Menu

O fenômeno da fé

Atualizado dia 4/1/2015 1:37:44 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

A fé é um dos temas de mais difícil resolução. Por ser de aspecto subjetivo na experiência humana, é de se esperar que as opiniões sejam divergentes dependendo da predisposição de cada indivíduo. Para muitos, a fé é contrária à razão e, segundo alguns pensam, à medida que desenvolveu-se a razão, extingue-se a fé. Quanto a esta visão, concordo em alguns pontos e discordo em outros. Vou tentar demonstrar isto.

Já comentei em outras oportunidades que o conceito de fé encontra-se deturpado e precisa ser revisto para evitar que seja taxado de antirracional. Em suas pesquisas, Huberto Rohden descobriu que fé não é sinônimo de crença. Usar a expressão "crer" para se referir à fé torna-a incompleta. Segundo Rohden, traduz-se melhor por fidelidade. Mas fidelidade a quem ou fidelidade a quê? Talvez a uma Divindade, ao Cosmos etc.. O certo é que, assim analisada, essa fidelidade ganha uma conotação de sintonia, de conexão com uma Divindade ou aos harmônicos mecanismos da vida. Sabendo que a consciência humana oscila, energeticamente dependendo da qualidade de seus pensamentos e sentimentos, é bastante óbvio que para estabelecer essa sintonia com Consciências Superiores, a consciência humana individual precisa vibrar também de modo superior. Se este indivíduo vibra amorosamente pela humanidade e pela vida de uma forma geral, podemos dizer que ele alcançou algum nível de fé, de sintonia, de fidelidade ao Cosmos e seu plano evolutivo. Por isso, Rohden chegou à conclusão de que a crença, na maioria dos casos, é insuficiente para determinar se o indivíduo tem fé ou não, pois ele pode crer, mas não ter fé alguma, dado o seu baixo nível moral.

Motivado por questões pessoais, ao longo de minha vida refleti muito sobre a questão fé. Hoje preciso concordar com Rohden em sua visão, mas não posso concordar com aqueles que julgam a fé como antirracional. Se tomarmos por base o conceito de fé como sinônimo de crença, esta sim pode ser facilmente refutada a um exame racional, pois, na maioria das vezes, ela é resultado de um condicionamento familiar ou mesmo social, portanto, não tem sustentação. Por outro lado, a fé como sinônimo de sintonia espiritual tem outro aspecto, pois ela é fruto de um alto nível de desenvolvimento moral. Logo, esse estado de "conexão" com uma Divindade é algo bastante subjetivo, uma experiência mística pessoal, algo que não pode ser refutado, pois transforma até os mais racionais. A história está repleta de seres que foram verdadeiros mártires e sacrificaram suas próprias vidas devotados à uma causa. O que os motivou? A crença? A razão? Duvido muito! Somente um estado de conexão transcendental é capaz de motivar um indivíduo a sorrir jubilosamente em meio à dores e sofrimentos, algo como um estado supra-racional de fé-fidelidade-sintonia.

Mas o que quero enfatizar é que esse nível de fé não é exclusividade de alguns escolhidos pela Divindade. Não, esse é um potencial inerente a toda a humanidade. Para desenvolvê-la, o primeiro passo é compreender que estamos aqui por um motivo muito especial que é a nossa evolução. O segundo aspecto é perceber que o caminho mais curto é devotar-se à prática do amor. O amor é o único sentimento capaz transformar em sábio o mais humilde e ignorante. Assim se desenvolve a fé, a fidelidade e a sintonia com o Todo!

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 28


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa