Menu

O Homem dividido

Atualizado dia 10/25/2006 12:15:40 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

"No nosso território interior somente nós podemos deixar pegadas..." Assim o psiquiatra Laing, em seu estudo existencialista sobre a sanidade e a loucura, ao considerar o inconsciente como o arquivo de registros da nossa caminhada, indica as "pistas" investigativas que se perdem entre os opostos do inconsciente humano.

A personalidade psicótica, conforme a psiquiatria, caracteriza-se pelo fato da pessoa ignorar seu estado de perda do contato com a realidade, mantendo-se na falsa convicção de estar vivenciando, como realidade, a sua fantasia. No entanto, esta sintomatologia, embora com uma visão conceitual transcendente, é também utilizada pelas psicoterapias que trabalham com a investigação de vidas passadas, assim como pela terapêutica espírita que possui uma metodologia própria.

Nas experiências de relações interpessoais é comum ouvirmos comentários de pessoas que ficaram decepcionadas ou tramatizadas com um relacionamento pelo fato do "outro" ter, subitamente, revelado uma outra face de sua personalidade.

Para Laing, quando duas pessoas se encontram existe um reconhecimento mútuo e recíproco da identidade uma da outra. Nesse reconhecimento mútuo figuram os seguintes elementos básicos:
a) Reconheço que o outro é a pessoa que ele julga ser.
b) Ele reconhece que eu sou a pessoa que julgo ser.

Segundo o psiquiatra inglês, cada qual possui seu próprio senso autônomo de identidade e sua própria definição de quem ou o que é: "você espera ser capaz de me reconhecer, isto é, eu estou habituado a esperar que a pessoa por quem você me toma e a identidade que reconheço em mim mesmo coincidam. Contudo, se restarem divergências de tipo bastante radical após tentativas para vencê-las, não existe alternativa senão concluir que um de nós é louco..."

Com relação a um possível diagnóstico, Laing afirma que não tem dificuldades de considerar alguém psicótico se, por exemplo: a pessoa afirma ser Napoleão, quando não é; ou se ele afirma que eu sou Napoleão, quando digo que não sou; ou se ele julga que quero seduzi-lo, enquanto eu penso que não lhe proporcionei, na realidade, nenhum motivo para supor seja esta a minha intenção; ou se ele pensa que eu temo que ele me assassine, quando não o temo, nem lhe dei qualquer motivo para pensar assim.

"Sugiro, portanto, que a sanidade ou a psicose seja testada pelo grau de conjunção ou disjunção entre duas pessoas, das quais uma é sadia por consenso geral. O teste crítico para estabelecer se o paciente é ou não é psicótico - ou possui traço - é a falta de coerência, uma incoerência entre ele e eu".

Em "O Homem Integral", psicografia de D. P. Franco pelo espírito de Joana de Angelis, encontramos a relação existente entre os processos patológicos com conteúdos inconscientes de outras vidas como sendo "produtos do inconsciente profundo a se manifestarem como comportamentos neuróticos. Os fatores psicogênicos têm suas raízes na conduta do próprio paciente em reencarnações passadas, nas quais se desarmonizou interiormente. Fosse mediante conflitos de consciência ou resultado de ações ignóbeis, os mecanismos propiciadores da reabilitação íntima imprimem no inconsciente atual as matrizes que se exteriorizam como dissociações e fragmentações da personalidade em alucinações, neuroses e psicoses".

Segundo o Dr. Jorge Andréa, em "Visão Espírita das Distonias Mentais", "as psicoses representariam os mais severos quadros das doenças mentais, com multiplicidade sintomática, quase sempre associadas em compilações psicológicas, de modo a traduzir graves e profundas lesões psíquicas(...) São autênticas doenças da alma ou espírito, em severas respostas cármicas, quase sempre demarcando toda a jornada carnal(...) Os sintomas, por não terem o devido esgotamento no campo de exaustor físico (personalidade), perduram e refletem-se em outra reencarnatória(...). Percebemos que estas energias mórbidas que necessitam óbviamente de drenagem adequadas, exigem o concurso de várias reencarnações para o seu escoadouro. O doente mental sob a ótica espírita é seguramente um transgressor dos códigos das leis divinas e as desarmonias que se expressam nos sintomas psicóticos são respostas cármicas, efeitos de causas pregressas que exigem reabilitação compulsória".

Se todo o desequilíbrio promana do afastamento da lei, como disse Calderaro em "O Mundo Maior", o sofrimento não vem a ser um determinismo imobilizante que impeça, através da conscientização de suas causas e de uma vontade firme de modificação do caráter, fazer com que a pessoa transforme e eleve a sua sintonia como observamos em "O Homem Integral": "A resolução para ser feliz rompe as amarras de um carma negativo, face ao ensejo de conquistar mérito através das ações benéficas e construtivas, objetivando a si mesmo, o próximo e a sociedade. O amadurecimento psicológico, a visão correta e otimista da existência, são essenciais para adquirir-se a felicidade possível".

Enquanto as ciências do comportamento humano estiverem divididas entre reencarnacionistas e não-reencarnacionistas, o homem também estará bipartido entre corpo/mente e espírito. O dia em que os conhecimentos unirem-se, o homem estará, finalmente, assumindo a sua verdadeira natureza e identidade e deixando de ser homem dividido para ser concebido e tratado como homem integral.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa