auravide auravide

O Despertar do Brasil Para a Prevenção & Cura Holística

por Carmem Calmon Lacerda

Publicado dia 15/7/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


O Brasil finalmente começa a despertar para o fato de que as terapias holísticas são o caminho, junto com a medicina alopática, para a real cura das mazelas que estão ceifando tantas vidas!

“Todo médico deveria aprender a linguagem da natureza para dominar a medicina.”
Paracelso


Há séculos a Europa rendeu-se aos benefícios das terapias corporais. Hoje, um terapeuta bem conceituado tem mais chances de contratação com boa remuneração por lá do que um médico tradicional, mesmo que este tenha inclusive mais reconhecimento. A questão é que a partir do momento em que o Governo torna-se, de forma eficaz e permanente, responsável pela manutenção e cura dos males de seu povo, a relação custo-benefício entre a intervenção e a prevenção torna-se tão óbvia que vira fator determinante na escolha governamental.

A realidade da aromaterapia na França, apesar dos séculos de prática em uma terapia razoavelmente recente em nosso país, é um ótimo exemplo desse fato. Num país cujo governo toma em seus braços seus doentes com a clara intenção de sanar-lhes os males, e não controlá-los, a aromaterapia é tida como prática medicinal legítima sob a clara e óbvia explicação de "Afinal, de onde vêm os medicamentos? Por que não utilizá-los de forma essencial?" (daí os óleos essenciais). A bem da verdade, não se pode patentear uma planta, não é? Mas há de se ter bom senso e equilíbrio para que todos saiam com seus lucros e, assim, não haverá de ter prejuízos, apenas benefícios.

É óbvio que a medicina tradicional ocidental tem seus enormes méritos, inquestionáveis. O que seria de nós sem a extirpação de um tumor maligno em fase de possível cura mediante essa retirada? O que faríamos com nossas terapias, além de caminhar junto com médicos mais elucidados e sem complexo de deuses, além de um excelente trabalho de minimização de efeitos colaterais e traumas psicológicos pós- cirúrgicos, ou diante de um abusivo ataque de bactérias hospitalares, as quais seriam fatais não fossem os santos antibióticos fornecidos pelos preciosos cientistas que passam suas vidas em função de raras e bem vindas descobertas.

Enfim, vale ressaltar, que tudo é uma questão de saber partilhar, de ter em mente que o principal - aliás, o primordial - é sanar os males que impusemos a nós mesmos. Se todos se unirem, se realmente tivermos em mente que ninguém é mais, nem menos, se tem como foco o bem estar do outro e, por fim, a real cura que envolve corpo, mente e etéreo, então, queridos, estaremos lado a lado e seremos invencíveis.

Apesar dos avanços, muitos ainda fecham os olhos para essa realidade: todas as opções das quais dispomos para cuidar e curar o corpo que adoece devem ser avaliadas e utilizadas nessa busca. Por que - não entendo! - existem pessoas tão inteligentes que se negam a ver essa realidade óbvia?

Continuamos assistindo, impassíveis, o fato de que a cada concurso da área de saúde que envolva contratação de terapeutas, homeopatas, acupunturistas e agora, fitoterapeutas, alguns médicos ainda entram com processos judiciais, no sentido de bloquear tal benefício à sociedade.

Alguns doutores, apesar de não acreditarem “nesse negócio de energia corporal, meridianos, diagnósticos feitos com toque ou através dos pés”, fazem curso ali, na esquina, de carga horária de 16 horas em média para concorrer a vaga no concurso de Fitoterapia.

Alguém pode me falar de UM terapeuta holístico, com consciência de seu trabalho, bom profissional e, acima de tudo, ser humano de "pedigree", que tenha entrado na justiça para impugnar o doutor X ou Y? Mesmo estando óbvia a desqualificação da maioria no que tange a práticas oriundas do Oriente, às quais apenas os Terapeutas credenciados estudiosos têm acesso, logo, conhecimento necessário para exercê-las. Ficarei surpresa, apesar de ciente de que deve haver. Mas não é algo corriqueiro como o que acontece nos concursos que clamam por profissionais holísticos: leia-se profissionais voltados para o HOLOS, o TODO, a fonte da desarmonia sendo o foco de estudo para que haja a real “cura” das desarmonias. E não o “CONTROLE”, essa indústria de vamos controlar a hipertensão, o diabetes, a aids e outras doenças. Para que curar certas mazelas que podem ser controladas à custa de milhões investidos nos medicamentos de controle?

Sou a favor da medicina tradicional andando junto com todas as outras maneiras de obter prevenção eficiente e meio de sanar a dor alheia. Aqui encaixo, não apenas as terapias corporais, as quais já se firmaram em quase todo mundo, mas também a alimentação inteligente, yoga, meditação, hipnose, o recém lançado shiatsu emocional de criação de um grade mestre brasileiro. E... meu foco de estudo principal: a AROMATERAPIA. Esta, anexada à reflexoterapia, shantala, terapia de pedras, argilas, e também à terapia floral, tem sido algo de deslumbrante.

Hoje estamos tendo o apoio de profissionais de renome internacional como Dr. David Servan – PhD em Neurociência, Psiquiatra M.D. renomado, com artigos e tese de doutorado publicados na revista Science, eleito o melhor psiquiatra clínico da Pensilvânia em 2002. Este ser humano ousou questionar seus próprios tratamentos convencionais da depressão e de outros transtornos emocionais e foi além, não apenas experimentou em si e em seus pacientes as técnicas terapêuticas aprendidas, como escreveu um livro: “Curar o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamentos nem psicanálise”.

Isso nos dá enorme esperança, nos mostra o real futuro da medicina, a união, em busca da solução.

Fiquemos em paz.

Krika

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 78

foto-autor
Sobre o Autor: Carmem Calmon Lacerda   
Trabalho e estudo Aromaterapia, Florais de Bach e Califórnia, Terapia do Barro (GEOTERAPIA) e Shiatsu Emocional. Sou Reflexoterapeuta e Fitoterapeuta. Muito confiante e feliz com o meu trabalho, faço com estudo e amor.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa