolher suas dificuldades e no momento em que a chama estiver menos intensa, quando você entender que não vai se queimar, você conversa e ensina as práticas que fizeram de você uma pessoa de paz.

Contagie pelo amor, pela gentileza, pela gratidão, é disso que o mundo mais precisa.
Texto revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Lúcia Pellizzaro Gregori   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa