auravide auravide

Navegar é Preciso


Facebook   E-mail   Whatsapp

Percebo que a grande dificuldade nos atendimentos em consultório é colocar, situar o paciente/ cliente, na condição de protagonista da própria vida. Estar no comando das ações, dos projetos, dos investimentos que tiveram êxito favorável é fantástico, e é o desejo de todos. Mas, quando estamos no comando, na direção de qualquer empreitada, e isto vale para a nossa existência como um todo, somos responsáveis pelos acertos, pelos erros e pelos ajustes que devam ser realizados. Nesse ponto, exatamente, surge uma grande dificuldade. Não somos educados, treinados para lidarmos bem com os erros.

Poucas vezes os erros nos são mostrados como naturais de um processo de aprendizado. Não aprendemos e não ensinamos que errar é natural e saudável e isso compromete em muito a estruturação da personalidade de cada um.

Por vivermos em uma sociedade altamente competitiva enaltecemos as conquistas, os acertos, e lamentamos profundamente as não conquistas, para não usar necessariamente as derrotas. Olhando as histórias das pessoas que me procuram, verifico um empenho enorme em não errar, em sempre servir, estar disponível, ajudar sempre e outros atributos considerados positivos. Negar, falhar, não atingir com perfeição o objetivo almejado ou não alcançar a finalização do projeto são considerados pontos negativos.

O negativo é ruim, é abaixo da média, é reprovação. Quando esse negativo está vinculado a relações sociais de afeto ou de êxito profissional, muitas vezes trazem uma carga muito pesada, densa, que chamamos de culpa. Costumo dizer que não gosto nada dessa palavra e sempre tento substituí-la por ignorância, desconhecimento.

Culpa sempre nos reporta à avaliação, julgamento, condenação e punição. Todo aquele que é culpado merece ser punido. Quando nós mesmos nos consideramos culpados, saímos em busca da nossa própria punição e trazemos para nós o sofrimento. Quando consideramos o outro culpado, oferecemos para ele os nossos sentimentos negativos de mágoa, ressentimento, indiferença e outros tantos como forma de punição afetiva, emocional. E, claro, sofremos junto com ele.

Punir aquele que nos afeta significa frustrar uma expectativa. Sonhamos com um mundo lindo, sem privações, sem dores... À medida que percebemos cada atitude negativa como ignorância, desconhecimento, sabemos que tanto nós como qualquer pessoa terá o direito, a oportunidade de vivenciar essa experiencia outra vez para demonstrar o aprendizado, tal qual uma avaliação em escola.

É possível que essa experiencia envolva outros personagens ou outros atores, mas em algum momento da existência ela vai acontecer. Caso seja uma avaliação exitosa, significa que houve o aprendizado. Caso não seja uma avaliação positiva, certamente o aprendizado deverá se repetir. Assim, consigo tirar o foco do instante e direciono para o processo. Passo a verificar o quanto meu amigo, meu companheiro de jornada está evoluindo. E, acredito eu, é isso que interessa...

Esse olhar precisa ser voltado pra mim também. Eu não sou a pessoa infalível, a super tudo. Eu também estou em processo evolutivo. Tenho minhas oscilações de humor, tenho minhas dificuldades, mas busco melhorar, evoluir, aprender com os desafios. Como criaríamos estratégias novas se não houvesse os erros. Os erros, as falhas, os obstáculos apontam para novas possibilidades e assim somos forçados a usar a nossa criatividade.

Precisamos aprender e ensinar isso. Precisamos olhar para os erros de frente e perguntar o que ele está querendo nos mostrar. O que quer nos ensinar. Se é importante que nos coloquemos no lugar do outro, façamos o inverso também. Vou fazer ao outro o que eu gostaria que fosse feito comigo, mas também vou me permitir ser olhado com generosidade, com compreensão como eu olho para ele.

A vida é troca, é fluxo. Oscilamos de humor, sofremos interferências emocionais, do ambiente, das pessoas...
Deixemos fluir com leveza, permitindo que a compreensão dessa fluidez torne mais suave a navegação.
Nadar contra a corrente é muito doloroso.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Estrela da Manhã   
Musicoterapeuta, Arteterapeuta. Atendimento também com Reiki e Florais. Fone- 71-99411-0107 Contato [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa