Menu

O desafio de aplicar o que se sabe!

Atualizado dia 8/14/2006 1:53:56 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre recebo perguntas importantes a respeito das dificuldades de cada pessoa e muitas vezes me deparo com questões extremamente intrigantes.
Lúcia chegou para mim no final de um destes seminários que realizo e me contou sua história de dor e sofrimento. Falou que seu relacionamento acabou e que encontrava dificuldades incríveis em seguir adiante.
Falou também que sempre procura um bom seminário, realiza cursos, chegando a fazer até terapia, mas mesmo diante de toda essa sabedoria, ainda as coisas ficavam difíceis. Disse que sabia tudo sobre aquilo que eu havia exposto, sobre emoções, cérebro, a parte espiritual, meditação, mas que nada disso a ajudava, ela estava com mais conflitos, e muito confusa.
Percebi que ela procurava uma saída em vários temas, com pessoas falando linguagens diferentes; isto criava confusão.
A história de Lúcia se repete muitas vezes com outras pessoas. Meu conselho foi que ela parasse simplesmente com toda a sua busca, que abandonasse por um tempo o autoconhecimento e outras escolas.
Parecia um conselho drástico vindo de alguém que prioriza o crescimento humano, mas não era.
Após alguns meses nos encontramos novamente. Ela estava simplesmente centrada; alguns de seus conflitos passaram, mas o que ainda continuava em sua vida era a dificuldade de colocar em prática o que ela aprendeu. O que estava acontecendo?
Geralmente quando estamos com problemas nos agarramos a qualquer coisa, agarramo-nos a todos os galhos à nossa frente, no intuito de não nos afogarmos. Isso pode causar mais confusão, pois são várias áreas falando línguas diferentes, pois possuem crenças diversas. Portanto, não faça isso; no momento de dificuldade, centralize a sua crença em algo que a sua fé determine.
O outro grande problema é saber tanto e continuar na dificuldade, pois quando não se consegue praticar o que se aprendeu, certamente, existe algo de errado, pois a verdade, o que absorvemos não é adquirindo sabedoria, mas sim conhecimento. Vamos colocando para dentro de nós mais e mais conhecimentos, mas para se transformar em sabedoria se faz necessário vivenciar cada pedaço do conhecimento. Só assim terá efeito. Eu digo às pessoas que não adianta conhecer, isto não terá efeito nenhum se você não acreditar.
Como Jesus em suas curas milagrosas, o milagre vinha da fé; Ele dizia que a fé curava, não adianta apenas a pessoa conhecer, é necessário ter FÉ.
Assim é em qualquer outra área de nossa vida. Não adianta você apenas conhecer, você precisa acreditar - e isso é o mais difícil - pois somos fixados às nossas crenças antigas e estas são difíceis de mudar.
Lembro-me daquela estória da filha que pergunta à sua mãe, porque ela cortava a carne em quatro pedaços antes de colocar na panela, por que ela não deixava a carne inteira; e a mãe responde dizendo que havia aprendido isso com a vó dela, que sempre foi assim, e a filha ficou intrigada, pois não havia um porquê satisfatório. Foi então perguntar à sua vó, que disse que aprendeu com a mãe dela desse jeito, pois na época as panelas eram pequenas e era necessário cortar a carne em cubos menores, mas que hoje isso não era preciso, pois as panelas são bem maiores.
Se você observar, quantas de nossas crenças já estão ultrapassadas e fora da realidade, mas ainda teimamos em manter esse código de conduta, com medo de mudar.
Assim, realizar milagres em nossa vida é simplesmente mudar nossas crenças, deixar o novo chegar; todo o conhecimento então se transformará em sabedoria.
O mundo está em guerra e nós com nossas guerras interiores, porque temos muito medo de mudar, e isso é primordial para nos livrarmos de nosso sofrimento.
Lúcia ainda mantinha crenças antigas sobre relacionamento, crenças absurdas que ainda hoje estão vivas em milhares de pessoas que irão sofrer, crenças como: o amor é o que basta num relacionamento; filho pode segurar marido; vingança diminui nossa dor; o perdão é para fracos; ele tem de me fazer feliz; dinheiro não traz felicidade; rico não entrará no reino dos céus; procuro minha alma-gêmea; acredito em sorte e azar; quem cedo madruga Deus ajuda (se fosse assim bóia-fria seria milionário) e muitas e muitas outras; algumas pequenas sem grande impacto, mas outras surpreendentemente limitadoras.
Portanto, pense um pouco, veja quais as suas crenças limitadoras e tente abandoná-las, pois elas não darão poder às suas novas mudanças; elas apenas irão limitá-la e trazer conflitos.
Conflitos geralmente estão baseados em um contraste daquilo que está acontecendo fora de você, que traz questões para dentro de você e se choca com seu código de conduta interno.
Pense nisso!

Dr.Paulo Valzacchi é Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de autoconhecimento.

Visite nosso site, clique no link: www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Contato: [email protected]

Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *

-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O

O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa