Menu

O indispensável abrigo da alma

Atualizado dia 6/26/2006 10:46:50 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Conhecido, entre tantas denominações, como "roupagem corpórea", "invólucro carnal", ou simplesmente "corpo", este conjunto de órgãos, músculos, tecidos e ossos que formam o organismo humano possui função fundamental no sentido de ser o portador dos desequilíbrios e somatizações do espírito. Portanto, esta passageira "matéria" que envolve a nossa essência encontra-se intimamente ligada a ela, sendo co-responsável pelo seu crescimento ou pela sua paralisia consciencial.

A histórica frase do poeta grego Juvenal: "Mens sana in corpore sano" (mente sã em corpo são), registrada em um poema de sua autoria do século V a.C., não chega a ser um exagero se obsevarmos os comentários do filósofo Platão a respeito: "... A mim não me parece ser o corpo, por perfeito que seja, que pela sua excelência torne a alma boa, mas pelo contrário, a alma boa pela sua excelência permite ao corpo ser o melhor possível".

E esta interdependência entre corpo e alma Platão, há 2.500 anos, já analisava com muita lucidez como informa o seu segundo comentário crítico a respeito da frase citada pelo poeta Juvenal: "... Efetivamente, julgo que o corpo não se trata por meio do corpo, mas o corpo por meio da alma à qual, se já estiver ou ficar doente, não é possível tratar com êxito seja do que for".

Aquele que nasceu com um organismo perfeito recebeu, por merecimento, a sua dádiva divina. Tem, portanto, a responsabilidade de preservar a saúde em benefício próprio, porque o que hoje nos foi dado futuramente poderá ser retirado.

A negligência com a saúde do corpo e, como conseqüência, do espírito repercutirá em nossa vida mais cedo ou mais tarde como uma lição a ser aprendida e assimilada. Todo excesso sistematicamente cometido contra nós mesmos atingirá também pessoas queridas que encontram-se à nossa volta, produzindo seqüelas e um vazio que envolverá a todos.

Os trabalhos espíritas e espiritualistas que em conjunto com as equipes do plano espiritual lidam no auxílio aos irmãos desencarnados carentes de orientação e de esclarecimento, costumam receber muitas entidades arrependidas por não terem dispensado, enquanto estiveram conosco, o devido valor ao abrigo da alma. Hábitos saudáveis como exercitar-se regularmente, alimentação equilibrada e envolvimento em alguma prática religiosa ou filosófica, ajudam a nos manter centrados no nosso ponto de equilíbrio vital.

Alertam os médicos e terapeutas das equipes espirituais que uma nova visão, uma nova ótica começa a chegar ao nosso conhecimento através dos nossos médiuns: a da inseparável visão do conjunto corpo-espírito no tratamento das diversas patologias que afligem o ser humano. Somente através desta forma unificada é que poderemos vislumbrar os avanços das ciências da saúde na erradicação das dores do corpo e da alma. É reconhecendo e admitindo as limitações e equívocos do passado que avançaremos em direção daquilo que precisamos transformar em nós mesmos e também no conjunto de ações e metas científicas que visem uma humanidade com menos sofrimento.

O orgulho, a vaidade, a soberba e o apego a conhecimentos arcaicos atuam como viseiras que impedem a passagem da luz do novo conhecimento que já flui em forma de informações que começam a chegar. A atitude aberta, simples, tranqüila e receptiva de quem gostaria de "continuar aprendendo" para melhor aplicar estes novos conhecimentos adquiridos é a postura ideal para encararmos o primeiro século do terceiro milênio. E esta nova atitude, esta nova postura diante do conhecimento começa por nós mesmos ao dispensarmos o devido valor à harmonia deste original conjunto que carregamos conosco ao nascer: corpo e alma!

O corpo, embora também utilizemos inadequadamente o termo "casca" como se fosse algo sem importância é, na verdade, um indispensável componente estrutural ao processo evolutivo do ser. Ao completar-se com o espírito no momento do reencarne e principalmente do nascimento torna-se a sua morada e o seu porto seguro.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa