auravide auravide

O IMPERADOR



O Arcano 04 significa concentrar, poder, realizar, vencer e é um realizador, unidimensional e conclusivo. Também denominado como The Emperor, L´Empereur, Der Herrscher, L´Emperatore ou El Emperador, esta lâmina do tarot tem como ornamento comum um homem sentado num trono, uma coroa real em sua cabeça, cetro ou orbe, o escudo no chão e as pernas cruzadas formando o número 4.

O número quatro, símbolo da matéria, e o trono, símbolo do poder sobre um grupo social ou nação, remetem a outro simbolismo: o quadrado e o cubo, as únicas formas geométricas idealizadas pelo homem antigo. O homem adulto, símbolo da força ativa e da autoridade, está sentado sobre seus valores materiais e de pernas cruzadas, formando também o número quatro, simbolizando o poder de controlar todas as direções da vida material. Cetro, coroa e trono, símbolos da realização máxima que um ser humano pode almejar em sua condição social, significam que para manter a qualquer custo sua posição adquirida, será imprescindível reter todos os bens e galgar novas conquistas. O escudo com águia, o ponto de espiritualização, encontra-se perto de seus pés, simbolizando que compreensão e respeito não são seu ponto forte.

Este arcano sugere o poder objetivo e a estabilização ou estagnação de qualquer processo. Representa a autoridade incontestável dos desejos - "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!". Sem sombra de dúvida, este símbolo reage sob os eflúvios da conquista e, independentemente de ser moral ou indecoroso, o objetivo será atingido. É o ego.
Todas essas atitudes geram autoritarismo, controle, possessividade, e que ninguém ouse dizer que a situação não está correta.
O sintoma secundário ocorre para o arcano 13, A Morte, que representa o poder pessoal de autotransformação, mudança de paradigma, renovação dos ideais, dinamismo de ação e a perda de uma parte, mas nunca do todo.

Todos os momentos mais fortes do ego humano como o das conclusões, é representado por este arcano: a vontade é realizada a qualquer custo, mas o resultado pode não ser feliz, porque a visão é unilateral e carece de compreensão da necessidade do todo e do próprio destino. Toda a vontade pode ser realizada; querer é poder, mas permanecer dependerá da compreensão e habilidade de visar ao bem do próximo e da sociedade.

Taróloga

Texto revisado por Cris
Publicado dia 1/6/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa