O ciúme é uma questão pra você? Aprenda a transformá-lo em segurança interior.
Atualizado dia 8/15/2024 11:31:39 AM em Autoconhecimentopor Isha Judd
O que é ciúme?
Ciúme é complexo e desafiador, mas o que é realmente o ciúme? Em essência, ciúme representa sentimento de medo, insegurança, uma crença profunda de que não somos suficientemente bons, e uma falta de confiança tanto em nós mesmos como nos outros. Esse sentimento geralmente se projeta externamente, afetando nossas relações e nossa percepção do próprio valor.
Em uma relação, por exemplo, ciúme pode se manifestar como desconfiança em relação ao companheiro(a). Este tipo de ciúme nasce de uma insegurança interna. Ironicamente, as pessoas mais atraentes e bem sucedidas, aquelas que à primeira vista não teriam motivos para se sentirem inseguras, em geral, são as que mais sofrem de ciúme. Essa insegurança não tem sentido e pode ser devastadora para as relações.
Como se sentir seguro
O ciúme nos mostra nossa incapacidade de nos sentirmos seguros dentro de nós mesmos, nos fazem crer que, se podemos controlar os outros ou as situações externas, então nos sentiremos seguros.
E é fundamental, ao perceber isso, que comecemos a usar as facetas que nos acompanharão na própria transformação desse aspecto.
Utilizando-se para cada pensamento de insegurança uma faceta, isso nos acompanhará a descobrir que a verdadeira segurança vem de dentro. Temos que aprender a nos amar e ter uma boa relação com nós mesmos. Já que somos a única pessoa com a qual estaremos a vida toda.
Curar com amor
Quando dizemos “sou ciumento(a)”, na verdade estamos dizendo “não sou suficientemente bom/boa, sou substituível, vão me abandonar”. É uma ferida que apenas nós mesmos podemos curar. Não importa quanto amor ou atenção recebemos dos outros, nunca será suficiente se não nos sentirmos completos e seguros em nós mesmos. Então, a forma de mergulhar profundo neste aspecto e curá-lo é estar muito presente frente às reações dessa insegurança e utilizar as facetas, assim soltando cada vez mais o controle sobre si em pensamento, sentimento e ação.
Aprendendo a se valorizar
Outro efeito que o ciúme causa é a comparação constante com os outros. Sentimos que alguém é mais popular, mais bonito, mais inteligente, ou mais bem sucedido. Esse tipo de ciúme também provém da insegurança, e é uma batalha que não se pode ganhar a partir do que está externo. A solução está em trabalhar nossa autoestima e aprendermos a nos valorizar por quem somos, utilizando as facetas. Utilizando no momento em que vem à nossa mente: uma comparação, então você pensa uma faceta, assim sua capacidade de enxergar esse aspecto se tornará cada vez mais claro.
A chave para superar o ciúme é assumir a responsabilidade de nossas próprias emoções e trabalhar na nossa relação com nós mesmos. O Sistema Isha oferece ferramentas simples e poderosas para transformar nossas vidas a partir de dentro, nos ajudando a encontrar a paz e a segurança interna que precisamos.
Para aprender mais sobre como o Sistema Isha pode ajudá-lo a transformar sua vida, visite nossa página Web. Você encontrará livros, filmes e os incríveis Centros de Retiro, onde você pode se aprofundar nesses ensinamentos e começar a sua viagem para uma vida mais livre de ciúmes e cheia de amor próprio.
Avaliação: 5 | Votos: 8
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |