Menu

O amor se manifesta no conflito

Atualizado dia 7/2/2007 6:54:44 PM em Autoconhecimento
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Milton é um sujeito grandão, corpulento, mas não barrigudo. Seus cabelos sempre impecavelmente ondulados, variando de tonalidades entre o cinza claro e o cinza escuro, deixam transparecer a meia-idade, mais pra idade do que pra meia. A voz era um diferencial: alta, forte como a de um tenor, sempre pontuada e antenada com as corretas normas da língua pátria. Vinte anos dedicando-se quase que diariamente à sua religião lhe deu um enorme conhecimento teórico da doutrina, como também um jogo de cintura invejável para palestras e apresentações diante de grandes públicos. De vinte a dois mil espectadores, a quantidade não era problema para ele, que tirava de letra uma boa exibição.

- E a empresa, como vai? Perguntei-lhe, inocentemente.
- Sabe, depois que eu quebrei quando fui assaltado, levaram-me todos os meus computadores e meus softwares, nunca mais me reergui.
- E agora, o que você faz?
- Tenho uma empresa de comunicação visual, mas também não vai lá essas coisas. O pior é a desarmonia! Como é difícil trabalhar com funcionários, não é verdade?

Concordei, para não entrar em discussão desnecessária. Ele não era o único sujeito que conheci, profunda e honestamente envolvido numa religião, que vivia a paz espiritual somente nos momentos de rituais, nos aconselhamentos ou palestras da doutrina. Quando colocava o pé na rua, era um Deus nos acuda, com o perdão da expressão! Briga com a mulher, dificuldades financeiras constantes, péssimo relacionamento com as pessoas, até desfalques e adultério se via...

A vida coloca em prova nossa espiritualidade. É um êxtase olhar nos olhos do público e perceber que aquela palavra inspirada arrancou suspiros emocionados. Ser tocado, abraçado por dezenas de pessoas que você nunca viu, dizendo como o seu trabalho espiritual é maravilhoso. E daí, andando nas nuvens, ir ao canto silencioso do templo ou igreja e agradecer do fundo da alma a Deus este momento de graça. Sentir como se as paredes do templo o amparassem, protegendo-o de qualquer mal que pudesse vir da civilização.

Vivi algo parecido. Mas sempre tinha o momento de ir para a rua. O momento de ouvir a mulher reclamar que não estava sendo competente suficiente na condução dos negócios. Ouvir o professor dizer que tinha que estar mais presente nos estudos do filho, porque ele estava muito mal e desligado. Ver que o saldo no banco estourou e os juros estavam comendo a renda do dinheiro que não existia. Sentir o motor do carro engasgar para não mais girar, deixando-me na mão de um orçamento caro em hora imprópria. Vivi algo parecido.

E percebi o seguinte: se os momentos em que vivo a tal da “vida comum” é a porcentagem maior da minha vida, e também a que mais me importa - porque afinal de contas sou responsável por um trabalho, uma empresa, uma família e filhos - tenho que fazer desta vida “normal” a minha vida espiritual. Estar em harmonia com uma imagem de gesso ou estátua de bronze é mais fácil do que estar em paz com o meu vizinho casca-grossa... É exatamente por isso que ao buscar estar em harmonia com o meu vizinho casca-grossa, entro em contato profundo com a verdade que a estátua de bronze queria me transmitir: ele é você!

Todos os caminhos espirituais são belos e úteis. Todos! Mas a vida é o relacionamento que temos com papai e com mamãe. A vida é como encaro o meu marido ou minha esposa. Não tenhamos ilusão: é no casamento e na família onde mais somos provocados e não tem nenhum problema em brigar e virar a cara para o outro. Mas aí existe o próximo passo: o reconhecimento do amor, apesar da briga, e a reconciliação se faz presente. Sem humilhações, sem forçar, o amor recompõe tudo com naturalidade, se nossa mente permitir. Onde existem brigas, existem pessoas que querem ser aceitas, e onde existem pessoas que querem ser aceitas, existe o amor. Sempre! Buscar e encontrar este amor escondido nas desavenças é profundamente mais gratificante do que encontrar um tesouro de ouro e pedras preciosas. É divino, puramente espiritual!

Esse tipo de insight dificilmente é encontrado nos ambientes religiosos, porque lá existem a paz e a harmonia provocadas pelo respeito à instituição e, portanto, forçadas. Não quero dizer para buscar propositadamente o sofrimento e os conflitos para então perceber o amor na situação. Este é outro conceito errôneo, de que o sofrimento auxilia na busca espiritual. Tenho certeza de que cada um já possui a devida carga pessoal de sofrimento, medo, trauma, conflito, rejeição, sem necessitar de mais... Tudo aquilo que nos recusamos a aceitar, seja o vizinho casca-grossa, a nossa situação financeira ou a baixa auto-estima, representa um conflito, uma desavença, e por detrás dele, existe o amor. Tanto faz se o conflito é interno ou externo; ao ser exposto, aceito, passado pelo filtro do não-julgamento, percebe-se o amor na situação e muitas vezes ocorrem coisas inexplicáveis, harmonizações instantâneas e até curas. Isto é mais do que um conceito espiritualista. É uma afirmação terapêutica, comprovada por inúmeros casos de remissão de sintomas durante terapias.

Aruanan
Consultor e terapeuta
PNL-programação neurolingüística e Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger
www.nokomando.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 26


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa