Menu

O brincar e a infância

Atualizado dia 11/25/2015 11:26:02 PM em Autoconhecimento
por Rafaela Machado


Facebook   E-mail   Whatsapp

O brincar é uma atividade sociocultural, pois tem origem nos valores, hábitos, costumes e normas de uma determinada sociedade, comunidade ou grupo social.

A infância representa a magia, a fantasia e a imaginação e deve ser valorizada e cuidada em toda sua plenitude. É preciso garantir o direito da criança a ter a sua infância respeitada.

Através da brincadeira e do brincar, a criança explora, inventa, imagina, manipula, compara, classifica e descobre o mundo a sua volta. Para elas é uma atividade inata e natural.

O brincar é terapêutico, extremamente vital na vida de toda e qualquer criança, pois permite que a mesma invente e reinvente sua vida, assim como, situações, conceitos e experiências. A brincadeira é essencial à criança, pois, promove socialização, acolhimento, bem estar, felicidade e prazer.

Nos dias de hoje, as crianças em sua maioria, quase não tem espaço e nem tempo para brincar, o que deve ser muito refletido e questionado pelos pais e responsáveis.

Devido à aceleração da aprendizagem, com vista ao mercado de trabalho, do excesso do uso de tecnologias e de suas inúmeras atividades extraclasses, a infância está cada vez sendo mais encurtada e deixada de lado, causando diversos desequilíbrios emocionais e psíquicos em crianças. 

A brincadeira e o brincar são vitais para saúde, física, emocional e cognitiva do ser criança.

É relevante destacar que o brincar e a brincadeira são fundamentais para o pleno desenvolvimento infantil, pois, exercita a inteligência, estimula a imaginação, a criatividade, e a curiosidade.

Para a criança o brincar é uma reconstituição do mundo real, onde ela se expressa, entrega-se e ressignifica suas emoções e sentimentos. Manifesta com sua linguagem que é o brincar, o brinquedo e as brincadeiras o que têm dificuldade muitas vezes, em comunicar.

É preciso resgatar e valorizar o espaço que o brincar vem perdendo na infância de nossas crianças.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rafaela Machado   
Terapeuta Holística, Pedagoga e Co-autora do Livro Gravidez Absoluta, sobre Reiki para gestantes e crianças. Terapias Reiki, Florais, Arteterapia, Cromoterapia, Cristaloterapia, Facilitadora de Círculos Femininos, Guardiã do Ventre, Limpeza de Memórias uterinas, Psicossomática Feminina, entre outras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa