Menu

O imprescindível balanço vital

Atualizado dia 2/26/2009 12:10:41 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos dias atuais da civilização dita moderna, torna-se imprescindível "pararmos a máquina" para refletirmos a respeito de como vai a nossa vida, ou seja, a necessidade de fazermos um balanço em que o termo "qualidade" baseada em valores éticos, morais e espirituais, servem como instrumento de avaliação da nossa caminhada vital até este momento.

E como parâmetro para que façamos essa reflexão-avaliação, nada mais indicado que uma cultura milenar em simbiose com a natureza, resumida no Código de Ética Indígena e elaborado pelo Conselho de Ética Indígena Inter-Tribal norte americano que reuniu as tribos Cherokee Black Foot, Cherokee, Lumbe Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow e Northern Cheyenne.

Vamos, portanto, ao exercício reflexivo e, ao mesmo tempo auto-avaliativo em que as iniciais "CM" e "CEI" significam, respectivamente, Civilização Moderna e Código de Ética Indígena.

CM - A pressa, o corre-corre diário...
CEI - Levante com o sol para orar. Ore sozinho. Ore com frequência. O Grande Espírito o escutará, se ao menos falar.

CM - O individualismo...
CEI - Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciume e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

CM - Os "falsos profetas" ou falsos mestres do conhecimento...
CEI - Procure conhecer-se por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, é somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

CM - A consideração e a honra muitas vezes esquecidas ou ignoradas...
CEI - Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

CM - Respeitamos a natureza e todas as criaturas?
CEI - Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros, nem ridicularize ou rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito de expressão pessoal.

CM - A energia da fofoca, a maledicência...
CEI - Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você coloca para fora do universo, voltará multiplicada a você.

CM - A ganância, o enriquecimento ilícito...
CEI - Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.

CM - A dificuldade de perdoar...
CEI - Todas as pessoas cometem erros e todos os erros podem ser perdoados.

CM - O pessimismo, o sentimento de derrota...
CEI - Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

CM - A ambição desenfreada, a ignorância que destrói a natureza...
CEI - A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família terrena!

CM - Valorizamos o suficiente, a educação de nossas crianças?
CEI - As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e águe com sabedoria e lições de vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaços para que cresçam.

CM - As pequenas violências diárias...
CEI - Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

CM - O desequilíbrio bio-psico-sócio-espiritual...
CEI - Mantenha-se equilibrado. Seu corpo espiritual, seu corpo mental, seu corpo emocional e seu corpo físico. Todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo físico para fortalecer o seu corpo mental. Enriqueça o seu corpo espiritual para curar o seu corpo emocional.

CM - Somos auto-responsáveis?
CEI - Tome decisões conscientes de como você agirá ou reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

CM - Respeitamos o direito de liberdade do outro?
CEI - Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros.

CM - O egoísmo, o orgulho e o desrespeito...
CEI - Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros. Respeite outras crenças religiosas, não force suas crenças sobre os outros. Compartilhe a sua fortuna com quem precisa. Participe com caridade.

Artigo compatível com este tema:

11/11/2008 ||Equilíbrio Eco-psico-espiritual: a harmonia da vida

Psicanalista Clínico e Interdimensional
flaviobastos
Curso de formação em Psicoterapia Interdimensional: ver no site do autor(STUM)


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa