Menu

No amor, seguimos o curso da natureza

Atualizado dia 10/30/2006 10:13:43 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somos natureza e estamos, através do "cordão umbilical", intrinsecamente ligados à Mãe terra. Dela depende o nosso desenvolvimento e a nossa sobrevivência, assim como a continuidade da espécie humana.

Na busca de parceiro(a) para relação afetivo-amorosa, não somos muito diferentes das outras espécies que convivem entre nós. Normalmente, a diferença consiste em seguirmos o curso das quatro estações sem percebermos as influências que elas costumam representar em nossas vidas.

O outono deixa-nos nostálgicos ou contemplativos. O inverno possui a particularidade de levar-nos ao recolhimento, à introspecção. Na primavera, ao contrário da estações que a precedem, encontramos uma explosão de cores e de vida em todos os sentidos. Há uma energia, um impulso que move os seres da natureza à procura de parceiros para que, através do acasalamento, possam garantir a continuidade das espécies. Já no verão, a natureza fortalecida e renovada de vida, costuma oferecer as condições necessárias para que as espécies desfrutem de mais abundância de alimento e conforto.

Com o ser humano a natureza age da mesma forma, estimulando mais na primavera e no verão, a procura de novas parcerias de relacionamento. Por isso que nestas estações somos mais receptivos à energia sexual que pulsa em nosso interior desejando exteriorizar-se, manifestando-se para a vida e para o exercício do amor.

Para os relacionamentos afetivo-amorosos que terminam, que esgotam em si mesmos, existe sempre uma esperança de renovação repleta de cores, perfume e vida chamada primavera! É na estação das flores que novas oportunidades costumam ser oferecidas àquele(a) que, deprimido(a) por um relacionamento findo, insiste em permanecer na sintonia da perda sem perceber que lá fora a energia da vida manifesta-se com toda a sua intensidade.

No âmbito da sensibilidade humana, somos seres movidos pelos sentimentos e pelas emoções. Mas, acima de tudo, somos seres movidos pela busca do amor no sentido do prazer/afeto através do sexo e no sentido mais profundo da transcendência do espírito. Para toda ação existe uma reação. Se, na esfera do amor não reagimos, não seguimos o curso da nossa própria natureza.

Somos seres voltados para a busca constante de renovação em si mesmos. Observemos o comportamento dos animais em seus habitats, onde a lei de equilíbrio das espécies permite que haja presas e predadores convivendo harmoniosamente. E nem por isso, a antílope que perde o seu parceiro para que seja saciada a fome de uma família de predadores, deixa de viver ou tornar-se receptiva à procura de novos parceiros. E a vida segue!

Estamos envolvidos em um emaranhado de fios invisíveis onde cada fio representa uma lei da natureza. Esse conjunto de fios assemelha-se a uma teia, a teia da vida que representa a lei universal maior. Os índios pela vida que levavam junto à natureza primitiva, possuíam o dom de perceberem essa simbiose do ambiente natural com as representações divinas.

Num discurso, datado de fins do século XIX, o chefe indígena Seattle falando aos brancos colonizadores dos Estados Unidos, deixou registrado para a história essa fantástica e simbiótica visão:
"Tudo o que acontece com a terra
acontece com os filhos da terra.
O homem não tece a teia da vida;
ele é apenas um fio.
Tudo o que ele faz à teia
ele faz a si mesmo".


Deixemos, portanto, em benefício de nossa saúde geral, o fluxo energético da natureza que está em nós, fluir. Se fizermos isso, começaremos a perceber o equilíbrio em todas as suas dimensões, inclusive na dimensão de maior importância para o nosso crescimento pessoal, o amor!

A terra não é exílio,
nem é mundo inferior.
Pensa na perfeição da vida que nos cerca;
o sereno esplendor de cada amanhecer;
o ouro da luz solar e a prata das estrelas;
as plantas generosas e as fontes de água pura;
se algum erro aparece, devemos isso a nós.
(Nosso Mundo - Emmanuel)


Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 135


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa