Menu

O Corpo em sua Expressão. A necessidade de estar “grounded” (estruturado).

Atualizado dia 11/21/2006 3:43:03 PM em Autoconhecimento
por Luci Freire


Facebook   E-mail   Whatsapp

O corpo não mente. Sua forma, postura, cor, movimentos, o modo de andar, gesticular e respirar revelam quem você é, como é a sua personalidade, seu caráter, sua história emocional e seu estilo de vida.

Vários são os fatores que determinam a constituição corporal de uma pessoa, aspectos hereditários e/ou congênitos, formação embriológica, tratos neonatal e da primeira infância e processos metabólicos. Entretanto, o tema aqui está relacionado a fatores da vida emocional ou sentimental que se formam ao longo de sua jornada e que determinam o seu caráter, ou seja, o modo pelo qual você se mostra para a sociedade. Segundo Wilhelm Reich, pai da Bioenergética, aos cincos anos de idade o caráter de uma pessoa já está formado. Sendo assim, fica claro em sua teoria que os padrões musculares fixos, os que revelam a expressão do corpo, se formam em resposta à família e ao primeiro ambiente.

Uma criança pode ser tratada de várias maneiras diferentes pelos pais. Se a atitude geral em relação a ela resulta em sensações dolorosas, tal como abandono - “Vá-se embora! Não a queremos” - ou depreciações - “Você nunca faz nada certo” - então, a criança desenvolve uma reação e um temperamento característicos. Poderia ser um estado de amargura e uma reação do tipo “Eu não preciso de ninguém” ou “Eu lhes mostrarei”.

"Qualquer que seja o sentimento é também expresso fisicamente e se torna uma maneira de conduzir-se, um padrão muscular fixo e uma atitude definida em relação à vida, que provavelmente persistirão se nada for feito para muda-los."
Hector Prestera

A relação da mãe com o filho é um dos fatores mais influenciáveis na formação do padrão emocional ou muscular adotado pela pessoa. Se a mãe reage às necessidades da criança com amor, afeto e compreensão, contribui favoravelmente para que a criança sinta segurança, satisfação e prazer. Esses sentimentos positivos auxiliam no desenvolvimento saudável deste ser, da formação de seu caráter e de sua expressão corporal. A relação maternal quando nutridora é tão importante quanto qualquer outro alimento. A mãe é o primeiro contato da criança com o mundo e sua resposta a esse contato é realmente mobilizadora.

O corpo, em sua formação, tende a adotar posturas advindas da percepção que tem do mundo exterior, ou seja, aquilo que seu cérebro vê e o que seu coração sente determinam os seus padrões de tensão muscular, bem como a inibição do fluxo de energia vital. Por exemplo, se uma criança tem como resposta de seu mundo exterior que ela é incapaz, provavelmente adotará uma postura corporal de derrota, pois o corpo tem a tendência a moldar em sua constituição as impressões captadas mental e emocionalmente pela pessoa. Se o sentimento de incapacidade desta criança persistir, seu padrão de comportamento se tornará crônico interferindo negativamente em todo o processo de sua vida.

O fator segurança é, portanto, fundamental no desenvolvimento de todo e qualquer indivíduo. Sua capacidade de realização emocional, profissional e social depende do tanto em que ele se sente seguro.

Um dos conceitos mais importantes da Bioenergética é o grouding que é sensação de contato entre os pés e o chão e que representa o contato de um indivíduo com as realidades básicas de sua existência. Há diferentes graus de contato com o chão; se a pessoa estiver firmemente plantada na terra, identificada com seu corpo, ciente da sua sexualidade e orientada para o prazer, dizemos que esta pessoa está grounded.

O grounding consiste em quatro funções:
contato com o corpo;
contato com a terra;
contato com o psiquismo;
contato com a sexualidade.

O CORPO
O contato com o corpo requer a liberdade de movimentos em todas as modalidades de expressão. A pessoa que tem pés firmes no chão caminha graciosamente e pode expressar a agressão e o amor com movimentos apropriados.

A TERRA
Estar em contato com a terra quer dizer que a pessoa pode permitir que a energia flua de si para a terra e vice-versa. É a energia movendo-se de cima para baixo e de baixo para cima, como uma onda pulsante.

O PSIQUISMO
O contato com o corpo e com a terra são incompletos, a menos que a pessoa conheça seu caráter e possa integrar estas experiências ao passado. É preciso um conhecimento emocional daquilo que o corpo está expressando, tanto físico quanto psiquicamente, e que se entenda o que isso significa em termos do que é a pessoa e porque se tornou desta maneira. Ninguém pode se firmar no chão e nem trabalhar o passado sem esta compreensão.

A SEXUALIDADE
A função do organismo é ser a principal via de descarga para o excesso de excitação energética e, por isso mesmo, uma das funções do prazer primário do organismo. Quando a pelve está bloqueada, o indivíduo não consegue ficar completamente firme no chão. Para estarmos adequadamente grounded precisamos estar respirando livremente, fazendo contato com os olhos e expressando-nos através da voz, do movimento e da sexualidade, ou seja, precisamos estar em contato com o verdadeiro self.
Sociedade Brasileira de Bioenergética

Essa sensação de grounded faz do indivíduo um ser mais flexível, estável e conectado com a realidade em que vive, conseqüentemente uma pessoa que sabe o que quer e mais assertiva em suas atitudes.

Como saber se você está grounded? Faça uma análise das tensões localizadas em seu corpo e verifique onde suas tensões se manifestam com mais intensidade.

Um corpo saudável tem uma postura estabelecida em seu próprio centro, ou seja, sua coluna vertebral. Imagine uma linha azul transpassando o eixo interno do corpo. Este eixo deve transpassar seu corpo, alinhando-o de forma que você sinta sustentação e conforto. Cabeça e pescoço bem posicionados, ombros nem curvados, nem caídos ou erguidos, tórax nem inflado ou contraído, diafragma sem rigidez, abdômen solto sem lançar a barriga para a frente, pélvis solta sem tensão nas nádegas, pernas bem desenvolvidas sem rigidez muscular, ou subdesenvolvidas e fracas dando a sensação de que não consegue sustentar o peso do corpo, pés bem plantados e bom contato com o solo.

Qualquer tensão localizada assiduamente nas áreas acima designadas pode estar comprometendo o seu grounding, dificultando o seu contato com a terra e a realidade, diminuindo o livre fluxo da energia vital, comprometendo o seu conforto corporal, criando problemas e disfunções nos órgãos vitais relacionados à região em si e limitando suas ações e expressões.

Como se tornar grounded? A forma mais eficaz é buscar ajuda de um terapeuta especializado em Bioenergética. O terapeuta tem condições de inserir uma bateria de exercícios apropriados para estimular o grounded. Alguns exercícios precisam de acompanhamento por atuar em estruturas emocionais encouraçadas, ou seja, crônicas, que ao serem trabalhadas, liberam não só a energia aprisionada, como também a lembrança do fato em si.

Os processos emocionais que uma pessoa vivencia pré-determinam, em muito, sua ação no mundo. Suas tensões corporais, muito embora crônicas, podem, sim, ser modificadas ou transformadas. Essas tensões criam limitações não só no corpo físico como também impedem que a pessoa descubra seu verdadeiro potencial. A ajuda terapêutica é de grande valia e vai muito além dos exercícios em si.
ok
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Luci Freire   
Luci Freire - Psicóloga com experiência em atendimento clínico com especialização em Terapias Corporais e Vibracionais. Formação Internacional em Terapia Floral, Gestalt Terapia, Bioenergética, Reiki, Terapia da Polaridade, Oligoterapia e Iridologia Orgânica e Comportamental.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa