Menu

O Corpo Sabe

Atualizado dia 10/9/2007 3:28:23 PM em Autoconhecimento
por Aline Mendes


Facebook   E-mail   Whatsapp


"Algumas pessoas têm um sexto sentido e outras são obtusas. Eu acho que tenho, porque assim que entrei naquela casa senti um arrepio na pele, uma corrente descendo pela minha espinha e braços e pulsando na ponta dos dedos. Eu parecia estar emitindo raios. O corpo sabe das coisas muito antes de até mesmo a cabeça percebê-las. Fiquei pensando sobre o que o meu corpo sabia e eu não."

Sue Monk Kidd, em A Vida Secreta das Abelhas


Na verdade, todos nós temos esse sexto sentido. O que ocorre é que em algumas pessoas ele encontra-se adormecido ou enferrujado pela falta de uso.

A habilidade de sentir com o próprio corpo o que nos transmite um ambiente, é uma qualidade inata no ser humano. Nos tempos primitivos da humanidade este era um sentido essencial à sobrevivência da espécie.

Na cultura atual do Ocidente somos educados desde o nascimento a ignorar os sinais de nosso corpo. Quando um bebê ou uma criança pequena se viram na cama, imediatamente são recolocados em sua posição original, supostamente correta, com a cabeça no travesseiro. Se um aluno fica irrequieto ou distraído em sala de aula ele é advertido. Se um adolescente não quer ir à casa de um parente porque sente-se mal ali, logo é tachado de anti-social ou egoísta. Todos esses podem ser sinais de que há algo errado com a energia do ambiente.

Mas, se já estamos com nosso sexto sentido embotado, o que fazer, então? Como podemos desbloquear e desenvolver a sensibilidade de nosso corpo?

Em todos os tempos e em diversas culturas, sempre encontramos tradições, algumas populares outras secretas, acerca de como sentir, interpretar e interagir com as energias telúricas e cósmicas.

"A cosmogonia de antigas culturas taoístas da China, sintoístas do Japão, maias, astecas e incas da América, druidas e zahorís da Europa, possuíam muitos pontos em comum. Todas davam atenção especial à comunhão de céu e terra e por conseguinte do indivíduo com o espaço." ¹

A Arte Zahorí é "uma arte energética que harmoniza as energias da terra e do céu, facilitando o desenvolvimento espiritual e a regeneração do ser humano" ¹.

O desenvolvimento dessa sensibilidade é essencial, tanto para profissionais que trabalham com harmonização de ambientes, quanto para pessoas que simplesmente desejam aprender a ouvir o que o seu corpo diz.

O mestre zahorí espanhol Juan Sáez Macías estará no Rio de Janeiro em outubro, ministrando o curso "Introdução à Arte Zahorí - Despertando a Sensibilidade do Nosso Corpo". É um curso que tem o objetivo de despertar a consciência do aluno, para que ele se reconecte à sua sensibilidade e seja capaz de harmonizar sua própria energia e a de seu ambiente.

Veja mais informações sobre o curso de arte zahorí em blog.alinemendes.com.br

¹ Juan Sáez Macías, em www.artezahori.com

Aline Mendes
Arquiteta formada pela FAU/UFRJ e coordenadora do Feng Shui Research Center Brasil
www.alinemendes.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aline Mendes   
Aline Mendes · Terapia de Ambientes | arquitetura · interiores · feng shui · geobiologia | www.alinemendes.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa