O COMECINHO DO PRAZER II




Autor Marco Antonio Beck (coaching)
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 9/1/2011 12:46:34 AM
Já andei juntando letras aqui sobre como o comecinho do prazer é o prazer comezinho. O prazer grande, digno de um Oscar, começa com o pequeno sim que você diz pra você mesmo quando o habitual seria dizer não. O Oscar depende do primeiro preguinho que o marceneiro do estúdio pregou para montar o cenário onde foi gravada aquela grande cena daquele grande ator naquele grande filme.
Mas volto ao assunto porque andei pensando que o oposto também vale: o comecinho do desprazer é o desprazer comezinho. O sofrimento grande começa com o primeiro não que você diz pra você mesmo quando devia dizer sim.
Ah, mas a intenção é boa. Ah, mas não custa nada. Ah, mas é pra evitar conflito. Ah, mas o outro merece. Ah, mas cada um tem de ceder um pouco.
Uhum, eu também achava isso. Achei durante décadas. E estava redondamente enganado. A intenção pode ser boa, a minha sempre foi, mas ao negar-se - mesmo que no momento pareça correto ou irrisório - você paga um preço muito alto, se conflita consigo mesmo, deixa o outro merecendo mais do que você, e ninguém deve ceder a ponto de trocar a própria verdade por uma verdade menos verdadeira.
E o que é pior: o primeiro não que a gente tolera traz o segundo, que traz o terceiro, o vigésimo-quinto e daí vira hábito. Eu me habituei mansamente a negar-me em nome dos melhores propósitos. E, em bom português, mifu.
Então eu lamento por quem veja nisso um sintoma de egoísmo, indiferença ou rei-na-barriga, mas vou pegar aquele sim que me neguei a vida toda, um martelo, alguns preguinhos e vou montar outro cenário. Talvez não aconteça nele nenhuma cena digna de um Oscar, mas não tem importância: também tou desistindo de bancar o ator.








Marco Beck é personal & professional coach com certificação internacional. Também trabalha como ilustrador, revisor e ghost-writer, e seu currículo inclui as editoras Abril, Três e Ática, dentre outras. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |