Menu

Não subestime o seu potencial!

Atualizado dia 7/21/2007 10:55:33 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tenho observado em algumas pessoas que procuram ajuda na psicoterapia, a auto-estima em frangalhos. Invariavelmente são indivíduos com pouco ou quase nenhum estímulo de reação às adversidades impostas pelo decorrer dos acontecimentos marcantes da vida atual.

Por estarem fixados em traumas psíquicos do passado infantil, não percebem que são seres de natureza transcendente e possuidores de um arquivo de vivências e experiências de vidas passadas, deixando-se, por mais significativo que seja do ponto de vista psicológico, abater por experiências traumáticas ligadas tão e somente a uma única vida.

Lembro-me do caso de Marcos, jovem tímido e que sofria pelo fato de ter que enfrentar uma banca examinadora de sua performance na apresentação da tese de mestrado em Direito. O problema era que, aparentemente, a sua breve história de vida conspirava contra ele, pois tivera um pai omisso de suas responsabilidades e uma mãe severa, ingredientes que contribuiam para a sua quase gaguez e o medo de se expor ou de falar em público.

O dia do encontro com a banca da faculdade de direito aproximava-se e Marcos, pressionado pela crise de insegurança, procurava auxílio na psicoterapia. Faltavam dezesseis dias, tínhamos pouco tempo para tentar fazer algo em seu benefício. Fomos para a regressão!

Na experiência regressiva, Marcos acessou a sua última vivência. Fora um advogado defensor das chamadas "causas perdidas". Contudo, percebeu que falhara em muitas delas ao faltar com a verdade, instrumento inseparável do senso de justiça. Fora um advogado brilhante, mas em débito com a justiça divina, por isso retornara com limitações que associadas aos traumas da infância, revelavam a sua situação atual.

Apesar de ser trabalhador espírita, a experiência regressiva mostrara a Marcos uma capacidade até então desconhecida, ou seja, um potencial do que fora na vida passada: um brilhante advogado! Possuidor dessa informação, percebeu-se em Marcos, uma visível melhora na sua forma de falar e na sua desenvoltura durante as sessões de psicoterapia que antecederam à apresentação de sua tese de mestrado. Mais seguro de si sentia-se "destravado" como ele próprio referira.

Chegado o grande dia do "enfrentamento" com a banca examinadora, Marcos vai firme e confiante como se fosse - e na verdade "era" - um experiente advogado. Como era espírita, no momento que ficou à frente de seus avaliadores, elevou o pensamento em uma prece pedindo proteção e recebendo intuitivamente a orientação: "Fale a verdade que serás amparado!"

Posteriormente, conforme depoimento de um de seus examinadores que foi seu professor do curso de formação, Marcos fora simplesmente perfeito na apresentação de sua tese de mestrado, sendo esta aprovada com louvor acadêmico. Seguro, confiante e falando com desenvoltura, Marcos sentiu que a sua luz brilhara intensamente e, que a partir de então, além do compromisso com o senso de justiça na sua atividade profissional, teria um sério compromisso com a verdade na sua expressão mais pura.

Trago a experiência de Marcos no sentido de alertar aquelas pessoas que insistem em subestimar a si próprias, achando que ao alimentarem sentimentos de inferioridade, como derrotismo ou vitimização, não possuem competência para nada na vida. Tudo por uma questão de sintonia por ainda estarem fixadas no trauma original da infância.

O exemplo de Marcos evidencia a possibilidade de podermos aproveitar o potencial de outras vidas que trazemos conosco de uma forma latente. Desde que essa oportunidade seja acompanhada de um genuíno desejo de reforma íntima (moral) por parte do indivíduo envolvido, porque as leis divinas que regem o universo são transparentes à verdade, portanto, também em relação às diretrizes que orientam-nos no sentido da auto-transformação em direção à evolução consciencial desejada.

Observação: o verdadeiro nome da pessoa foi perservado.

Psicanalista Clínico e Interdimensional

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa