Menu

Nossa real ação com a Terra

Atualizado dia 11/20/2006 12:49:02 PM em Autoconhecimento
por Tanya Ramalho Ayakan


Facebook   E-mail   Whatsapp

Refletindo sobre nossa interação com os Sagrados Elementos – Terra!

Muito temos falado de Xamanismo, de ligação com a Natureza, de conexão com os Elementais, de respeito a todas as formas de vida; muito temos falado dos perigos que se apresentam com a devastação dos últimos anos; muito temos falado do nosso papel em relação à reversão da situação de risco em que se encontra o Planeta...

Mas, refletindo cuidadosamente, como é, de fato, nossa relação com a Terra?

Há poucos dias passei na frente da casa de uma cliente “xamânica” (obs.: ela considera-se xamânica porque usa acessórios indígenas, freqüenta rodas de cura, possui seus próprios instrumentos – tambor, maracá, pau-de-chuva... ela é “moderna”, está ligada aos movimentos atuais de nova era e religação... ah, ah, ah). Ela é uma pessoa que está sempre com problemas de saúde, especialmente nos rins e para a qual já recomendei os chazinhos adequados... Naquele dia seu jardim estava sendo limpo por um jardineiro e já havia um montão de “mato” arrancado... Muitos pezinhos de quebra-pedra estavam no meio, bem como tanchagem, dente-de-leão, moranguinhos silvestres... Senti vontade de chorar! O remédio de que ela precisava tanto e que crescia generosamente no seu próprio quintal estava sendo eliminado, considerado uma erva daninha! Só o que podia permanecer naquele minúsculo pedacinho de terra eram as vaidosas rosas e a grama são carlos compradas no Ceagesp!

Quanta incoerência...

Terra Mãe, Mãe Terra... Como estamos lidando com ela???

Estamos em contato com esse elemento, tocando-a com a nossa pele, deixando nossas mãos e nossos pés se misturarem com o elemento? Ou consideramos que a terra é “suja” e preferimos contratar alguém ou usar botas e luvas para mexer no jardim?

Jardim??? Cadê o jardim das nossas casas? Qual o percentual de terra que mantemos para plantar em relação ao que construímos com concreto e ferro?

Olhando as casas de muitos ditos “ecologistas”, percebemos que seus quintais são ricamente concretados, selados, lacrados para a vida... E ai da plantinha que se atrever a nascer num buraquinho do cimento... Está fadada à morte rápida, arrancada pela raiz!

Como estamos nos livrando do lixo doméstico? Enfiando tudo no mesmo saco – que conseguimos aceitando sacolinhas plásticas em todos os estabelecimentos que freqüentamos – e mandando para o caminhão do lixeiro? Quanto plástico, metal, vidro, papel estamos misturando com lixo orgânico que demorarão décadas para se decompor???

Quantas coisas estamos descartando quando poderíamos reutilizar?

Quanto estamos conscientes de que tudo o que nos alimenta, bem como os remédios para todos os males, vem da Terra?

Quantas vezes nos lembramos que a Terra é nossa Mãe Nutridora, amorosa? Como estamos, de fato, tratando esse dadivoso Ser?

Como manifestamos nosso reconhecimento e gratidão por tudo o que a Terra nos oferece e continua nos oferecendo apesar da nossa negligência em relação a ela?

Tenho ouvido muitos discursos Xamânicos e ecológicos de pessoas que vivem em total desacordo com o que pregam... Ou esperam passivamente 2012 e a “grande transformação” ou alimentam o sonho de salvar o Planeta e esquecem da sua parcela de responsabilidade, que começa no próprio quintal.

Irmãos, vamos fazer a nossa parte!

Só poderemos reconstruir o Jardim Planetário começando no jardim da nossa própria casa, na praça do nosso bairro, nos parques da nossa cidade...

Ser Xamânico e/ou ecológico implica em assumir a responsabilidade pela Ecologia interior em primeiro lugar!

Mitakuye Oyasin
Tanya Ramalho
Espaço Terapêutico Semente Cósmica
Cuidando da Beleza Interior!
Cursos e atendimentos na área terapêutica/holística e Xamanismo
(11) 6452-4264
www.sementecosmicaterapias.blogspot.com
Conheça nossa comunidade no orkut: link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tanya Ramalho Ayakan   
Cursos, vivências, encontros, atendimentos individuais e em grupo, jornadas, rituais sazonais, etc.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa