Menu

O Arcano XVIII do Tarot

Atualizado dia 6/7/2008 1:09:20 AM em Autoconhecimento
por Lucya Vervloet


Facebook   E-mail   Whatsapp

Este Arcano Maior do Tarot representa a Lua e os perigos que podemos ter que enfrentar ao longo do caminho do autoconhecimento. Representa o resgate de nosso corpo emocional em profundidade. Quando estamos sintonizados com essa lâmina em algum momento de nossas vidas, podemos estar certos de que nosso lado sombra estará nos cobrando uma maior atenção a alguma questão que necessita ser resolvida, para que a nossa verdadeira Luz possa, enfim, surgir no mundo com força total.

A cura do corpo emocional da humanidade é a que mais exige nossa atenção no momento presente. Nele foi registrado tudo o que vivemos desde os primórdios de nossa existência como humanos, ou até mesmo como animais, para quem assim o acredita. E uma das possibilidades que pode nos ajudar ainda mais na resolução desse desafio comum a todos está registrada na lâmina XVIII do Tarot.

Este Arcano é representado por águas escuras de onde emerge um caranguejo que nos reporta ao passado (assim como o signo de Câncer) pela figura da Lua e por dois cães que parecem uivar para ela. O sol também aparece como que nos passando a mensagem de que a verdadeira claridade vem dele e de que devemos nos focar nisso para que compreendamos definitivamente que a sombra, a depressão, as aflições e o feitiço são apenas ilusões da mente. Talvez alguns seres incautos, ou ainda não iniciados em alguma forma de contato que transcenda a condição humana comum, não consigam perceber o emaranhado em que vivem. "Muitas vezes por estarem com suas consciências tão habituadas a focarem a luz da lua, esquecem-se de que ela é apenas um pálido reflexo da grande luz solar!"

Pelas pesquisas, leituras e pela própria intuição que desenvolvo há algum tempo, posso perceber que o ano de 2008 poderá vir a ser uma grande oportunidade pessoal para um “belo” mergulho no inconsciente. A soma teosófica de minha data de nascimento (o total sem redução) acrescida de 10(dez) que define a soma do ano em curso, resulta no número 18. Obtendo mais informações através da revolução solar para o mesmo ano, encontro a lua (solitária) na casa oito, no signo de Escorpião (signo que também representa a casa oito do mapa natural). Em resumo, o cosmo planeja e está me ajudando a restabelecer um maior equilíbrio emocional desde o meu último aniversário, favorecendo-me a um contato mais íntimo com meus sentimentos mais profundos e com emoções negativas como mágoas e ressentimentos antigos (lua sempre fala de passado) que de tempos em tempos são regurgitados e vêm bloqueando a vinda do que seja o novo e fresco para minha vida afetiva. Isso irá me auxiliar na transmutação de muitas dores da infância que ainda hoje entorpecem a consciência e me impedem uma expressão mais espontânea do verdadeiro ser que habita em mim.

Percebo também que pode ser o momento ideal para um maior aprofundamento nos estudos sobre os ciclos da lua. Sua energia influencia as águas, os instintos e humores humanos e até, quem sabe, os dos animais. Espero que vivenciar este Arcano à luz da consciência não seja tão assustador. Conhecendo-se de antemão que sua energia nos coloca sob a influência de várias interferências “perigosas”, contaminações e desafios, pode-se ficar mais alerta e atento ao que nos rodeia.

Quando mergulhamos em águas profundas quase nunca podemos prever com exatidão o que iremos encontrar. No entanto, a tônica é a coragem. O enfrentamento necessário dos medos mais terríveis, dos bloqueios, das decepções, traições, da confusão mental e da insegurança, com certeza, nos tornará mais fortes e até mesmo renascidos. Depois de todo esse encontro, um despertar mais nítido do dom natural da intuição também deverá ser sentido. Uma sintonia maior com o que nos é essencial poderá ser ajustada e fortalecida.

Talvez não haja um melhor momento existencial para uma solicitação de ajuda ao Eu Superior como nesta fase tão turbulenta, quando as forças ocultas do inconsciente poderão forçar uma desistência da Luz. Será necessária muita persistência e atenção às várias armadilhas de seres inferiores e de baixos instintos que visam a desviar uma possível união interna. Mas, como se diz no cotidiano: “Faz parte”. A luta entre a Luz e as trevas já não é de hoje, ela atravessa as Eras...

Fazendo uma alusão inexata às palavras de um autor que não mais me recordo o nome: "É a partir de quando a noite se torna mais escura que podemos ter a certeza que veremos o surgir do Sol" (Arcano XIX). Assim, agarro-me às imagens de meus sonhos com uma vaga sensação de fé e esperança.

Que assim seja!

Lucya

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lucya Vervloet   
Astrologia (básico na Regulus/SP) e autodidata. Participei de workshops de Runas, Tarot místico/terapêutico com Veet Pramad. Estudei Numerologia e quirologia. Iniciei-me na energia Reiki. Estudei 12 meses do Curso de Psicanálise/ES. Com uma visão universalista da vida dediquei-me ao aprendizado de idiomas e culturas estrangeiras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa