NÃO SE ENGANE, A PAIXÃO É CEGA!
Atualizado dia 6/19/2006 1:37:03 PM em Autoconhecimentopor Paulo Valzacchi
Dúvidas? Observe aquela conquista que você desejou intensamente. Depois de conseguir o que aconteceu? Bem, se for por amor, realmente vai seguir adiante; se for apenas paixão, o fogo consome tudo e apenas sobram as cinzas.
Há muito tempo li a respeito de uma experiência feita com cães: colocaram um cão faminto, enjaulado, e em vez de uma porta fizeram um buraco por onde o animal poderia sair tranqüilamente. Bem longe da jaula, no extremo oposto ao buraco feito, colocaram um pedaço de carne; o cão olhou, viu a carne, olhou para trás viu a abertura e saiu; é claro que comeu a carne. Mas o experimento foi além: colocaram a carne bem mais próxima à jaula, também no sentido oposto ao buraco; o cão olhou a carne a poucos centímetros da jaula e ficou hipnotizado com a possibilidade de comer a carne; mas ficou lá até morrer. O que será que aconteceu? O cão criou um campo tenso: estava desejando a carne numa intensidade tão grande que todas as outras possibilidades se dissolveram; a fome e a carne criaram uma atração única.
Quando desejamos intensamente alguém e esta pessoa está próxima, mas inatingível, criamos esse campo tenso que é um sentimento sem proporções, tamanha a sua intensidade; mas mesmo assim é frágil e se for quebrado, ou seja, se a fome for saciada, acaba-se a paixão.
Por isso você pode estar vivendo um momento em que você quer muito; o desejo pelo inatingível é enorme, mas a fome pode ser saciada, assim que acabar essa tensão. Já no amor as coisas são muito diferentes: embora sempre se inicie com uma paixão, ele produz crescimento e também lhe oferece liberdade suficiente para olhar e ver novas saídas.
Neste momento perceba o porque do seu sofrimento... será que existe uma tensão fenomenal em sua vida? Existem sintomas: será que você só pensa nessa situação, como uma obsessão, mal come; sua mente está naquele desejo; você se volta ao passado, remoe, imagina, está imobilizado pelo sentimento do desejo; não existe outra opção, não existe mais nada na sua vid, somente isso; é uma fome, você precisa ganhar, conquistar, saciar; você precisa resolver tudo isso, mas por outro lado, como você conseguirá resolver sua fome se está criando toda esta disfunção em sua mente?
Agora que você sabe como funciona, precisa simplesmente se afastar e olhar ao seu redor, ver novas saídas, ver novas oportunidades para crescer, caso contrário, é bem certo que morra! Isso mesmo, uma parte de você irá morrer. Quantas e quantas pessoas estão mortas, quantos zumbis caminham pelo mundo, com uma fome sem precedentes, uma paixão voraz. Estão enjaulados, não enxergam a saída, tudo o que os interessa é matar a fome, mais nada.
A fome é saudável, importante, rica, mas deixar que ela se sobreponha ao racional só vai nos trazer mais e mais problemas. A paixão é um poderoso dínamo de mudança de atitudes, mas não pode ser confundida como um objetivo final.
Pense nisso! Veja ao seu redor novas saídas para obter o seu triunfo. Toda paixão é inicio de uma grande conquista, mas não pode ser confundida com a própria conquista!
Dr.Paulo Valzacchi
www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de auto-conhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
Contato: [email protected]
* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O
O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para seu site, revista, jornal ou e-zone, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 16
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |