Menu

Noite Escura da Alma

Atualizado dia 11/6/2006 2:17:44 PM em Autoconhecimento
por ESPAÇO LUZ CRISTICA


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem nunca teve a presença forte da dúvida espiritual em seu interior e pretendeu abandonar a jornada espiritual?

O estopim desse estado negativo pode ter várias causas, dentre as quais mencionamos crise existencial, depressão mental, provação espiritual ou material e desconexão com nossa Grande Alma ou Eu Superior – a qual pode ser causada por um longo sofrimento (casamento infeliz, emprego indesejado etc) ou por problemas físicos (saúde mental, dependência química etc).

Mas o que vem a ser este estado negativo? Seria uma obsessão, um sinal de fraqueza ou nenhum deles?

Há muitos séculos esse estado negativo é estudado pelos místicos, os quais o chamam de “a noite obscura”. E essa “noite obscura” é uma das últimas armas que o lado negro possui para desviar o iniciado de seu caminho e impedi-lo de prosseguir rumo a iluminação pessoal. Pode ter um efeito devastador pequeno ou grande, mas apenas um coração sincero e confiante na Luz pode passar tranqüilamente por ele sem nenhum problema interior ou exterior.

O místico São João da Cruz (século XVI) assim se manifestou acerca da noite obscura:

"Os tormentos dessa Noite são tão numerosos e terríveis, sem falarmos de uma grande quantidade de textos da Sagrada Escritura que poderíamos citar sobre esse assunto, que eu não teria tempo ou força suficientes para descrevê-los. Além do que, tudo que se pudesse dizer estaria obviamente abaixo da verdade... Pois quando a alma está constrangida por essa contemplação purificadora, ela sente de uma maneira muito vívida a sombra da morte e os tormentos do inferno. Nesse estado, ela se sente privada de Deus, castigada e rejeitada por Ele. Ela também tem o sentimento de ser objeto de sua indignação e cólera; a alma então vivência todos esses tormentos. Há mais: parece-lhe ter a tremenda apreensão de que esse estado será eterno. Ela também se acredita objeto do abandono e até do desprezo das criaturas, e sobretudo de seus amigos”.

"O que é bom para aqueles que se encontram nesse estado é se consolar perseverando na paciência, não se deixando vencer, e confiando em Deus. Ele não abandona aqueles que O procuram com simplicidade e um coração correto. Ele não falha em dar o viático necessário ao pobre viajante, até que Ele o tenha elevado à pura e clara luz do amor... Essa transformação nada mais é que a iluminação do entendimento pela luz sobrenatural, de tal sorte que ele é unido ao Divino e torna-se Divino. Essa transformação é cumprida e realizada por Deus na alma por intermédio dessa Noite Obscura; ela ilumina a alma e a abrasa divinamente com o desejo de possuir Deus e nada mais".


Neste período, alguns iluminandos agarram o seu lado mental como um único ponto de apoio, pois o resto de seu interior está implodindo. Por isso, não raro, muitos passam por um período de ateísmo, colocando em dúvida inclusive experiências que o iniciando tinha como totalmente incontestáveis em sua vida espiritual.

Ter calma e principalmente, confiar em si é a chave tanto da iluminação, como da rápida saída da noite obscura, a qual pode afetar desde o campo emocional ao financeiro da pessoa, arrancando dogmas, pessoas queridas, bens, pontos de apoio exteriores e tudo aquilo que não for o próprio Eu Superior da pessoa.

Mas e se tivermos dificuldade para sairmos desse período? E se ele estiver perdurando anos, que fazer? Nesse caso, por certo várias forças negativas podem estar ampliando os efeitos da noite obscura.

Para que você afaste essas forças negativas, há vários métodos eficazes, desde o atendimento holístico por profissionais competentes a técnicas de limpeza. Dentre essas técnicas, uma muito eficaz é o escaneamento com os olhos das letras hebraicas do Livro Cabalístico da Cura, o qual é chamado de Sefer Pinchas. Mas a vontade e o desejo de sair da noite obscura é o ponto principal para vencer seus limites pessoais e reencontrar a paz. Seguir o seu coração: ele te levará a fazer o ritual apropriado ou encontrar um sacerdote ou um profissional holístico que lhe auxilie.

Assim, não devemos temer a noite obscura, pois ela é o período da tempestade necessária, para a chegada da bonança; é o exame final do aluno, antes de prosseguir para outro ano letivo. Devemos, apenas, ter uma precaução necessária, para conhecermos e reconhecermos as nossas falhas e fraquezas, para reencontrarmos o caminho de nosso Deus interior.

Namastê,
Alexandre Chagas
[email protected]
www.luzcristica.com

*** O artgo acima foi publicado na Revista Digital Esotérica Namastê - n° 22 -. É uma Revista Digital, com distribuição gratuita, mediante inscrição pelo e-mail: [email protected]

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 82


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ESPAÇO LUZ CRISTICA   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa